Perfuração de nova linha do metrô de SP vai começar debaixo do Tietê

Rio deverá ganhar ainda um segundo túnel que servirá como estacionamento de trens

ESTÊVÃO BERTONI
LUCIANO VERONEZI
DE SÃO PAULO

ESCAVAÇÃO

Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6

 

SE

Aquinos

250 m

Rio Tietê

Pistas da

Marginal

14 m

av. Santa

Marina

VSE

Tietê

 

(entrada

dos dois

tatuzões)

VSE

O túnel passará abaixo do leito

do Tietê. O solo no trecho é formado por argila e areia

Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais

 

4 meses

é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras

Pistas da

Marginal

Pistas da

Marginal

rio Tietê

av. Santa

Marina

SE

Aquinos

Túnel do metrô

VSE

Tietê

av. Santa

Marina

Haverá um estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico

 

O TATUZÃO

300 pessoas

operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)

100 m

4,2 milhões m³

Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final

Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira

Ventilação

Aduelas

são encaixadas

formando

um anel

Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante

10,6 m

de diâmetro

Cabeça de corte

Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido

Fabricante:

NFM (França), fabricado na China

Peso:

1.500 toneladas

Vida útil:

É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção completa e troca ou recuperação das partes mais desgastadas

Aduela

1,8 m

Diâmetro

interno

9,41 m

Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis

Ambidestro

 

As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis

 

SEGUINDO À RISCA

 

Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e recebe um software específico responsável por sua monitoração, realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de topografia também fazem a checagem do traçado

 

Pátio Morro

Grande

Brasilândia

5.225 m

 

Tatuzão norte

(rocha) 5 m/dia

de perfuração

Vila Cardoso

Itaberaba

João Paulo I

Freguesia do Ó

VSE Tietê

SE Aquinos

Santa Marina

Água Branca

Pompeia

9.505 m

Perdizes

Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração

PUC Cardoso

de Almeida

69

metros

Angélica

Pacaembu

Higienópolis

Mackenzie

Higienópolis

será a estação

mais profunda

da América

do Sul

14 Bis

Bela vista

São Joaquim

Move São Paulo

É a concessionária reponsável pela construção e operação da linha até 2039. O consórcio é formado por Odebrecht TransPort, Queiroz Galvão e UTC Engenharia

 

25 anos

é o período de concessão

 

 

R$ 9,9 bilhões

é o valor da obra, dividido meio a meio

entre governo de SP e concessionária

633 mil

passageiros são

estimados por dia

Fontes: Move São Paulo e Consórcio Expresso Linha 6

Marginal

Local

SE

Aquinos

Marginal

expressa

ESCAVAÇÃO

 

Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6

 

Rio Tietê

O túnel passará abaixo do leito

do Tietê

Marginal

expressa

Marginal

Local

14 m

av. Santa

Marina

O solo embaixo do rio é formado por argila e areia

VSE

Tietê

250 m

Pistas da

Marginal

Pistas da

Marginal

 

(entrada

dos dois

tatuzões)

rio Tietê

av. Santa

Marina

SE

Aquinos

Túnel do metrô

VSE

Tietê

av. Santa

Marina

4 meses

Haverá um

estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico

 

é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras

VSE

Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais

 

100 metros de comprimento

4,2 milhões m³

300 pessoas

Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final

operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)

Ventilação

O TATUZÃO

Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira

Aduelas

são encaixadas

formando

um anel

Ambidestro

Aduela

As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis

 

1,8 m

Diâmetro

interno

9,41 m

Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante

Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis

Cabeça de corte

Fabricante:

NFM (França), fabricado na China

Peso:

1.500 toneladas

Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido

Vida útil:

É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção com- pleta e troca ou recuperação das partes mais desgastadas

10,6 m

de diâmetro

SEGUINDO À RISCA

Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e recebe um software específico responsável por sua monitoração, realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de topografia também fazem a checagem do traçado

 

69 metros

Higienópolis será a estação mais profunda da América do Sul

PUC Cardoso

de Almeida

Higienópolis

Mackenzie

Vila Cardoso

Brasilândia

São Joaquim

Angélica

Pacaembu

Bela vista

Itaberaba

Freguesia do Ó

João Paulo I

Santa Marina

Água Branca

SE Aquinos

14 Bis

Perdizes

VSE Tietê

Pompeia

Pátio Morro

Grande

Rio Tietê

Início da

escavação

5.225 m

Tatuzão norte (rocha) 5 m/dia de perfuração

9.505 m

Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração

Fontes: Move São Paulo e

Consórcio Expresso Linha 6

Move São Paulo

É a concessionária reponsável pela construção e operação da linha até 2039. O consórcio é

formado por Odebrecht TransPort, Queiroz Galvão e UTC Engenharia

 

 

25 anos

R$ 9,9 bilhões

633 mil

é o valor da obra, dividido meio a meio

entre governo de SP e concessionária

passageiros são

estimados por dia

é o período de concessão

 

 

Marginal

Local

SE

Aquinos

Marginal

expressa

ESCAVAÇÃO

Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6

 

Rio Tietê

O túnel passará abaixo do leito do Tietê

Marginal

expressa

Marginal

Local

14 m

av. Santa

Marina

O solo embaixo do rio é formado por argila e areia

Pistas da

Marginal

Pistas da

Marginal

rio Tietê

av. Santa

Marina

VSE

Tietê

250 m

SE

Aquinos

 

(entrada

dos dois

tatuzões)

Túnel do metrô

VSE

Tietê

av. Santa

Marina

Haverá um

estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico

 

4 meses

22 trens

é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras

VSE

integrarão a linha 6-laranja (132 vagões)

 

Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais

 

100 metros de comprimento

4,2 milhões m³

300 pessoas

Ventilação

Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final

operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)

O TATUZÃO

Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira

Move São Paulo

Aduelas

são encaixadas

formando

um anel

Ambidestro

É a concessionária repon- sável pela construção e operação da linha até 2039.

O consórcio é formado por Odebrecht TransPort,

Queiroz Galvão e UTC

Engenharia

25 anos

é o período de concessão

R$ 9,9 bilhões

é o valor da obra, dividido meio a meio entre governo de SP e concessionária

As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis

 

Aduela

633 mil

1,8 m

passageiros são

estimados por dia

Diâmetro

interno

9,41 m

Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante

Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis

Fabricante:

Vida útil:

Cabeça de corte

É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção com- pleta e troca ou recuperação das partes mais desgastadas

NFM (França),

fabricado na China

 

1.500 toneladas

Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido

Peso:

10,6 m

de diâmetro

SEGUINDO À RISCA

Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e

recebe um software específico responsável por sua monitoração,

realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de

topografia também fazem a checagem do traçado

 

69 metros

Higienópolis será a estação mais profunda da América do Sul

PUC Cardoso

de Almeida

Higienópolis

Mackenzie

Vila Cardoso

Brasilândia

São Joaquim

Angélica

Pacaembu

Bela vista

Itaberaba

Freguesia do Ó

João Paulo I

Santa Marina

Água Branca

SE Aquinos

14 Bis

Perdizes

VSE Tietê

Pompeia

Pátio Morro

Grande

Rio Tietê

Início da

escavação

5.225 m

Tatuzão norte (rocha) 5 m/dia de perfuração

9.505 m

Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração

Fontes: Move São Paulo e

Consórcio Expresso Linha 6

Fontes: Concessionária Move São Paulo e Consórcio Expresso Linha 6