Rio deverá ganhar ainda um segundo túnel que servirá como estacionamento de trens
ESTÊVÃO BERTONI
LUCIANO VERONEZI
DE SÃO PAULO
ESCAVAÇÃO
Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6
SE
Aquinos
250 m
Rio Tietê
Pistas da
Marginal
14 m
av. Santa
Marina
VSE
Tietê
(entrada
dos dois
tatuzões)
VSE
O túnel passará abaixo do leito
do Tietê. O solo no trecho é formado por argila e areia
Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais
4 meses
é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras
Pistas da
Marginal
Pistas da
Marginal
rio Tietê
av. Santa
Marina
SE
Aquinos
Túnel do metrô
VSE
Tietê
av. Santa
Marina
Haverá um estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico
O TATUZÃO
300 pessoas
operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)
100 m
4,2 milhões m³
Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final
Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira
Ventilação
Aduelas
são encaixadas
formando
um anel
Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante
10,6 m
de diâmetro
Cabeça de corte
Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido
Fabricante:
NFM (França), fabricado na China
Peso:
1.500 toneladas
Vida útil:
É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção completa e troca ou recuperação das partes mais desgastadas
Aduela
1,8 m
Diâmetro
interno
9,41 m
Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis
Ambidestro
As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis
SEGUINDO À RISCA
Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e recebe um software específico responsável por sua monitoração, realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de topografia também fazem a checagem do traçado
Pátio Morro
Grande
Brasilândia
5.225 m
Tatuzão norte
(rocha) 5 m/dia
de perfuração
Vila Cardoso
Itaberaba
João Paulo I
Freguesia do Ó
VSE Tietê
SE Aquinos
Santa Marina
Água Branca
Pompeia
9.505 m
Perdizes
Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração
PUC Cardoso
de Almeida
69
metros
Angélica
Pacaembu
Higienópolis
Mackenzie
Higienópolis
será a estação
mais profunda
da América
do Sul
14 Bis
Bela vista
São Joaquim
Move São Paulo
É a concessionária reponsável pela construção e operação da linha até 2039. O consórcio é formado por Odebrecht TransPort, Queiroz Galvão e UTC Engenharia
25 anos
é o período de concessão
R$ 9,9 bilhões
é o valor da obra, dividido meio a meio
entre governo de SP e concessionária
633 mil
passageiros são
estimados por dia
Fontes: Move São Paulo e Consórcio Expresso Linha 6
Marginal
Local
SE
Aquinos
Marginal
expressa
ESCAVAÇÃO
Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6
Rio Tietê
O túnel passará abaixo do leito
do Tietê
Marginal
expressa
Marginal
Local
14 m
av. Santa
Marina
O solo embaixo do rio é formado por argila e areia
VSE
Tietê
250 m
Pistas da
Marginal
Pistas da
Marginal
(entrada
dos dois
tatuzões)
rio Tietê
av. Santa
Marina
SE
Aquinos
Túnel do metrô
VSE
Tietê
av. Santa
Marina
4 meses
Haverá um
estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico
é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras
VSE
Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais
100 metros de comprimento
4,2 milhões m³
300 pessoas
Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final
operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)
Ventilação
O TATUZÃO
Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira
Aduelas
são encaixadas
formando
um anel
Ambidestro
Aduela
As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis
1,8 m
Diâmetro
interno
9,41 m
Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante
Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis
Cabeça de corte
Fabricante:
NFM (França), fabricado na China
Peso:
1.500 toneladas
Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido
Vida útil:
É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção com- pleta e troca ou recuperação das partes mais desgastadas
10,6 m
de diâmetro
SEGUINDO À RISCA
Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e recebe um software específico responsável por sua monitoração, realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de topografia também fazem a checagem do traçado
69 metros
Higienópolis será a estação mais profunda da América do Sul
PUC Cardoso
de Almeida
Higienópolis
Mackenzie
Vila Cardoso
Brasilândia
São Joaquim
Angélica
Pacaembu
Bela vista
Itaberaba
Freguesia do Ó
João Paulo I
Santa Marina
Água Branca
SE Aquinos
14 Bis
Perdizes
VSE Tietê
Pompeia
Pátio Morro
Grande
Rio Tietê
Início da
escavação
5.225 m
Tatuzão norte (rocha) 5 m/dia de perfuração
9.505 m
Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração
Fontes: Move São Paulo e
Consórcio Expresso Linha 6
Move São Paulo
É a concessionária reponsável pela construção e operação da linha até 2039. O consórcio é
formado por Odebrecht TransPort, Queiroz Galvão e UTC Engenharia
25 anos
R$ 9,9 bilhões
633 mil
é o valor da obra, dividido meio a meio
entre governo de SP e concessionária
passageiros são
estimados por dia
é o período de concessão
Marginal
Local
SE
Aquinos
Marginal
expressa
ESCAVAÇÃO
Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6
Rio Tietê
O túnel passará abaixo do leito do Tietê
Marginal
expressa
Marginal
Local
14 m
av. Santa
Marina
O solo embaixo do rio é formado por argila e areia
Pistas da
Marginal
Pistas da
Marginal
rio Tietê
av. Santa
Marina
VSE
Tietê
250 m
SE
Aquinos
(entrada
dos dois
tatuzões)
Túnel do metrô
VSE
Tietê
av. Santa
Marina
Haverá um
estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico
4 meses
22 trens
é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras
VSE
integrarão a linha 6-laranja (132 vagões)
Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais
100 metros de comprimento
4,2 milhões m³
300 pessoas
Ventilação
Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final
operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)
O TATUZÃO
Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira
Move São Paulo
Aduelas
são encaixadas
formando
um anel
Ambidestro
É a concessionária repon- sável pela construção e operação da linha até 2039.
O consórcio é formado por Odebrecht TransPort,
Queiroz Galvão e UTC
Engenharia
25 anos
é o período de concessão
R$ 9,9 bilhões
é o valor da obra, dividido meio a meio entre governo de SP e concessionária
As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis
Aduela
633 mil
1,8 m
passageiros são
estimados por dia
Diâmetro
interno
9,41 m
Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante
Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis
Fabricante:
Vida útil:
Cabeça de corte
É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção com- pleta e troca ou recuperação das partes mais desgastadas
NFM (França),
fabricado na China
1.500 toneladas
Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido
Peso:
10,6 m
de diâmetro
SEGUINDO À RISCA
Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e
recebe um software específico responsável por sua monitoração,
realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de
topografia também fazem a checagem do traçado
69 metros
Higienópolis será a estação mais profunda da América do Sul
PUC Cardoso
de Almeida
Higienópolis
Mackenzie
Vila Cardoso
Brasilândia
São Joaquim
Angélica
Pacaembu
Bela vista
Itaberaba
Freguesia do Ó
João Paulo I
Santa Marina
Água Branca
SE Aquinos
14 Bis
Perdizes
VSE Tietê
Pompeia
Pátio Morro
Grande
Rio Tietê
Início da
escavação
5.225 m
Tatuzão norte (rocha) 5 m/dia de perfuração
9.505 m
Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração
Fontes: Move São Paulo e
Consórcio Expresso Linha 6
Fontes: Concessionária Move São Paulo e Consórcio Expresso Linha 6