João Doria enfrentaria obstáculos em qualquer decisão que tomasse sobre os limites de velocidade na Tietê e na Pinheiros
JÚLIA BARBON, MARCELO PLIGER E RODRIGO RUSSO
Plano
Manter apenas a faixa da direita a 50 km/h. Novos limites passarão a valer em 25.jan.2017. Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas
Pista
Expressa
Central
Local
Como
ficaria
90 km/h*
70 km/h*
60 km/h
50 km/h
*Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas
Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**
100%
100%
80%
PROBLEMAS
- O Código de Trânsito Brasileiro não tem normas sobre faixas com diferentes limites em uma só via
- Para especialistas, será difícil deixar clara a sinalização para o motorista
- Fiscalizar mais de um limite na mesma pista traz dificuldades operacionais
- Mudanças bruscas de faixa na pista local podem gerar mais multas
Promessa
Aumento de todas as velocidades. Foi a promessa do futuro prefeito durante a campanha
Expressa
Central
Local
Pista
Como
ficaria
90 km/h
70 km/h
60 km/h
Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**
100%
100%
80%
PROBLEMAS
- A medida poderia reverter tendência de diminuição nas mortes, que caíram pela metade no ano seguinte à redução (veja abaixo)
- Doria enfrentaria pressão de grupos de pedestres e especialistas, inclusive ligados ao governo Alckmin
- O Ministério Público de São Paulo chegou a resistir ao aumento imediato dos limites, temendo uma mudança repentina
Limites atuais
Velocidades reduzidas nas três pistas. Implantada por Haddad em jun.2015, medida reduziu mortes
Expressa
Central
Local
Pista
Como
ficaria
70 km/h
60 km/h
50 km/h
Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**
100%
80%
50%
PROBLEMAS
- O prefeito teria que explicar o recuo a eleitores que votaram nele diante da promessa de mudança nos limites de velocidade
- Alguns especialistas consideram que os limites atuais representam uma redução muito brusca de velocidade em relação às estradas
- O Ministério Público já se manifestou a favor de limites maiores
*Com alguns pontos de redução, como nos acessos
**Valores aproximados
RAIO-X DAS MARGINAIS
Diminuição nos limites de velocidade reduziu acidentes, mas aumentou multas
Acidentes fatais nas marginais
Atropelamentos
Com vítimas nos veículos
Total: 65
Total: 64
-52%
40
40
Total: 31
30
25
24
Jul.2013 a
jun.2014
Jul.2014 a
jun.2015
Jul.2015 a
jun.2016
Em jun.2015, Haddad reduziu limites de velocidade, que antes eram de 70 km/h nas pistas locais e centrais e de 90 km/h nas expressas
Redução de mortes
Entre os períodos de
jul.2014-jun.2015 e jul.2015-jun.2016
Probabilidade de lesão
fatal em atropelamentos
100%
80%
Marginais
Capital
Estado
50%
20%
-13%*
-19%**
0
20
50
80
Velocidade da
colisão em km/h
-52%*
*Acidentes fatais
**Vítimas fatais
Multas por excesso de velocidade, em mil
Lentidão nas duas marginais no horário de pico da tarde
(em julho e setembro)
1ºtri.2015
1ºtri.2016
Tietê
47,7
69,5
40,9
324,2
Pinheiros
100,9
220,3
2014
2015
Marginal
Tietê
24 km
N
Marginal
Pinheiros
22,5 km
Pte. Jaguaré
Pte. Cid. Universitária
Pte. Eusébio Matoso
Pte. Cid. Jardim
Pte. Ariy Torres
Pte. Octavio
Frias de Oliveira
Pte. do Morumbi
Pte. João Dias
Pte. Transamérica
Marginal
Pinheiros
N
Marginal
Tietê
24,5 km
Rod. Anhanguera
Rod. dos Bandeirantes
Pte. do Piqueri
Pte. da Freg. do Ó
Pte. Júlio de Mesquita
Pte. do Limão
Pte. da Casa Verde
Pte. das Bandeiras
Pte. Cruzeiro do Sul
Pte. da V. Guilherme
Rod. Pres. Dutra
Pte. do Tatuapé
Pte. Aricanduva
Pte. Ge. M.T. de Souza
Plano
Promessa
Limites atuais
Manter apenas a faixa da direita a 50 km/h
Aumento de todas as velocidades
Velocidades reduzidas nas três pistas
Novos limites passarão a valer em 25.jan.2017
Foi a promessa do futuro prefeito durante a campanha
Implantada por Haddad em jun.2015, medida reduziu mortes
Expressa
Central
Local
Expressa
Central
Local
Expressa
Central
Local
Pista
Limites máximos
de velocidade
90 km/h*
70 km/h*
60 km/h
50 km/h
90 km/h
70 km/h
60 km/h
70 km/h
60 km/h
50 km/h
Probabilidade
de morte do pedestre em caso de atropelamento**
100%
100%
80%
100%
100%
80%
100%
80%
50%
- O prefeito teria que explicar o recuo a eleitores que votaram nele diante da promessa de mudança nos limites de velocidade
- Alguns especialistas consideram que os limites atuais representam uma redução muito brusca de velocidade em relação às estradas
- O Ministério Público já se manifestou a favor de limites maiores
- A medida poderia reverter tendência de diminuição nas mortes, que caíram pela metade no ano seguinte à redução (veja abaixo)
- Doria enfrentaria pressão de grupos de pedestres e especialistas, inclusive ligados ao governo Alckmin
- O Ministério Público de São Paulo chegou a resistir ao aumento imediato dos limites, temendo uma mudança repentina
Problemas
- O Código de Trânsito Brasileiro não tem normas sobre faixas com diferentes limites em uma só via
- Para especialistas, será difícil deixar clara a sinalização para o motorista
- Fiscalizar mais de um limite na mesma pista traz dificuldades operacionais
- Mudanças bruscas de faixa na pista local podem gerar mais multas
*Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas
**Valores
aproximados
RAIO-X DAS MARGINAIS
Diminuição nos limites de velocidade reduziu acidentes, mas aumentou multas
Redução de mortes
Multas por excesso de velocidade, em mil
Acidentes fatais nas marginais
Entre os períodos de
jul.2014-jun.2015 e jul.2015-jun.2016
1ºtri.2015
Atropelamentos
Com vítimas nos veículos
1ºtri.2016
Marginais
Capital
Estado
Tietê
Total: 65
Total: 64
69,5
-13%*
324,2
-19%**
Pinheiros
100,9
-52%
-52%*
220,3
*Acidentes fatais
**Vítimas fatais
Total: 31
Lentidão nas duas marginais no horário de pico da tarde
(em julho e setembro)
Probabilidade de lesão
fatal em atropelamentos
100%
80%
Jul.2013 a
jun.2014
Jul.2014 a
jun.2015
Jul.2015 a
jun.2016
47,7
40,9
50%
20%
0
20
50
80
Em jun.2015, Haddad reduziu limites de velocidade, que antes eram de 70 km/h nas pistas locais e centrais e de 90 km/h nas expressas
Velocidade da
colisão em km/h
2014
2015
Fontes: Prefeitura de São Paulo, CET e Departamento de Trânsito de Londres