Labirinto das marginais

João Doria enfrentaria obstáculos em qualquer decisão que tomasse sobre os limites de velocidade na Tietê e na Pinheiros

JÚLIA BARBON, MARCELO PLIGER E RODRIGO RUSSO

Plano

Manter apenas a faixa da direita a 50 km/h. Novos limites passarão a valer em 25.jan.2017. Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas

Pista

Expressa

Central

Local

Como

ficaria

90 km/h*

70 km/h*

60 km/h

50 km/h

*Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas

Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**

100%

100%

80%

PROBLEMAS

- O Código de Trânsito Brasileiro não tem normas sobre faixas com diferentes limites em uma só via

- Para especialistas, será difícil deixar clara a sinalização para o motorista

- Fiscalizar mais de um limite na mesma pista traz dificuldades operacionais

- Mudanças bruscas de faixa na pista local podem gerar mais multas

Promessa

Aumento de todas as velocidades. Foi a promessa do futuro prefeito durante a campanha

Expressa

Central

Local

Pista

Como

ficaria

90 km/h

70 km/h

60 km/h

Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**

100%

100%

80%

PROBLEMAS

- A medida poderia reverter tendência de diminuição nas mortes, que caíram pela metade no ano seguinte à redução (veja abaixo)

- Doria enfrentaria pressão de grupos de pedestres e especialistas, inclusive ligados ao governo Alckmin

- O Ministério Público de São Paulo chegou a resistir ao aumento imediato dos limites, temendo uma mudança repentina

 

Limites atuais

Velocidades reduzidas nas três pistas. Implantada por Haddad em jun.2015, medida reduziu mortes

Expressa

Central

Local

Pista

Como

ficaria

70 km/h

60 km/h

50 km/h

Probabilidade de morte do pedestre em caso de atropelamento**

100%

80%

50%

PROBLEMAS

- O prefeito teria que explicar o recuo a eleitores que votaram nele diante da promessa de mudança nos limites de velocidade

- Alguns especialistas consideram que os limites atuais representam uma redução muito brusca de velocidade em relação às estradas

- O Ministério Público já se manifestou a favor de limites maiores

 

*Com alguns pontos de redução, como nos acessos

**Valores aproximados

RAIO-X DAS MARGINAIS

Diminuição nos limites de velocidade reduziu acidentes, mas aumentou multas

 

Acidentes fatais nas marginais

Atropelamentos

Com vítimas nos veículos

Total: 65

Total: 64

-52%

40

40

Total: 31

30

25

24

Jul.2013 a

jun.2014

Jul.2014 a

jun.2015

Jul.2015 a

jun.2016

Em jun.2015, Haddad reduziu limites de velocidade, que antes eram de 70 km/h nas pistas locais e centrais e de 90 km/h nas expressas

 

Redução de mortes

Entre os períodos de

jul.2014-jun.2015 e jul.2015-jun.2016

Probabilidade de lesão

fatal em atropelamentos

100%

80%

Marginais

Capital

Estado

50%

20%

-13%*

-19%**

0

20

50

80

Velocidade da

colisão em km/h

-52%*

*Acidentes fatais

**Vítimas fatais

Multas por excesso de velocidade, em mil

 

Lentidão nas duas marginais no horário de pico da tarde

(em julho e setembro)

1ºtri.2015

1ºtri.2016

Tietê

47,7

69,5

40,9

324,2

Pinheiros

100,9

220,3

 

2014

2015

Marginal

Tietê

24 km

N

Marginal

Pinheiros

22,5 km

Pte. Jaguaré

Pte. Cid. Universitária

Pte. Eusébio Matoso

Pte. Cid. Jardim

Pte. Ariy Torres

Pte. Octavio

Frias de Oliveira

Pte. do Morumbi

Pte. João Dias

Pte. Transamérica

Marginal

Pinheiros

N

Marginal

Tietê

24,5 km

Rod. Anhanguera

Rod. dos Bandeirantes

Pte. do Piqueri

Pte. da Freg. do Ó

Pte. Júlio de Mesquita

Pte. do Limão

Pte. da Casa Verde

Pte. das Bandeiras

Pte. Cruzeiro do Sul

Pte. da V. Guilherme

Rod. Pres. Dutra

Pte. do Tatuapé

Pte. Aricanduva

Pte. Ge. M.T. de Souza

Plano

Promessa

Limites atuais

Manter apenas a faixa da direita a 50 km/h

Aumento de todas as velocidades

Velocidades reduzidas nas três pistas

Novos limites passarão a valer em 25.jan.2017

Foi a promessa do futuro prefeito durante a campanha

Implantada por Haddad em jun.2015, medida reduziu mortes

Expressa

Central

Local

Expressa

Central

Local

Expressa

Central

Local

Pista

Limites máximos

de velocidade

90 km/h*

70 km/h*

60 km/h

50 km/h

90 km/h

70 km/h

60 km/h

70 km/h

60 km/h

50 km/h

Probabilidade

de morte do pedestre em caso de atropelamento**

100%

100%

80%

100%

100%

80%

100%

80%

50%

- O prefeito teria que explicar o recuo a eleitores que votaram nele diante da promessa de mudança nos limites de velocidade

- Alguns especialistas consideram que os limites atuais representam uma redução muito brusca de velocidade em relação às estradas

- O Ministério Público já se manifestou a favor de limites maiores

 

- A medida poderia reverter tendência de diminuição nas mortes, que caíram pela metade no ano seguinte à redução (veja abaixo)

- Doria enfrentaria pressão de grupos de pedestres e especialistas, inclusive ligados ao governo Alckmin

- O Ministério Público de São Paulo chegou a resistir ao aumento imediato dos limites, temendo uma mudança repentina

 

Problemas

- O Código de Trânsito Brasileiro não tem normas sobre faixas com diferentes limites em uma só via

- Para especialistas, será difícil deixar clara a sinalização para o motorista

- Fiscalizar mais de um limite na mesma pista traz dificuldades operacionais

- Mudanças bruscas de faixa na pista local podem gerar mais multas

*Serão mantidos os atuais pontos de redução, como em curvas acentuadas

**Valores

aproximados

RAIO-X DAS MARGINAIS

Diminuição nos limites de velocidade reduziu acidentes, mas aumentou multas

 

Redução de mortes

Multas por excesso de velocidade, em mil

 

Acidentes fatais nas marginais

Entre os períodos de

jul.2014-jun.2015 e jul.2015-jun.2016

1ºtri.2015

Atropelamentos

Com vítimas nos veículos

1ºtri.2016

Marginais

Capital

Estado

Tietê

Total: 65

Total: 64

69,5

-13%*

324,2

-19%**

Pinheiros

100,9

-52%

-52%*

220,3

 

*Acidentes fatais

**Vítimas fatais

Total: 31

Lentidão nas duas marginais no horário de pico da tarde

(em julho e setembro)

Probabilidade de lesão

fatal em atropelamentos

100%

80%

Jul.2013 a

jun.2014

Jul.2014 a

jun.2015

Jul.2015 a

jun.2016

47,7

40,9

50%

20%

0

20

50

80

Em jun.2015, Haddad reduziu limites de velocidade, que antes eram de 70 km/h nas pistas locais e centrais e de 90 km/h nas expressas

 

Velocidade da

colisão em km/h

2014

2015

Fontes: Prefeitura de São Paulo, CET e Departamento de Trânsito de Londres