Entenda como será a estação que ligará as linhas 1-azul e 5-lilás do metrô; pela primeira vez, plataforma terá duas passagens para evitar ‘procissão’ de passageiros
LUCIANO VERONEZI
DE SÃO PAULO
Entrada
av. Domingos de Morais
r. Pedro de Toledo
Shopping
Santa Cruz
1.000
pessoas, em média,
envolvidas na obra
24 horas
6
4.600
por dia de trabalho,
dividido em três turnos
toneladas de ferro
elevadores
6
27 mil m³
43
níveis subterrâneos
de concreto
escadas rolantes
(até a plataforma)
Jun.2017
é a data prevista para o início da fase de testes da nova estação
NOVA ESTAÇÃO
ESTAÇÃO SANTA
CRUZ ATUAL
Dá licença
Parece, mas não é
As salas de operação da nova
Antigas salas de
estação ficarão em um prédio
operação da linha 1-azul
que lembra um shopping, ao
serão remanejadas para
lado do Santa Cruz
dar lugar a novos
acessos à plataforma
Tucuruvi
Jabaquara
1
‘Louvre’
Uma pirâmide
de vidro
permitirá a
entrada de luz
natural no hall
principal
2
3
PARA CHEGAR
À LINHA 1-AZUL
Sentido Jabaquara
O usuário só vai descer
um lance de escada e
percorrer uma passarela
até a estação que já existe
PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS
Para os dois sentidos
Passarela
1
O passageiro terá que descer seis lances de escada
Túneis
5 m de
5 m de
2
largura
largura
No 5º subsolo, haverá um mezanino que dará acesso às plataformas, similar ao projeto da linha 4-amarela
Sentido Tucuruvi
Dois túneis, que passarão
por baixo da estação
atual, levarão o passageiro
à plataforma
3
Ao invés de descer diretamente sobre a plataforma dos trens, as escadas serão recuadas, para deixar mais espaço no embarque e evitar aglomeração
41,5 m
de desnível entre o térreo e as plataformas de trem; é a estação mais profunda da linha
Nível térreo
1º subsolo
(bilheterias)
Passarela para
a estação atual
2º subsolo
3º subsolo
4º subsolo
Mezanino
5º subsolo
(plataforma)
143 mil
pessoas por dia deverão fazer baldeação entre as duas
linhas em 2020 (8.000 a mais do que a projeção para o
túnel da estação Paulista)
PROFUNDIDADE
Estação
O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é
de apenas 4 m a cada 100 m de distância; por isso, em locais onde
o terreno é mais alto, as estações
têm que ser mais profundas
SÃO PAULO
Marginal
Tietê
Marginal
Pinheiros
Nível do solo
Plataforma
Ba
de embarque
r
ra Funda
V. Madalena
Trilho do metrô
PINHEIROS
Faria Lima
4 % (4 m)
0 m
100 m
Av. Rebouças
O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS
Fonte: Metrô
Concluída
Prevista
V. das
Hospital
Moema
Campo
Belezas
São Paulo
Limpo
Eucaliptos
Giovanni
Campo
Gronchi
Belo
Capão Redondo
Alto da
AACD-
Boa Vista
Servidor
Brooklin
São
P
aulo
Sta.
Borba Gato
Cruz
Sto.
Adolfo
Amaro
Largo
Chácara
Pinheiro
Treze
Klabin
CRONOGRAMA DE ENTREGA
2014 -
Promessa inicial de entrega da linha
Meados de 2017 -
Estações Alto da Boa Vista,
Borba Gato e Brooklin
Fim de 2017 -
Estações Eucaliptos, Moema, AACD-
Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin
2018 -
Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)
Entrada
av. Domingos de Morais
r. Pedro de Toledo
Shopping
Santa Cruz
1.000
pessoas, em média,
envolvidas na obra
24 horas
6
4.600
por dia de trabalho,
elevadores
dividido em três turnos
toneladas de ferro
6
27 mil m³
43
níveis subterrâneos
de concreto
escadas rolantes
(até a plataforma)
Jun.2017
é a data prevista para o início da fase de testes da nova estação
NOVA ESTAÇÃO
ESTAÇÃO SANTA
CRUZ ATUAL
Dá licença
Parece, mas não é
As salas de operação da nova
Antigas salas de
estação ficarão em um prédio
operação da linha 1-azul
que lembra um shopping, ao
serão remanejadas para
lado do Santa Cruz
dar lugar a novos
acessos à plataforma
Tucuruvi
Jabaquara
1
‘Louvre’
Uma pirâmide
de vidro
permitirá a
entrada de luz
natural no hall
principal
2
3
PARA CHEGAR
À LINHA 1-AZUL
Sentido Jabaquara
O usuário só vai descer
um lance de escada e
percorrer uma passarela
até a estação que já existe
PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS
Para os dois sentidos
Passarela
1
O passageiro terá que descer seis lances de escada
Túneis
5 m de
5 m de
2
largura
largura
No 5º subsolo, haverá um mezanino que dará acesso às plataformas, similar ao projeto da linha 4-amarela
Sentido Tucuruvi
Dois túneis, que passarão
por baixo da estação
atual, levarão o passageiro
à plataforma
3
Ao invés de descer diretamente sobre a plataforma dos trens, as escadas serão recuadas, para deixar mais espaço no embarque e evitar aglomeração
41,5 m
de desnível entre o térreo e as plataformas de trem; é a estação mais profunda da linha
Nível térreo
1º subsolo
(bilheterias)
Passarela para
a estação atual
2º subsolo
3º subsolo
4º subsolo
Mezanino
5º subsolo
(plataforma)
143 mil
pessoas por dia deverão fazer baldeação entre as duas
linhas em 2020 (8.000 a mais do que a projeção para o
túnel da estação Paulista)
PROFUNDIDADE
Estação
O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é de apenas
4 m a cada 100 m de distância; por isso, em locais onde
o terreno é mais alto, as estações
têm que ser mais profundas
SÃO PAULO
Marginal
Tietê
Marginal
Pinheiros
SANTANA
Nível do solo
Campo
Plataforma
T
de Marte
ucuruvi
Ba
de embarque
r
ra Funda
V. Madalena
Terminal
Trilho do metrô
Tietê
PINHEIROS
Faria Lima
4 % (4 m)
0 m
100 m
VILA MARIA
Av. Rebouças
BELÉM
O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS
Fonte: Metrô
Concluída
Prevista
Sé
V. das
Hospital
Moema
Campo
Belezas
São Paulo
MOOCA
Limpo
Eucaliptos
Giovanni
Campo
Gronchi
Belo
Capão Redondo
Alto da
AACD-
Boa Vista
Servidor
Brooklin
São
P
aulo
Sta.
Borba Gato
Cruz
Sto.
Adolfo
Amaro
Largo
Chácara
Pinheiro
Treze
Klabin
CRONOGRAMA DE ENTREGA
2014 -
Promessa inicial de entrega da linha
Meados de 2017 -
Estações Alto da Boa Vista,
Borba Gato e Brooklin
Fim de 2017 -
Estações Eucaliptos, Moema, AACD-
Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin
2018 -
Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)
NOVA ESTAÇÃO
ESTAÇÃO SANTA
CRUZ ATUAL
Dá licença
Parece, mas não é
As salas de operação da nova
Antigas salas de
Tucuruvi
estação ficarão em um prédio
operação da linha 1-azul
que lembra um shopping, ao
serão remanejadas para
lado do Santa Cruz
dar lugar a novos
acessos à plataforma
Entrada
av. Domingos de Morais
Jabaquara
r. Pedro de Toledo
Shopping
Santa Cruz
1.000
pessoas, em média,
envolvidas na obra
24 horas
PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS
por dia de trabalho,
PARA CHEGAR
dividido em três turnos
Para os dois sentidos
À LINHA 1-AZUL
‘Louvre’
1
27 mil m³
Sentido Jabaquara
O passageiro terá que
Uma pirâmide
1
O usuário só vai descer um lance de escada e
descer seis lances
de concreto
de vidro
percorrer uma passarela até a estação que já existe
de escada
permitirá a
4.600
entrada de luz
2
No 5º subsolo, haverá um
natural no hall
toneladas de ferro
mezanino que dará acesso
principal
Passarela
às plataformas, similar ao
43
projeto da linha 4-amarela
5 m de
5 m de
2
largura
largura
3
Túneis
escadas rolantes
Ao invés de descer
diretamente sobre a
6
3
plataforma dos trens, as
escadas serão recuadas,
elevadores
Sentido Tucuruvi
para deixar mais espaço
Dois túneis, que passarão por baixo da estação
no embarque e evitar
6
atual, levarão o passageiro à plataforma
aglomeração
níveis subterrâneos
(até a plataforma)
Jun.2017
41,5 m
é a data prevista
de desnível entre o
para o início da
térreo e as plataformas
fase de testes da
de trem; é a estação
nova estação
143 mil
mais profunda da linha
pessoas por dia deverão fazer
baldeação entre as duas linhas em
2020 (8.000 a mais do que a projeção
para o túnel da estação Paulista)
Nível térreo
Estação
PROFUNDIDADE
1º subsolo
(bilheterias)
Nível do solo
O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é de apenas 4 m a cada
Passarela para
a estação atual
100 m de distância; por isso, em locais onde o terreno é mais alto,
Plataforma
as estações têm que ser mais profundas
de embarque
2º subsolo
Trilho do metrô
4 % (4 m)
0 m
3º subsolo
100 m
4º subsolo
O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS
CRONOGRAMA DE ENTREGA
Concluída
Prevista
Mezanino
2014 -
Promessa inicial de entrega da linha
V. das
Hospital
Moema
Campo
Belezas
São Paulo
Limpo
5º subsolo
Meados de 2017 -
Estações Alto da Boa Vista,
Eucaliptos
Giovanni
Campo
(plataforma)
Gronchi
Borba Gato e Brooklin
Belo
Capão Redondo
Alto da
AACD-
Boa Vista
Servidor
Brooklin
Fim de 2017 -
Estações Eucaliptos, Moema, AACD-
São
P
aulo
Sta.
Borba Gato
Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin
Cruz
Sto.
Adolfo
Amaro
Largo
Chácara
Pinheiro
Treze
2018 -
Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)
Klabin
Fonte: Metrô