Nova Santa Cruz

Entenda como será a estação que ligará as linhas 1-azul e 5-lilás do metrô; pela primeira vez, plataforma terá duas passagens para evitar ‘procissão’ de passageiros

LUCIANO VERONEZI
DE SÃO PAULO

Entrada

av. Domingos de Morais

r. Pedro de Toledo

Shopping

Santa Cruz

1.000

pessoas, em média,

envolvidas na obra

24 horas

6

4.600

por dia de trabalho,

dividido em três turnos

toneladas de ferro

elevadores

6

27 mil m³

43

níveis subterrâneos

de concreto

escadas rolantes

(até a plataforma)

Jun.2017

é a data prevista para o início da fase de testes da nova estação

NOVA ESTAÇÃO

ESTAÇÃO SANTA

CRUZ ATUAL

Dá licença

Parece, mas não é

As salas de operação da nova

Antigas salas de

estação ficarão em um prédio

operação da linha 1-azul

que lembra um shopping, ao

serão remanejadas para

lado do Santa Cruz

dar lugar a novos

acessos à plataforma

Tucuruvi

Jabaquara

1

‘Louvre’

Uma pirâmide

de vidro

permitirá a

entrada de luz

natural no hall

principal

2

3

PARA CHEGAR

À LINHA 1-AZUL

Sentido Jabaquara

O usuário só vai descer

um lance de escada e

percorrer uma passarela

até a estação que já existe

PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS

Para os dois sentidos

Passarela

1

O passageiro terá que descer seis lances de escada

Túneis

5 m de

5 m de

2

largura

largura

No 5º subsolo, haverá um mezanino que dará acesso às plataformas, similar ao projeto da linha 4-amarela

Sentido Tucuruvi

Dois túneis, que passarão

por baixo da estação

atual, levarão o passageiro

à plataforma

3

Ao invés de descer diretamente sobre a plataforma dos trens, as escadas serão recuadas, para deixar mais espaço no embarque e evitar aglomeração

 

41,5 m

de desnível entre o térreo e as plataformas de trem; é a estação mais profunda da linha

Nível térreo

1º subsolo

(bilheterias)

Passarela para

a estação atual

2º subsolo

3º subsolo

4º subsolo

Mezanino

5º subsolo

(plataforma)

143 mil

pessoas por dia deverão fazer baldeação entre as duas

linhas em 2020 (8.000 a mais do que a projeção para o

túnel da estação Paulista)

PROFUNDIDADE

Estação

O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é

de apenas 4 m a cada 100 m de distância; por isso, em locais onde

o terreno é mais alto, as estações

têm que ser mais profundas

SÃO PAULO

Marginal

Tietê

Marginal

Pinheiros

Nível do solo

Plataforma

Ba

de embarque

r

ra Funda

V. Madalena

Trilho do metrô

PINHEIROS

Faria Lima

4 % (4 m)

0 m

100 m

Av. Rebouças

O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS

Fonte: Metrô

Concluída

Prevista

V. das

Hospital

Moema

Campo

Belezas

São Paulo

Limpo

Eucaliptos

Giovanni

Campo

Gronchi

Belo

Capão Redondo

Alto da

AACD-

Boa Vista

Servidor

Brooklin

São

P

aulo

Sta.

Borba Gato

Cruz

Sto.

Adolfo

Amaro

Largo

Chácara

Pinheiro

Treze

Klabin

CRONOGRAMA DE ENTREGA

2014 -

Promessa inicial de entrega da linha

Meados de 2017 -

Estações Alto da Boa Vista,

Borba Gato e Brooklin

Fim de 2017 -

Estações Eucaliptos, Moema, AACD-

Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin

2018 -

Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)

Entrada

av. Domingos de Morais

r. Pedro de Toledo

Shopping

Santa Cruz

1.000

pessoas, em média,

envolvidas na obra

24 horas

6

4.600

por dia de trabalho,

elevadores

dividido em três turnos

toneladas de ferro

6

27 mil m³

43

níveis subterrâneos

de concreto

escadas rolantes

(até a plataforma)

Jun.2017

é a data prevista para o início da fase de testes da nova estação

NOVA ESTAÇÃO

ESTAÇÃO SANTA

CRUZ ATUAL

Dá licença

Parece, mas não é

As salas de operação da nova

Antigas salas de

estação ficarão em um prédio

operação da linha 1-azul

que lembra um shopping, ao

serão remanejadas para

lado do Santa Cruz

dar lugar a novos

acessos à plataforma

Tucuruvi

Jabaquara

1

‘Louvre’

Uma pirâmide

de vidro

permitirá a

entrada de luz

natural no hall

principal

2

3

PARA CHEGAR

À LINHA 1-AZUL

Sentido Jabaquara

O usuário só vai descer

um lance de escada e

percorrer uma passarela

até a estação que já existe

PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS

Para os dois sentidos

Passarela

1

O passageiro terá que descer seis lances de escada

Túneis

5 m de

5 m de

2

largura

largura

No 5º subsolo, haverá um mezanino que dará acesso às plataformas, similar ao projeto da linha 4-amarela

Sentido Tucuruvi

Dois túneis, que passarão

por baixo da estação

atual, levarão o passageiro

à plataforma

3

Ao invés de descer diretamente sobre a plataforma dos trens, as escadas serão recuadas, para deixar mais espaço no embarque e evitar aglomeração

 

41,5 m

de desnível entre o térreo e as plataformas de trem; é a estação mais profunda da linha

Nível térreo

1º subsolo

(bilheterias)

Passarela para

a estação atual

2º subsolo

3º subsolo

4º subsolo

Mezanino

5º subsolo

(plataforma)

143 mil

pessoas por dia deverão fazer baldeação entre as duas

linhas em 2020 (8.000 a mais do que a projeção para o

túnel da estação Paulista)

PROFUNDIDADE

Estação

O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é de apenas

4 m a cada 100 m de distância; por isso, em locais onde

o terreno é mais alto, as estações

têm que ser mais profundas

SÃO PAULO

Marginal

Tietê

Marginal

Pinheiros

SANTANA

Nível do solo

Campo

Plataforma

T

de Marte

ucuruvi

Ba

de embarque

r

ra Funda

V. Madalena

Terminal

Trilho do metrô

Tietê

PINHEIROS

Faria Lima

4 % (4 m)

0 m

100 m

VILA MARIA

Av. Rebouças

BELÉM

O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS

Fonte: Metrô

Concluída

Prevista

V. das

Hospital

Moema

Campo

Belezas

São Paulo

MOOCA

Limpo

Eucaliptos

Giovanni

Campo

Gronchi

Belo

Capão Redondo

Alto da

AACD-

Boa Vista

Servidor

Brooklin

São

P

aulo

Sta.

Borba Gato

Cruz

Sto.

Adolfo

Amaro

Largo

Chácara

Pinheiro

Treze

Klabin

CRONOGRAMA DE ENTREGA

2014 -

Promessa inicial de entrega da linha

Meados de 2017 -

Estações Alto da Boa Vista,

Borba Gato e Brooklin

Fim de 2017 -

Estações Eucaliptos, Moema, AACD-

Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin

2018 -

Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)

NOVA ESTAÇÃO

ESTAÇÃO SANTA

CRUZ ATUAL

Dá licença

Parece, mas não é

As salas de operação da nova

Antigas salas de

Tucuruvi

estação ficarão em um prédio

operação da linha 1-azul

que lembra um shopping, ao

serão remanejadas para

lado do Santa Cruz

dar lugar a novos

acessos à plataforma

Entrada

av. Domingos de Morais

Jabaquara

r. Pedro de Toledo

Shopping

Santa Cruz

1.000

pessoas, em média,

envolvidas na obra

24 horas

PARA CHEGAR À LINHA 5-LILÁS

por dia de trabalho,

PARA CHEGAR

dividido em três turnos

Para os dois sentidos

À LINHA 1-AZUL

‘Louvre’

1

27 mil m³

Sentido Jabaquara

O passageiro terá que

Uma pirâmide

1

O usuário só vai descer um lance de escada e

descer seis lances

de concreto

de vidro

percorrer uma passarela até a estação que já existe

de escada

permitirá a

4.600

entrada de luz

2

No 5º subsolo, haverá um

natural no hall

toneladas de ferro

mezanino que dará acesso

principal

Passarela

às plataformas, similar ao

43

projeto da linha 4-amarela

5 m de

5 m de

2

largura

largura

3

Túneis

escadas rolantes

Ao invés de descer

diretamente sobre a

6

3

plataforma dos trens, as

escadas serão recuadas,

elevadores

Sentido Tucuruvi

para deixar mais espaço

Dois túneis, que passarão por baixo da estação

no embarque e evitar

6

atual, levarão o passageiro à plataforma

aglomeração

níveis subterrâneos

(até a plataforma)

Jun.2017

41,5 m

é a data prevista

de desnível entre o

para o início da

térreo e as plataformas

fase de testes da

de trem; é a estação

nova estação

143 mil

mais profunda da linha

pessoas por dia deverão fazer

baldeação entre as duas linhas em

2020 (8.000 a mais do que a projeção

para o túnel da estação Paulista)

Nível térreo

Estação

PROFUNDIDADE

1º subsolo

(bilheterias)

Nível do solo

O ângulo máximo de inclinação dos trilhos é de apenas 4 m a cada

Passarela para

a estação atual

100 m de distância; por isso, em locais onde o terreno é mais alto,

Plataforma

as estações têm que ser mais profundas

de embarque

2º subsolo

Trilho do metrô

4 % (4 m)

0 m

3º subsolo

100 m

4º subsolo

O TRAJETO DA LINHA 5-LILÁS

CRONOGRAMA DE ENTREGA

Concluída

Prevista

Mezanino

2014 -

Promessa inicial de entrega da linha

V. das

Hospital

Moema

Campo

Belezas

São Paulo

Limpo

5º subsolo

Meados de 2017 -

Estações Alto da Boa Vista,

Eucaliptos

Giovanni

Campo

(plataforma)

Gronchi

Borba Gato e Brooklin

Belo

Capão Redondo

Alto da

AACD-

Boa Vista

Servidor

Brooklin

Fim de 2017 -

Estações Eucaliptos, Moema, AACD-

São

P

aulo

Sta.

Borba Gato

Servidor, Hosp. São Paulo, Sta. Cruz e Chácara Klabin

Cruz

Sto.

Adolfo

Amaro

Largo

Chácara

Pinheiro

Treze

2018 -

Estação Campo Belo (conexão com o monotrilho)

Klabin

Fonte: Metrô