BASE FINAL

Entenda o que diz a versão definitiva da base curricular e o que falta para ela chegar às salas de aula de todo o país

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O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

Um documento que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica –educação infantil e ensinos fundamental e médio

O QUE VAI MUDAR AGORA QUE ELA FOI APROVADA?

A base vai orientar redes e escolas na elaboração de currículos, escolha de livros didáticos e formação de professores. Atualmente, o conteúdo é baseado em diretrizes genéricas

 

PARA QUE ELA FOI CRIADA?

Para que os alunos de escolas públicas e privadas de todos os Estados aprendam o mesmo conteúdo. O Ideb (índice da educação básica) mostra que há bastante desequilíbrio

DESEMPENHO NO

IDEB 2015 NO 9º ANO

Redes pública e particular

4,7 a 5,1

4,3 a 4,7

3,9 a 4,3

3,5 a 3,9

Atingiram a meta

QUEM SERÁ AFETADO PELO TEXTO APROVADO

(em milhões)

São 49 milhões de alunos no total:

Infantil

Fundamental 2

Profissional

8,3

15,4

12,2

1,9

2

1

Fundamental 1

Jovens e adultos

Especial

A ESTRUTURA DO TEXTO

 

O documento tem 466 páginas e é dividido em duas etapas: educação infantil e ensino fundamental –a parte do ensino médio foi adiada e será elaborada em 2018. Ele é norteado por dez competências gerais, que devem ser consideradas ao longo de toda a educação básica

 

1

EDUCAÇÃO

INFANTIL

É formada por 2 eixos estruturantes

 

Interações

Brincadeira

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Devem ser assegurados 6 direitos, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver

 

Expressar

Brincar

Conviver

Explorar

Conhecer-se

Participar

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

O currículo deve se baear em 5 campos

O eu, o outro e o nós

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Corpo, gestos e movimentos

Espaços,

tempos,

quantidades, relações

e transfor-

mações

 

Traços, sons, cores e formas

FAIXAS ETÁRIAS

Cada campo é dividido em 3 faixas etárias, e cada faixa etária tem seus objetivos de aprendizagem

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche

Bebês

(zero a 1 ano e 6 meses)

Creche

Crianças

pequenas

(4 anos a 5 anos

e 11 meses)

Pré-escola

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

EXEMPLO

Faixa etária:

Crianças pequenas

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas, encenações, criações musicais, festas

 

Exemplo de

objetivo de aprendizagem

Utilizar sons produzidos

por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,

festas

 

2

ENSINO

FUNDAMENTAL

É composto por 5 áreas do conhecimento

 

ÁREAS DO

CONHECIMENTO

 

COMPONENTES

CURRICULARES

As áreas são formadas por componentes curriculares

 

Matemática

Matemática

Língua portuguesa

Educação

física

Linguagens

Arte

Língua

inglesa

Geografia

Ciências

humanas

História

Ensino

religioso

Ensino

religioso

Ciências

da natureza

Ciências

ANOS DA

ETAPA

Anos

finais

Anos

iniciais

Para cada um dos 9 anos da etapa, esses componentes são detalhados em:

EXEMPLO

Unidades temáticas

Vida e evolução

Corpo humano e respeito à diversidade

Objetos de conhecimento

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

Conjunto de habilidades

HISTÓRIA DO DOCUMENTO

Jun.2014

Plano Nacional de Educação prevê que o governo crie a base

Set. a dez.2015

MEC apresenta 1ª versão e abre consulta pública

Mai.2016

MEC apresenta 2ª versão e a envia ao CNE e aos Estados

Set.2016

Temer publica reforma do ensino médio, adiando a base desta etapa

Abr.2017

MEC apresenta 3ª versão (ensinos infantil e fundamental) ao CNE

Nov.2017

Após novas sugestões, MEC entrega versão final ao conselho

Dez.2017

Conselho aprova versão final, e MEC homologa o documento

O QUE VEM PELA FRENTE

Formação continuada de professores

Cursos devem ser alterados até o fim de 2019, com a ajuda de tecnologias que devem

ser oferecidas pelo MEC

1

Formação inicial de professores

Cursos devem ter seus currículos e programas adequados à base também até o fim de 2019

2

Avaliação

Avaliações federais (de alfabetização e Prova Brasil) serão alteradas em 2018 e aplicadas em 2019 nos ensinos fundamental e médio

3

Livros didáticos

Edital de livros do 6º ao 9º ano deve ser preparado em 2018, para que as obras alteradas cheguem às escolas em 2020

4

Currículos

Deverão ser adaptados pelas redes e escolas ao longo dos próximos dois anos e estar prontos para o ano letivo de 2020

5

Base do ensino médio

Texto do MEC deve ser enviado ao CNE no 1º semestre de 2018 –possível mudança no Enem ficaria só para depois da aprovação

6

Gênero e sexualidade

CNE deve emitir normas sobre orientação sexual e gênero, após MEC ter enxugado o tema; não há prazo definido

7

Revisão da base

Uma revisão deverá ser feita cinco anos após a implementação efetiva do documento, prevista para 2020 (ou seja, em 2025)

 

8

DESKTOP

O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

Um documento que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica –educação infantil e ensinos fundamental e médio

 

 

O QUE VAI MUDAR AGORA QUE ELA FOI APROVADA?

A base vai orientar redes e escolas na elaboração de currículos, escolha de livros didáticos e formação de professores. Atualmente, o conteúdo é baseado em diretrizes genéricas

 

PARA QUE ELA FOI CRIADA?

Para que os alunos de escolas públicas e privadas de todos os Estados aprendam o mesmo conteúdo. O Ideb (índice da educação básica) mostra que há bastante desequilíbrio

A ESTRUTURA

DO TEXTO

DESEMPENHO NO

IDEB 2015 NO 9º ANO

Redes pública e particular

QUEM SERÁ AFETADO PELO TEXTO APROVADO (em milhões)

São 49 milhões de alunos no total:

Infantil

Fundamental 2

Profissional

O documento tem 466 páginas e é dividido em duas etapas: educação infantil e ensino fundamental –a parte do ensino médio foi adiada e será elaborada em 2018. Ele é norteado por dez competências gerais, que devem ser consideradas ao longo de toda a educação básica

4,7 a 5,1

4,3 a 4,7

3,9 a 4,3

3,5 a 3,9

Atingiram a meta

1

8,3

15,4

12,2

1,9

2

 

 

 

Fundamental 1

Jovens e adultos

Especial

Matemática

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Devem ser assegurados 6 direitos, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver

 

EIXOS

ESTRUTURANTES

 

EDUCAÇÃO

INFANTIL

ENSINO

FUNDAMENTAL

Matemática

Língua portuguesa

ÁREAS DO

CONHECIMENTO

 

É formada por 2 eixos estruturantes

 

É composto por 5 áreas do conhecimento

 

Linguagens

Educação

física

Ensino

religioso

Interações

Ciências

humanas

Brincadeira

Ciências

da natureza

Arte

COMPONENTES

CURRICULARES

As áreas são formadas por componentes curriculares

 

Conhecer-se

Conviver

Língua

inglesa

Expressar

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

O currículo deve se baear em 5 campos

Brincar

Ensino

religioso

História

Explorar

Participar

Geografia

Ciências

Espaços,

tempos,

quantidades, relações

e transfor-

mações

 

ANOS DA

ETAPA

O eu, o outro e o nós

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Anos

finais

Anos

iniciais

FAIXAS ETÁRIAS

Cada campo é dividido em 3 faixas etárias, e cada faixa etária tem seus objetivos de aprendizagem

Crianças

pequenas

(4 anos a 5 anos

e 11 meses) Pré-escola

Bebês

(zero a 1 ano e 6 meses) Creche

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Creche

Para cada um dos

9 anos da etapa, esses componentes são detalhados em:

EXEMPLO

Área do conhecimento: Ciências da natureza

Componente curricular: Ciências

Ano: 1º ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Unidades temáticas

Vida e evolução

Exemplo de

objetivo de aprendizagem

Utilizar sons produzidos

por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,

festas

 

EXEMPLO

Faixa etária:

Crianças pequenas

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formasencenações, criações musicais, festas

 

Corpo humano e respeito à diversidade

Objetos de conhecimento

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

Conjunto de habilidades

HISTÓRIA DO DOCUMENTO

Jun.2014

Plano Nacional de Educação prevê que o governo

crie a base

Set. a dez.2015

MEC apresenta 1ª versão e

abre consulta pública

Mai.2016

MEC apresenta 2ª versão e a envia ao CNE e aos Estados

Set.2016

Temer publica reforma do ensino médio, adiando a base desta etapa

Abr.2017

MEC apresenta 3ª versão (ensinos infantil e fundamental) ao CNE

 

Nov.2017

Após novas sugestões, MEC entrega versão final ao conselho

Dez.2017

Conselho aprova versão final, e MEC homologa o documento

O QUE VEM PELA FRENTE

1

2

3

4

5

6

7

8

Formação continuada de professores

Cursos devem ser alterados até o fim de 2019, com a ajuda de tecnologias que devem ser oferecidas pelo MEC

Revisão da base

Uma revisão deverá ser feita cinco anos após a implementação efetiva do documento, prevista para 2020 (ou seja, em 2025)

 

Formação inicial

de professores

Cursos devem ter seus currículos e programas adequados à base também até o fim

de 2019

Avaliação

Avaliações federais (de alfabetização e Prova Brasil) serão alteradas em 2018 e aplicadas

em 2019 nos ensinos fundamental e médio

Livros didáticos

Edital de livros do 6º ao 9º ano deve ser preparado em 2018, para que as obras alteradas cheguem às escolas em 2020

Currículos

Deverão ser adaptados pelas redes e escolas ao longo dos próximos dois anos e estar prontos para o ano letivo de 2020

Base do ensino médio

Texto do MEC deve ser enviado ao CNE no 1º semestre de 2018 –possível mudança no Enem ficaria só para depois da aprovação

Gênero e sexualidade

CNE deve emitir normas sobre orientação sexual e gênero, após MEC ter enxugado o tema; não há prazo definido