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O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Um documento que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica –educação infantil e ensinos fundamental e médio
O QUE VAI MUDAR AGORA QUE ELA FOI APROVADA?
A base vai orientar redes e escolas na elaboração de currículos, escolha de livros didáticos e formação de professores. Atualmente, o conteúdo é baseado em diretrizes genéricas
PARA QUE ELA FOI CRIADA?
Para que os alunos de escolas públicas e privadas de todos os Estados aprendam o mesmo conteúdo. O Ideb (índice da educação básica) mostra que há bastante desequilíbrio
DESEMPENHO NO
IDEB 2015 NO 9º ANO
Redes pública e particular
4,7 a 5,1
4,3 a 4,7
3,9 a 4,3
3,5 a 3,9
Atingiram a meta
QUEM SERÁ AFETADO PELO TEXTO APROVADO
(em milhões)
São 49 milhões de alunos no total:
Infantil
Fundamental 2
Profissional
8,3
15,4
12,2
1,9
2
1
Fundamental 1
Jovens e adultos
Especial
A ESTRUTURA DO TEXTO
O documento tem 466 páginas e é dividido em duas etapas: educação infantil e ensino fundamental –a parte do ensino médio foi adiada e será elaborada em 2018. Ele é norteado por dez competências gerais, que devem ser consideradas ao longo de toda a educação básica
1
EDUCAÇÃO
INFANTIL
É formada por 2 eixos estruturantes
Interações
Brincadeira
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Devem ser assegurados 6 direitos, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver
Expressar
Brincar
Conviver
Explorar
Conhecer-se
Participar
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
O currículo deve se baear em 5 campos
O eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos
Espaços,
tempos,
quantidades, relações
e transfor-
mações
Traços, sons, cores e formas
FAIXAS ETÁRIAS
Cada campo é dividido em 3 faixas etárias, e cada faixa etária tem seus objetivos de aprendizagem
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Creche
Bebês
(zero a 1 ano e 6 meses)
Creche
Crianças
pequenas
(4 anos a 5 anos
e 11 meses)
Pré-escola
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EXEMPLO
Faixa etária:
Crianças pequenas
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas, encenações, criações musicais, festas
Exemplo de
objetivo de aprendizagem
Utilizar sons produzidos
por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,
festas
2
ENSINO
FUNDAMENTAL
É composto por 5 áreas do conhecimento
ÁREAS DO
CONHECIMENTO
COMPONENTES
CURRICULARES
As áreas são formadas por componentes curriculares
Matemática
Matemática
Língua portuguesa
Educação
física
Linguagens
Arte
Língua
inglesa
Geografia
Ciências
humanas
História
Ensino
religioso
Ensino
religioso
Ciências
da natureza
Ciências
ANOS DA
ETAPA
9º
Anos
finais
Anos
iniciais
8º
1º
5º
7º
2º
3º
6º
4º
Para cada um dos 9 anos da etapa, esses componentes são detalhados em:
EXEMPLO
Unidades temáticas
Vida e evolução
Corpo humano e respeito à diversidade
Objetos de conhecimento
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções
Conjunto de habilidades
HISTÓRIA DO DOCUMENTO
Jun.2014
Plano Nacional de Educação prevê que o governo crie a base
Set. a dez.2015
MEC apresenta 1ª versão e abre consulta pública
Mai.2016
MEC apresenta 2ª versão e a envia ao CNE e aos Estados
Set.2016
Temer publica reforma do ensino médio, adiando a base desta etapa
Abr.2017
MEC apresenta 3ª versão (ensinos infantil e fundamental) ao CNE
Nov.2017
Após novas sugestões, MEC entrega versão final ao conselho
Dez.2017
Conselho aprova versão final, e MEC homologa o documento
O QUE VEM PELA FRENTE
Formação continuada de professores
Cursos devem ser alterados até o fim de 2019, com a ajuda de tecnologias que devem
ser oferecidas pelo MEC
1
Formação inicial de professores
Cursos devem ter seus currículos e programas adequados à base também até o fim de 2019
2
Avaliação
Avaliações federais (de alfabetização e Prova Brasil) serão alteradas em 2018 e aplicadas em 2019 nos ensinos fundamental e médio
3
Livros didáticos
Edital de livros do 6º ao 9º ano deve ser preparado em 2018, para que as obras alteradas cheguem às escolas em 2020
4
Currículos
Deverão ser adaptados pelas redes e escolas ao longo dos próximos dois anos e estar prontos para o ano letivo de 2020
5
Base do ensino médio
Texto do MEC deve ser enviado ao CNE no 1º semestre de 2018 –possível mudança no Enem ficaria só para depois da aprovação
6
Gênero e sexualidade
CNE deve emitir normas sobre orientação sexual e gênero, após MEC ter enxugado o tema; não há prazo definido
7
Revisão da base
Uma revisão deverá ser feita cinco anos após a implementação efetiva do documento, prevista para 2020 (ou seja, em 2025)
8
DESKTOP
O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Um documento que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica –educação infantil e ensinos fundamental e médio
O QUE VAI MUDAR AGORA QUE ELA FOI APROVADA?
A base vai orientar redes e escolas na elaboração de currículos, escolha de livros didáticos e formação de professores. Atualmente, o conteúdo é baseado em diretrizes genéricas
PARA QUE ELA FOI CRIADA?
Para que os alunos de escolas públicas e privadas de todos os Estados aprendam o mesmo conteúdo. O Ideb (índice da educação básica) mostra que há bastante desequilíbrio
A ESTRUTURA
DO TEXTO
DESEMPENHO NO
IDEB 2015 NO 9º ANO
Redes pública e particular
QUEM SERÁ AFETADO PELO TEXTO APROVADO (em milhões)
São 49 milhões de alunos no total:
Infantil
Fundamental 2
Profissional
O documento tem 466 páginas e é dividido em duas etapas: educação infantil e ensino fundamental –a parte do ensino médio foi adiada e será elaborada em 2018. Ele é norteado por dez competências gerais, que devem ser consideradas ao longo de toda a educação básica
4,7 a 5,1
4,3 a 4,7
3,9 a 4,3
3,5 a 3,9
Atingiram a meta
1
8,3
15,4
12,2
1,9
2
Fundamental 1
Jovens e adultos
Especial
Matemática
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Devem ser assegurados 6 direitos, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver
EIXOS
ESTRUTURANTES
EDUCAÇÃO
INFANTIL
ENSINO
FUNDAMENTAL
Matemática
Língua portuguesa
ÁREAS DO
CONHECIMENTO
É formada por 2 eixos estruturantes
É composto por 5 áreas do conhecimento
Linguagens
Educação
física
Ensino
religioso
Interações
Ciências
humanas
Brincadeira
Ciências
da natureza
Arte
COMPONENTES
CURRICULARES
As áreas são formadas por componentes curriculares
Conhecer-se
Conviver
Língua
inglesa
Expressar
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
O currículo deve se baear em 5 campos
Brincar
Ensino
religioso
História
Explorar
Participar
Geografia
Ciências
Espaços,
tempos,
quantidades, relações
e transfor-
mações
ANOS DA
ETAPA
O eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos
9º
Traços, sons, cores e formas
Anos
finais
Anos
iniciais
8º
1º
FAIXAS ETÁRIAS
Cada campo é dividido em 3 faixas etárias, e cada faixa etária tem seus objetivos de aprendizagem
5º
7º
2º
3º
6º
4º
Crianças
pequenas
(4 anos a 5 anos
e 11 meses) Pré-escola
Bebês
(zero a 1 ano e 6 meses) Creche
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Creche
Para cada um dos
9 anos da etapa, esses componentes são detalhados em:
EXEMPLO
Área do conhecimento: Ciências da natureza
Componente curricular: Ciências
Ano: 1º ano
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Unidades temáticas
Vida e evolução
Exemplo de
objetivo de aprendizagem
Utilizar sons produzidos
por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,
festas
EXEMPLO
Faixa etária:
Crianças pequenas
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formasencenações, criações musicais, festas
Corpo humano e respeito à diversidade
Objetos de conhecimento
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções
Conjunto de habilidades
HISTÓRIA DO DOCUMENTO
Jun.2014
Plano Nacional de Educação prevê que o governo
crie a base
Set. a dez.2015
MEC apresenta 1ª versão e
abre consulta pública
Mai.2016
MEC apresenta 2ª versão e a envia ao CNE e aos Estados
Set.2016
Temer publica reforma do ensino médio, adiando a base desta etapa
Abr.2017
MEC apresenta 3ª versão (ensinos infantil e fundamental) ao CNE
Nov.2017
Após novas sugestões, MEC entrega versão final ao conselho
Dez.2017
Conselho aprova versão final, e MEC homologa o documento
O QUE VEM PELA FRENTE
1
2
3
4
5
6
7
8
Formação continuada de professores
Cursos devem ser alterados até o fim de 2019, com a ajuda de tecnologias que devem ser oferecidas pelo MEC
Revisão da base
Uma revisão deverá ser feita cinco anos após a implementação efetiva do documento, prevista para 2020 (ou seja, em 2025)
Formação inicial
de professores
Cursos devem ter seus currículos e programas adequados à base também até o fim
de 2019
Avaliação
Avaliações federais (de alfabetização e Prova Brasil) serão alteradas em 2018 e aplicadas
em 2019 nos ensinos fundamental e médio
Livros didáticos
Edital de livros do 6º ao 9º ano deve ser preparado em 2018, para que as obras alteradas cheguem às escolas em 2020
Currículos
Deverão ser adaptados pelas redes e escolas ao longo dos próximos dois anos e estar prontos para o ano letivo de 2020
Base do ensino médio
Texto do MEC deve ser enviado ao CNE no 1º semestre de 2018 –possível mudança no Enem ficaria só para depois da aprovação
Gênero e sexualidade
CNE deve emitir normas sobre orientação sexual e gênero, após MEC ter enxugado o tema; não há prazo definido