Folha - 2013 #significa - Especial

2013

#significa

Use as setas para baixo ou para cima do teclado ou o scroll do mouse para navegar pelo infográfico

Polêmicas. 2013 foi repleto delas. “Vem pra rua, vem!”, “Zé Dirceu, pode esperar, tua hora vai chegar”, “Ão, ão, ão, vem pra rua, Felipão!”, “Cubanos no Sus dos outros é refresco”, “Snowden, conte-me mais”, “O papa está aqui, e o Amarildo?” “Não é só por R$ 0,20”... Cartazes com essas e várias outras polêmicas se multiplicaram nas ruas durante a onda de protestos que tomou o Brasil, na maior mobilização desde o “Fora Collor”.

#manifestações

O que esperar para 2014
"A gente tem copa do mundo e eleições, respectivamente....e a expectativa é que as pessoas voltem as ruas"

#povoemrj

No Rio, ao menos 100 mil fizeram passeata no centro da cidade (Foto:Folhapress)

#povoemsp

Na capital paulista, ao menos 65 mil pessoas foram para as ruas (Foto:Folhapress)

#povoembsb

Em Brasília, manifestantes tomaram o Congresso Nacional e entoaram gritos de ordem (Foto:Folhapress)

#blackbloc

 Grupo "black block" protesta na zona oeste de São Paulo (Foto:Folhapress)

#vandalismo

Manifestantes queimam catraca gigante em protesto violento no Terminal Dom Pedro 2, em SP (Foto:Folhapress)

#violência

 Policial aponta arma para se defender de agressores durante manifestações contra aumento de tarifa do transporte público (Foto:Folhapress)

#baladeborracha

 A repórter da Folha Giuliana Vallone foi ferida por bala de borracha em protesto violento no dia 13 de junho (Foto:Folhapress)

O que esperar para 2014
"A gente tem copa do mundo e eleições, respectivamente....e a expectativa é que as pessoas voltem as ruas"

#maismédicos

Grupos organizados por uma única causa também foram às ruas. Profissionais de saúde contra o programa Mais Médicos fizeram do jaleco branco um uniforme de guerra contra uma das principais bandeiras de Dilma para as eleições de 2014

Profissionais da saúde contra o Mais Médicos exigem maior investimento no SUS e na carreira (Foto:Folhapress)

Apesar da reação das entidades médicas contrárias à importação de profissionais estrangeiros e à não revalidação do diploma, as manifestações de junho deram impulso para o programa que, segundo a projeção do governo, será responsável pelo atendimento de quase 46 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2014

VIDEO DO DIMI (Foto:Folhapress)

O médico cubano Juan Delgado foi vaiado por profissionais brasileiros ao sair do primeiro dia do curso do programa (Foto:Folhapress)

Depois foi recebido depois por Dilma, que fez questão de lhe dirigir um desagravo ‘em nome dos brasileiros’ (Foto:Folhapress)

CONQUISTAS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam ut diam dolor. Vestibulum tincidunt enim et dui imperdiet, ac congue ligula pellentesque (Foto:Folhapress)

#domésticos

Para atender às vozes das ruas, muitos projetos foram votados e aprovados no Congresso, porém, um que estava na pauta antes dos atos de junho também virou cartaz nas ruas (Foto:Folhapress)

#domésticasnarua

Organizado pela Federação das Empregadas Domésticas, protesto pedia a ampliação dos direitos para trabalhadores do setor (Foto:Folhapress)

#domésticasnarua

A doméstica Edilaine Guimarães, 30, trabalha no ramo há quase 20 anos

#artekanno
#domésticasnacâmara

Aprovado no Senado, o projeto de regulamentação, do senador Romero Jucá (+a frente), do PMDB-RR, está quatro meses à espera de análise da Câmara dos Deputados.

CONQUISTAS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam ut diam dolor. Vestibulum tincidunt enim et dui imperdiet, ac congue ligula pellentesque.

#habemuspapa

Outro movimento arrastou que uma multidão para as ruas foi a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio, evento católico que contou com cerca de 1 milhão a 1,2 milhão de peregrinos, segundo o Datafolha (Foto:Folhapress)

Em sua primeira visita ao Brasil, o papa Francisco falou sobre protestos, desfilou em carro aberto, abraçou crianças e pregou humildade (Foto:Folhapress)

A popularidade de Francisco contrasta com o estilo austero de Bento 16, que renunciou ao pontificado em fevereiro em meio a um vazamento de documentos sigilosos e escandalosos do Vaticano (Foto:Folhapress)

#habemuspapa

O então cardeal jesuíta e argentino Jorge Bergoglio foi eleito papa em 13 de março (Foto:Folhapress)

CONQUISTAS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam ut diam dolor. Vestibulum tincidunt enim et dui imperdiet, ac congue ligula pellentesque.

#mensalão

Polêmica e reivindicação. O que uniu os dois quesitos em 2013 foi mais um capítulo do julgamento do mensalão. Em diversas capitais, manifestantes pediram a prisão dos condenados, mas foi em 15 de novembro que elas começaram a ocorrer após o STF expedir mandados de prisão para José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e mais nove. Outros oito já foram detidos e Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, está foragido

#mensalão

Braços erguidos: Petistas, Dirceu e Genoino, que renunciou ao cargo de deputado, saúdam militantes ao se entregarem para a polícia (Foto:Folhapress)

#artekanno

Braços erguidos: Petistas, Dirceu e Genoino, que renunciou ao cargo de deputado, saúdam militantes ao se entregarem para a polícia (Foto:Folhapress)

CONQUISTAS
2014 promete mais: O supremo ainda vai analisar embargos infringentes -- recursos válidos para condenações com quatro votos favoráveis pela absolvição--  do deputado João Paulo Cunha (PT) e mais...

#espionagem

A presidente Dilma Rousseff pouco se manifestou sobre as prisões dos condenados do mensalão, mas apareceu para falar do escândalo de espionagem dos EUA. Apareceu para falar apenas no Brasil, porque nos EUA ela não pisou.

Após tomar conhecimento de que ela e a Petrobras tiveram ligações telefônicas monitoradas pela NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americano) desmarcou a visita de Estado que havia marcado (Foto:Folhapress)

#mensalão

As revelações que partiram de documentos secretos obtidos pelo jornalista Glenn Greenwald com Edward Snowden, ex-técnico da NSA, também causaram crise de confiança em relação aos EUA em outros países, como Alemanha e França.

CONQUISTAS
Após tomar conhecimento de que ela e a Petrobras tiveram ligações telefônicas monitoradas pela NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americano) desmarcou a visita de Estado que havia marcado. (Foto:Folhapress)

#futebol

E quando a polêmica é no futebol? Deve ficar apenas dentro de campo? Nem sempre. Em 2013, o futebol também entrou na dança dos protestos

Além dos torcedores que se manifestaram contra o baixo desempenho de seus times... (Foto:Folhapress)

...um grupo de jogadores, em um movimento inédito, deu até nome ao seu protesto: Bom Senso FC., cuja principal reivindicação é a redução dos jogos dos campeonatos. (Foto:Folhapress)

Fora de campo, milhares de pessoas foram às ruas contra a realização da Copa das Confederações... (Foto:Folhapress)

...e a seleção brasileira saiu campeã, sob o comando de Felipão. (Foto:Folhapress)

Sobrou também para a Copa do Mundo de 2014. Milhares de cartazes questionando o evento se espalharam pelo país (Foto:Folhapress)

#futebol

Mesmo que uma multidão tenha ido às ruas contra a Copa, torcedores esgotaram em poucas horas ingressos do torneio, antes de Fernanda Lima e Jérôme Valcke anunciarem que Brasil e Croácia darão o pontapé inicial!

CONQUISTAS
Se para a Copa do Mundo 2013 significou aquecimento, em relação às manifestações, foi um longo campeonato contra tudo e todos e cujo ponto alto pode ser em outubro, diante das urnas, nas eleições. E para você, leitor, 2013 significou o que?

#2013 #2014
Para a Copa do Mundo 2013 significou aquecimento, já em relação às manifestações, foi um longo campeonato contra tudo e todos e cujo eco pode resvalar em outubro de 2014, diante das urnas, nas eleições. E para você, leitor, 2013 significou o que?