Background Image

JÁ É

DANIELA BRAGA
DE SÃO PAULO

1 - Vestido da noiva

Lucas Anderi, estilista querido por celebridades como Juju Salimeni, entre outras, aposta em mangas longas e em decotes. “Nesta coleção eu deixei de lado os vestidos mais rebuscados e parti para os mais limpos (cortes, detalhes, etc.). Continuam volumosos e com decotes na frente e nas costas”, conta.

Vestido da última coleção de Lucas Anderi tem manga longa e decote frontal - Brazilian Collection/Divulgação

Vestidos com decotes parecem ser o modelo “hit”para as grifes. Roberta Matarazzo, da Pronovias, diz que a nova coleção exalta o efeito tatuagem das rendas e as transparências nas costas. Outra característica comum é a leveza. “O tipo princesa ainda tem presença na coleção 2016, o que muda é a leveza dos tecidos para trazer mais conforto à noiva”, afirma Roberta.

Vestido da coleção 2016 da Pronovias privilegia os recortes nas costas e tecidos mais leves - Divulgação/Pronovias

2 - Traje do noivo

Para o alfaiate João Camargo, da Camargo Alfaiataria, o noivo não é apenas um coadjuvante. “Ele também busca um status, está mais vaidoso e é por isso que uma roupa sob medida é uma tendência. O que está muito em alta são os ternos e smokings nos tons de azul mais claro”, finaliza.

Tons de azul? Pode, sim, amiguinho - Divulgação/Camargo Alfaiataria

3 - Maquiagem e cabelo

De acordo com o maquiador Max Weber, responsável por diversas capas de revista e desfiles no país, não há moda especial a ser seguida, mas o ideal é que as noivas fiquem leves e fluidas.

Max Weber mescla traços românticos e leves com boca colorida - Divulgação

Para compor o “look linda”, diz Max, é necessário considerar o horário da cerimônia, o que a noiva vai usar no dia, a sua história e a história de sua família. Tendo isso em mente, tudo está liberado, inclusive tons coloridos.

Para as madeixas, prefira o preso. Na visão de Max, o penteado “representa compromisso”.

Noiva usa cabelo preso e cascata de pérolas Graciella Starling - Tartari Foto e Vídeo

4 - Festa

Carol Montenegro, que comanda o Bride Style, diz que a tendência dos ‘mini-weddings’ --casamentos para até 100 convidados-- continua. “As pessoas pensam que esse tipo de festa é para quem quer economizar, mas não é só isso. Com poucos convidados, os noivos podem servir melhor, investindo, por exemplo, em um champanhe mais sofisticado ou um cardápio com mais pratos”.

Casamentos em restaurantes, em casa ou em salões menores podem ser uma boa ideia - Tartari Foto e Vídeo

Carol diz que que personalizar a cerimônia e a festa, deixando tudo com a cara dos noivos, também está “super em alta”, tal qual abrir mão de algumas formalidades, como cumprimentar todos os convidados de mesa em mesa, por exemplo.

5 - Convites

A Papel & Estilo, que trabalha com convites e lembrancinhas, aponta a retomada dos clássicos, discretos e retangulares. Destaque também para os rústicos e os cortados a laser.

Cortes a laser e estilo rústico são escolhidos por noivos antenados - Daniela Braga/Folhapress

No quesito lembrancinha, a consultora Juliana de Moraes não abre mão dos chinelos personalizados. “Apesar de não ser nenhuma novidade, todo o mundo gosta e é útil”.