Background Image

JÁ ERA

DANIELA BRAGA
DE SÃO PAULO

1 - Vestido da noiva

Roberta Matarazzo, representante da Pronovias em São Paulo, diz que as “noivas não querem mais se esconder atrás de grandes volumes, tecidos pesados e carregados de bordados, elas querem mostrar e valorizar sua silhueta e precisam de conforto”

Muito volume e tecidos pesados não estão mais no catálogo da Pronovias - Divulgação/Pronovias

2 - Traje do noivo

O alfaiate João Camargo, da Camargo Alfaiataria, afirma que estão em baixa o fraque e o meio fraque. “Por tanto tempo [esses trajes] foram marcados como sendo roupas para locação, e por mais que seja uma peça muito bonita e o noivo faça sob medida, ela ainda vai parecer uma peça de locação”.

Preto e cinza também não são os mais indicados para quem quer fugir um pouco do que a maioria já está acostumada, recomenda Camargo.

Usar fraque é tradicional, mas já está meio batido - Divulgação/Camargo Alfaiataria

3 - Maquiagem e cabelo

Para o maquiador Max Weber, responsável por capas de revistas e por alguns dos maiores desfiles do país, é preciso “tirar as máscaras”. A maquiagem que transforma a noiva em outra mulher não é legal. Por outro lado, não trazer nada de especial para a data também não é recomendável. “É um pouco sem graça aparecer com a mesma cara do dia a dia”, contemporiza.

Max não recomenda o cabelo completamente solto. “Não representa compromisso e atrapalha os cumprimentos, além do penteado ser prejudicado pelo suor”.

Deixar a noiva com cara de outra de pessoa? Não - Divulgação

4 - Festa

A blogueira e administradora Carol Montenegro, responsável pelo Bride Style (evento, site e revistas), não titubeia: acessórios de pista (incluem-se aqui óculos, chapéu, pisca-pisca, pulseirinha etc.) estão por fora. Topo de bolo de biscuit também entra no pacote.

Para além dos objetos, Carol é categórica sobre fazer muita combinação. “Fazer unha combinando com buquê, maquiagem e decoração não rola”. 

Topos de bolo de biscuit vendidos na rua 25 de Março, em São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

5 - Convites

Convite que forja a primeira capa de jornal no estilo “ Extra! Extra! Finalmente Fulano e Beltrana vão se casar” está batido, na opinião de Juliana de Moraes, da Papel & Estilo. O exagero de cores, brilhos, estampas e caricaturas também não é bem-vindo.

Convite desse tipo virou “notícia velha” - Reprodução

Apesar de ser uma solução mais barata para lembrancinha, as latinhas com balinhas já perderam a graça, segundo a consultora.