pentatlo moderno

Patrocínio

Patrocínio Bradesco Patrocínio CVC - sempreComVC

A Lenda

imagem de András Balczó - lenda do pentatlo moderno

András Balczó

O húngaro disputou os Jogos de 1960, 1968 e 1972 e conquistou três ouros (dois por equipes) e duas pratas (uma por equipes)

O ESPORTE

O pentatlo moderno é uma competição que reúne cinco modalidades distintas. Os atletas, em um único dia, disputam quatro provas (corrida e tiro são disputados juntos) e vão acumulando pontos. Quem pontuar mais vence

Você vai ouvir

Largada handicap

É a vantagem de um pentatleta pelo número de pontos. Ela irá beneficiá-lo na prova de corrida e tiro. O intervalo entre as largadas é baseado na diferença de pontos entre os atletas

Esgrima

EQUIPAMENTOS

imagem do equipamento de esgrima: Máscara e roupa especial

REGRAS

Duração: Na rodada classificatória, quem tocar o rival primeiro vence. Se o duelo ultrapassar um minuto, os dois perdem

Rodada bônus: o último atleta do ranking duela com o competidor classificado uma posição acima. O vencedor segue para enfrentar o próximo colocado e assim sucessivamente até o primeiro colocado, somando um ponto a cada vitória

ESPADA

imagem da espada de esgrima, com 100cm de comprimento e 770g

Natação

EQUIPAMENTOS

imagem do equipamento de natação: touca, óculos, bermuda (para homens) e macaquinho (para mulheres)

REGRAS

Prova: eles nadam 200 m livre contra o relógio. Quem nada mais rápido marca mais pontos

Contagem: quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral. Cada 0s33 mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos um ponto no total. Um tempo de 2min29s equivale a 253 pontos

Infração: se o atleta escapar na saída, não tocar a parede com alguma parte do corpo nas viradas ou dar um passo no fundo da piscina, será penalizado em dez pontos

PISCINA

imagem de uma piscina de 50m

corrida e tiro

EQUIPAMENTOS

imagem do equipamento de tiro: camiseta, short, tênis e arma

REGRAS

Os atletas percorrem 3.200 m em superfície que pode ser de grama, terra etc. Os resultados das provas anteriores determinam a ordem de largada. Os melhores colocados largam primeiro. Logo após a largada, os atletas usam uma arma a laser para atingir um alvo. Eles voltam a correr após atingir o alvo cinco vezes ou após 50 s. Depois, a cada 800 m, fazem novos disparos. Vence quem chegar primeiro

ARMA

A arma a laser foi introduzida nos Jogos da Juventude de 2010. A mudança aconteceu por segurança e para diminuir o impacto no ambiente, eliminando os cartuchos que ficavam espalhados pelo percurso

imagem da arma de tiro: o alvo fica a 10 m de distância do atirador

Hipismo

EQUIPAMENTOS

imagem do equipamento de hipismo: capacete, chicote, calça e bota

REGRAS

Os cavaleiros montam um cavalo desconhecido. Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos, mas o pentatleta somente conhece seu cavalo após o sorteio antes do aquecimento. O cavaleiro tem 20 minutos para se familiarizar com o animal

OBSTÁCULOS

Cada conjunto percorre um trajeto de 350 a 450 metros, com 12 obstáculos. Duas quedas levam à interrupção do percurso

imagem do obstáculo. Tamanho máximo de 1,2 m.

CURIOSIDADES

Militares

O pentatlo tem origem ligada ao militarismo. Na Grécia Antiga, espartanos usam a modalidade para escolher soldados mais completos e versáteis. A disputa tinha provas de saltos em distância e altura, lançamentos de disco e dardo, corrida e luta

Ornamento da Grécia Antiga com representações de provas do pentatlo
Resistência

Em Atlanta-1996, a competição passou a acontecer em um único dia. Aleksandr Parygin, do Cazaquistão, ganhou o ouro após 13 horas de disputas

Sueco

O pentatlo moderno surgiu no fim do século 19. Um oficial sueco teve a ideia de adaptar a disputa a uma situação militar

BRASIL NOS JOGOS

  • Ouro
  • Brasil não obteve medalhas de ouro
  • Prata
  • Brasil não obteve medalhas de prata
  • Bronze
  • imagem que representa uma medalha de bronze