rugbi

Patrocínio

Patrocínio Bradesco Patrocínio CVC - sempreComVC

A Lenda

imagem de Waisale Serevi - lenda do rugbi

Waisale Serevi

Liderou a seleção de Fiji nas conquistas de 1997 e 2005 da Copa do Mundo. É considerado por muitos o principal jogador de rúgbi sevens da história

REGRAS

  • Duração: 2 tempos de 7 minutos cada um
  • Time: sete jogadores de cada lado
  • Objetivo: trocar passes para atravessar o campo e cruzar a linha de in-gol, para marcar o try
  • Pontuação: existem quatro formas de pontuar. Quem marcar mais pontos ganha

    • Try – um try é marcado quando a bola é apoiada no solo na área além da linha de in-gol do time adversário. Vale 5 pontos
    • Conversão – depois de marcar um try, o time pode tentar marcar uma conversão ao chutar a bola sobre o travessão e entre os postes. Vale 2 pontos
    • Pênalti kick – é cobrado quando acontece uma falta. A equipe que a sofreu coloca a bola no local da infração e chuta em direção ao gol. Vale 3 pontos
    • Drop goal – um drop goal é marcado quando o jogador chuta a bola para o gol. Para que isso aconteça é preciso que a bola esteja nas mãos do chutador e que ela toque o solo antes de ser chutada. Vale 3 pontos

VOCÊ VAI OUVIR

imagem demonstrando que a parte frontal da cabeça recebe o impacto e a parte traseira recebe a pressão imagem demonstrando que o cérebro pressiona e diminui o fluxo de sangue na cabeça

Scrum

É a forma de reiniciar o jogo quando acontece uma infração. Três jogadores de cada equipe se juntam de modo que as cabeças fiquem intercaladas. Dessa maneira, é formado um túnel no qual o meio scrum introduz a bola para que os jogadores tentem puxá-la com os pés e empurrá-la para outros jogadores da equipe

O TIME

imagem do time de rugbi com 7 jogadores
  • Pilares mais fortes e resistentes. Com o hooker, formam a linha de frente do scrum
  • Hooker possui características físicas semelhante às dos pilares. Ele é quem obtém a posse de bola no scrum
  • Meio scrum precisa dominar bem todos os tipos de passes
  • Abertura é o cérebro da equipe. Todas as bolas da linha passam por ele
  • Centro está sempre sob pressão. Deve ser muito bom passador, já que a bola passa pelo jogador central para chegar ao ponta
  • Ponta é normalmente quem marca o try. É ágil e muito veloz e, por isso, menor fisicamente
Posição em campo: na primeira fileira ficam o Pilar, outro Pilar e o Ataque; Na segunda fileira o Hooker; Na terceira fileira o Meio Scrum; Na quarta fileira o Abertura; Na quinta fileira o Centro e na ultima fileira fica o Ponta;

O CAMPO

ilustração do campo de rugbi, demonstrando as demarcações de In-gol, linha de meta, linha dos 22m, linha dos 10m e meio de campo. ilustração do gol, que tem altura de 3m, sendo 1,72m a altura média do brasileiro.

FUNDAMENTOS

ilustração dos fundamentos do rugbi - Tackle

Tackle: é o ato de derrubar o jogador que está carregando a bola

ilustração dos fundamentos do rugbi - Passe

Passe: o passe com as mãos só pode ser feito para trás ou na mesma linha da pessoa que recebe a bola

ilustração dos fundamentos do rugbi - Chute

Chute: um jogador pode chutar a bola para frente. Só o chutador ou um jogador que estiver atrás ou na mesma linha dele no momento do chute podem apanhar a bola. Um jogador que estiver à frente estará em impedimento

EQUIPAMENTOS

O atleta usa protetor bucal, shorts e chuteira com travas.
Especificações da bola. Circunferência: 74,0 a 77,0 cm; Seção transversal: 58,0 a 62,0 cm; Peso: 410 e 460 g. Mede de 28 a 30 cm.

CURIOSIDADES

imagem do atleta Regan Ware, da Nova Zelândia
Árbitros

Os jogadores não podem falar, discutir ou insultar os árbitros. Somente os capitães de cada time podem se dirigir ao juiz, que pode punir um jogador ou o time se a regra for desrespeitada

Início

O rúgbi com 15 jogadores foi criado em 1930, na Inglaterra. A versão olímpica, com sete, foi ideia de dois açougueiros de Melrose, na Escócia. O troféu da Copa do Mundo é chamado Melrose Cup

BRASIL NOS JOGOS

O rúgbi estreia neste ano