Temporada 2017 da F-1

Alterações no regulamento deixam carros mais rápidos

Peso máximo do carro sem pneus

1

2017

2016

702 kg

722 kg

2

4

5

3

6

1

Asa traseira

2016

2017

Altura máx.

95cm

80cm

75cm

Largura

95cm

A asa traseira mais baixa faz a peça receber o ar com mais turbulência. Para minimizar o problema, as equipes recorreram às “barbatanas de tubarão”

2

Largura total do conjunto carro-pneu

1.800 mm

1,65m

2016-

2017-

3

Largura da carenagem

1,4m a 1,6m

1,4m

2016-

2017-

4

Difusor

2017

2016

Altura máx.

125mm

175 mm

1.000mm

1.050mm

Largura

O difusor é um dos componentes com maior influência na aerodinâmica. O aumento de suas dimensões deve deixar os carros mais “grudados” no chão

5

Pneus

Traseiros

Dianteiros

2016

2017

2016

2017

32,5cm

40,5cm

24,5cm

30,5cm

A largura maior dos pneus aumenta a superfície de contato com a pista, possibilitando uma maior aderência e velocidade nas curvas

6

Largura do aerofólio dianteiro

 

2016

1.650 mm

2017

1.800 mm

MUDANÇAS NO REGULAMENTO DESPORTIVO

Após reclamações, F-1 altera procedimento de largada sob Safety Car

Em caso de largada com Safety Car por causa do mau tempo, não haverá bandeira verde e largada em movimento

Assim que as condições forem consideradas seguras, o Safety Car retorna aos boxes e os carro assumem as posições do grid

Uma largada estática acontece, com as voltas dadas sob Safety Car já contabilizadas

AS ETAPAS

Largura do aerofólio dianteiro

 

1

2016

2

1,65m

4

2017

1,8m

5

Peso máximo do carro sem pneus

2017

2016

702 kg

722 kg

3

1

Asa traseira

2016

Altura máx.

95cm

2017

80cm

75cm

Largura

95cm

A asa traseira mais baixa faz a peça receber o ar com mais turbulência. Para minimizar o problema, as equipes recorreram às “barbatanas de tubarão”

5

Pneus

Traseiros

Dianteiros

2016

2017

2016

2017

2

4

32,5cm

40,5cm

24,5cm

30,5cm

Difusor

Largura total do conjunto carro-pneu

2017

2016

Altura máx.

12,5cm

17,5cm

2016

2017

1,65m

1,8m

1mm

1,05m

Largura

3

O difusor é um dos componentes com maior influência na aerodinâmica. O aumento de suas dimensões deve deixar os carros mais “grudados” no chão

A largura maior dos pneus aumenta a superfície de contato com a pista, possibilitando uma maior aderência e velocidade nas curvas

Largura da carenagem

2016

2017

1,4m

1,4m a 1,6m

MUDANÇAS NO REGULAMENTO DESPORTIVO

Após reclamações, F-1 altera procedimento de largada sob Safety Car

 

1

Em caso de largada com Safety Car por causa do mau tempo, não haverá bandeira verde e largada em movimento

2

Assim que as condições forem consideradas seguras, o Safety Car retorna aos boxes e os carro assumem as posições do grid

3

Uma largada estática acontece, com as voltas dadas sob Safety Car já contabilizadas

AS ETAPAS

10

12

9

11

13

6

5

7

4

8

16

17

2

3

18

20

15

14

19

1

Asa traseira

Difusor

Largura do aerofólio dianteiro

 

2017

2017

2016

2016

Altura máx.

Altura máx.

95cm

80cm

12,5cm

17,5cm

75cm

95cm

1m

1,05m

Largura

Largura

A asa traseira mais baixa faz a peça receber o ar com mais turbulência. Para minimizar o problema, as equipes recorreram às “barbatanas de tubarão”

O difusor é um dos componentes com maior influência na aerodinâmica. O aumento de suas dimensões deve deixar os carros mais “grudados” no chão

2016

1,65m

2017

1,8m

Largura total do conjunto carro-pneu

1,65m

1,8m

2017-

2016-

Pneus

Traseiros

Dianteiros

2016

2017

2016

2017

32,5cm

40,5cm

24,5cm

30,5cm

Largura da carenagem

Peso máximo do carro sem pneus

2016

A largura maior dos pneus aumenta a superfície de contato com a pista, possibilitando uma maior aderência e velocidade nas curvas

1,4m

2017

2016

2017

702 kg

722 kg

1,4m a 1,6m

MUDANÇAS NO REGULAMENTO DESPORTIVO

Após reclamações, F-1 altera procedimento de largada sob Safety Car

 

1

Em caso de largada com Safety Car por causa do mau tempo, não haverá bandeira verde e largada em movimento

2

Assim que as condições forem consideradas seguras, o Safety Car retorna aos boxes e os carro assumem as posições do grid

3

Uma largada estática acontece, com as voltas dadas sob Safety Car já contabilizadas

AS ETAPAS

10

12

9

11

13

6

5

7

4

8

16

17

2

3

18

20

15

14

19

1