classico

100 anos do clássico

Duelo entre Corinthians e Palmeiras chega ao seu centenário. Veja histórias de jogos, ídolos e fatos que marcaram a rivalidade do dérbi paulistano

À esquerda a torcida do Corinthians na final do Campeonato Paulista 2013 na Vila Belmiro entre Corinthians e Santos; à direita torcida do Palmeiras no Couto Pereira em Curitiba em 2016

Datafolha

Dérbi é maior rivalidade paulista

Centenário, o dérbi paulistano é considerado o jogo de maior rivalidade para moradores da capital paulista, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha.

{{imagem=1}}

Para 35% dos entrevistados, o duelo entre Corinthians e Palmeiras é o principal clássico do futebol do Estado de São Paulo.

Entre os que torcem para o Corinthians, 45% apontam o confronto com o Palmeiras como o principal jogo do futebol paulista. Já para 18% dos corintianos, o clássico com o São Paulo é o de maior rivalidade, e 3% apontaram o duelo contra o Santos como o mais importante.

Entre os palmeirenses, é ainda maior a taxa de torcedores que veem o jogo contra o rival alvinegro como o maior do Estado. São 63% os palmeirenses que indicam o dérbi como o principal clássico do futebol de São Paulo.

Para 5% dos alviverdes, o confronto com o Santos é o mais importante clássico paulista, seguido pelo jogo do time contra o São Paulo, que é apontado como o jogo de maior rivalidade para só 2% dos palmeirenses.

Considerando o total de entrevistados, 38% das pessoas responderam que não sabem ou não lembram qual é o jogo mais importante.

A pesquisa foi feita na capital paulista com 1.092 pessoas, a partir de 16 anos. O levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatórios dos entrevistados do Datafolha foi feito entre 8 e 9 de fevereiro.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra, considerando nível de confiança de 95%.