Como é ser criança hoje? Mais de 350 meninas e meninos responderam a essa pergunta no concurso de redações da “Folhinha”.

 

E as respostas foram as mais diferentes. A infância é um crime, escreveu Giuseppe, 11. Para Júlia, 6, ser criança é se soltar no mundo. Já Paulo, 10, acha que os meninos de hoje são diferentes dos do passado.

 

Esse choque de gerações e o uso constante de videogames, celulares e outras tecnologias foram os temas da maior parte dos textos. Teve até redação enviada diretamente do iPhone!

 

As produções vieram de diferentes Estados, como Rondônia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, de onde saiu o vencedor: Tales Evangelinellis, 10, que receberá 20 livros, enquanto seu colégio, o Santa Maria, ganhará 50 exemplares.

 

O texto de Tales e dos outros três vencedores estão abaixo, nesta edição que comemora o Dia da Criança (12) e também o aniversário de um ano da coluna Ideias..., que convida uma criança diferente por mês para escrever.

Assista a vídeo em que crianças dão conselhos para aproveitar a infância e depois leia os textos dos vencedores do concurso.

No especial do Dia da Criança, leia conselhos de quem tem a sua idade e veja os vencedores do concurso de redação sobre a infância de hoje

Encare as responsabilidades, mas não deixe de brincar e de sorrir

TALES FELIZOLA EVANGELINELLIS, 10

ESPECIAL PARA A FOLHA

 

Ser criança é encarar responsabilidades. Tomar banho todos os dias e até esfregar o pescoço.

 

Ser criança é ir à escola, à igreja e a passeios indesejados certas vezes. É obedecer pais, tios, avós e até o chato do irmão mais velho que tem uma tortura nova a cada dia.

 

É ter lição de casa, trabalhos escolares, fazer esporte e comer tudo sem deixar nada do jantar no prato.

 

Mas, apesar de tudo isso, ser criança é maravilhoso também. É olhar no relógio a hora em que os pais chegam, pois ambos trabalham fora.

 

Apesar dos anos, e de tudo o que escrevi acima, ser criança é nunca deixar de brincar e de sorrir.

 

Assim era a criança “ontem’’, é assim hoje e para sempre deverá ser assim —pois ser criança é ser feliz em todos os momentos de nossa vida infantil e nunca ficar triste por obstáculos que podem ser passados.

 

Tales Felizona Evangelinellis é aluno do colégio Santa Maria, em São Paulo

SER CRIANÇA HOJE É...

CONSELHOS DE
CRIANÇA PARA CRIANÇA

"Não seja tímido, assim você consegue se dar bem com as outras crianças

enrico veiga, 5

"Cuidado com as plantas e árvores. É preciso cuidar dos lugares mesmo que você não vá sempre

catarina dos santos, 7

SER CRIANÇA HOJE É...

Crianças de hoje só vão à escola, jogam games e veem vídeos na internet

giuseppe Pongelupe Giacóia, 11

especial para a folha

 

Praticamente crime, pois os adultos não se importam em fazer as crianças brincarem e se divertirem (como era antigamente), mas querem mais é vê-las estudando e concentradas na escola. As crianças devem brincar, se divertir e aproveitar a infância.

 

Hoje elas não interagem com a natureza, não brincam, só ficam em suas casas jogando videogame e assistindo a vídeos na internet. As crianças esqueceram o que é infância, apenas estão se jogando no beco fundo da solidão. Irão crescer sozinhas, só com a televisão como amigo.

 

Além disso, há o fato de que as crianças estão apenas mexendo em redes sociais. Várias acabam tendo problemas de coluna e de vista por causa disso.

 

Conheço uma criança de aproximadamente quatro anos que já tem celular, fica o dia inteiro mexendo nele, faz birra para não ir à aula e não tem nenhum amigo.

 

Resumindo, a infância de hoje para mim é um crime, pois é totalmente diferente da de antigamente.

 

Giuseppe Pongelupe Giacóia é aluno da Escola da Criança - Espaço Adolescer, em Uberlândia (MG)

CONSELHOS DE
CRIANÇA PARA CRIANÇA

“Não coloque coisas pequenas na boca, porque você corre o risco de engasgar e deixar aquilo preso
na garganta

Maria Rita Trindade, 7

“Tenha personalidade, não mude por causa de outra pessoa. A gente é quem a gente é

Beatriz Passos, 9

SER CRIANÇA HOJE É...

O mundo tem um monte de dificuldades, mas é bom mesmo assim

Júlia mazini, 6

especial para a folha

 

Ser criança é poder se soltar no mundo, é quando a gente mergulha no mundo do faz de conta, que é diferente para cada pessoa que entra nele.

 

Ser criança é a melhor coisa. Quando a gente é criança, as coisas mais importantes são brincar e estudar, mas também tem que contar com as obrigações, como, por exemplo, arrumar sua bagunça. Mesmo assim, ser criança ainda é a coisa mais legal que o mundo pode oferecer.

 

Também existem adultos com o coração de criança, o que quer dizer que o adulto não ficou viciado no dinheiro nem no trabalho. As crianças têm uma característica que os adultos não têm: elas costumam ver o lado bom das coisas antes do lado ruim.

 

As crianças são diferentes umas das outras, mas isso não as impede de brincar juntas. E, se elas não fossem diferentes, não seriam crianças, seriam robôs. Elas têm que respeitar as diferenças.

 

E, para mim, ser criança é pensar que, mesmo o mundo tendo um monte de dificuldades, ele é bom. E, enfim, é bom ser criança.

 

Júlia Mazini é aluna da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo,  em Dourados (MS); alfabetizada aos três anos, participa do projeto Altas Habilidades

CONSELHOS DE
CRIANÇA PARA CRIANÇA

“Aproveite bastante, pois o tempo passa muito rápido. Quando você vê, já é mais velho

Carolina Ronchibet, 10

“Quando era mais nova, achava que podia fazer tudo o que queria. Mas hoje sei que não é bem assim

Yasmin Silva,  11

SER CRIANÇA HOJE É...

Não ligue para o que os outros pensam e seja feliz com o que você tem

paulo bessa, 10

especial para a folha

 

Ser criança hoje é muito diferente de antigamente. Para começar, nós temos tecnologia. Hoje, quem não pode comprar um PS4 ou um iPhone 6 sofre muito.

 

As outras crianças combinam coisas em grupo e acabam não chamando você, porque quem não tem um PS4 é considerado pobre e fica totalmente triste, solitário ou sofre bullying de todos.

 

Mas uma boa notícia é que existem brincadeiras fora da internet, ou seja, em vez de ficar sofrendo sem amigo nenhum, você pode usar brinquedos para se divertir como as crianças se divertiam antigamente —sem ligar para os outros, pois você vai virar alguém muito bom mesmo sem um PS4 ou iPhone 6, mas com uma imaginação fértil e que não liga para o que os outros dizem.

 

Então, aprendemos que ser criança hoje é muito bom, pois você pode brincar, dançar, enfim, viver a vida. Mas aprenda: se você se preocupa com o que os outros pensam, eles se aproveitam e deixam você mais triste.

 

Você não fica feliz e eles conseguem o que queriam: aborrecer. Resumindo: se você não é feliz com o que tem, não é feliz com nada.

 

Paulo Bessa é aluno do colégio Santa Maria, em São Paulo (SP)

CONSELHOS DE
CRIANÇA PARA CRIANÇA

“Seja escoteiro, pois você aprende a ser uma pessoa melhor, obedecer regras e cuidar do planeta

Saulo Pereira, 11

“Pegue elevador com frequência. Isso significa que você está saindo mais de casa, e não no computador

Nathália Pedreira Soares, 12

 

Reportagem

Edição

 

Mateus Luiz de Souza

Laura Mattos, Felipe Maia
e Bruno Molinero

 

Edição

 

Design e programação

Ilustração

 

Thea Severino, Mario Kanno,
Kleber Bonjoan e Renata Maneschy

Angelo Dias e Márcio Sampaio

Eduardo Vieira

Edição

Foto

Fabio Marra

Eduardo Anizelli

Adriano Vizoni

Edição

Foto

 

Edição de Vídeo

Camila Marques

Eduardo Anizelli e

Adriano Vizoni

Jessé Giotti

FOLHINHA

ARTE

TV FOLHA

FOTOGRAFIA