ALEX KIDD
RENATO BARRETO

DE SÃO PAULO

09/09/2015 - 7h00

 

O mundo pop está em festa. Cercada de suspense, Madonna estreia no dia 9 de setembro, em Montreal, no Canadá, sua mais nova turnê mundial, a Rebel Heart Tour, promovendo o disco de mesmo nome lançado em março. Ao longo das últimas três décadas, a cantora se tornou especialista nesse tipo de megaespetáculo, que mistura música, teatro, vídeo, dança, moda, artes visuais e, claro, polêmicas.

 

Ainda que seus últimos discos tenham sido prejudicados por vazamentos provocados por hackers e pela concorrência com suas competidoras mais jovens – entre elas, Miley Cyrus, Lady Gaga e Beyoncé–, nos palcos, Madonna permanece imbatível. Segundo a revista "Billboard", a MDNA Tour, sua última turnê, foi a mais rentável de 2012, arrecadando US$ 305 milhões.

 

Este especial multimídia celebra os 30 anos de palco da popstar. Entre visuais e performances que marcaram época, veja por que os shows de Madonna representam a essência da cultura pop e uma parte importante de seu legado.

Cantora estreia hoje sua 10a turnê em
30 anos de carreira. Confira o especial
da Folha com tudo o que você precisa saber sobre os shows da popstar

Ilustrações:
Bruno Oliveira Santos

as turnês

Clique nas Madonnas para saber mais sobre os shows

* Fonte: Billboard Boxscore

as turnês

Foto Divulgação

2015

rebel heart
tour

A nova turnê mundial de Madonna passará pelos Estados Unidos e pela Europa e por países nunca antes visitados pela cantora, como as Filipinas. Por enquanto, nenhuma informação foi divulgada sobre a inclusão do Brasil no itinerário da turnê.

Estreia:

09/09/2015

 

Número de shows:

64

Divulgação do disco:

"Rebel Heart" (2015)

AS POLÊMICAS

TOP 10 PERFORMANCES

A rainha do pop não conquistou este título
à toa. Confira neste top 10 algumas das performances mais memoráveis de cada uma de suas turnês e uma prévia do que podemos esperar da Rebel Heart Tour.

10

“American Life”

Re-Invention Tour (2004)

No auge de sua fase cabalística e politizada, a cantora se reinventa como general de guerra e canta a faixa-título de seu então disco mais recente em meio a um cenário de combate com direito a soldados e figuras religiosas, além de uma ponte suspensa que leva Madonna até o meio do público.

“La Isla Bonita”

Sticky and Sweet Tour (2008)

9

“La Isla Bonita” é uma das músicas mais performadas por Madonna em todas as suas turnês, e aqui ela mostra a longevidade da canção com a ajuda de violinos, da banda Gogol Bordello e clima de tenda cigana recriada no palco.

“Open Your Heart”

Who's That Girl Tour (1987)

8

Na performance de abertura de sua primeira turnê mundial, Madonna inicia o show instigando o público com sua silhueta no telão para logo em seguida recriar o clima e a narrativa do clipe de
“Open Your Heart”.

“Music”

Drowned World Tour (2001)

7

Após oito anos sem sair em turnê, Madonna retorna aos palcos privilegiando seu repertório mais recente na época. “Music”, hit dos anos 2000, encerra o show em clima de festa, com sample de Kraftwerk e trajando camiseta com as palavras “Mother", na frente, e
"Fucker”, nas costas.

“Into the Groove”

The Virgin Tour (1985)

6

Acompanhada de apenas dois dançarinos e um pandeiro em sua primeira turnê, Madonna mostra domínio de palco e carisma na performance de uma de suas melhores músicas dos anos 1980.

“Hung Up”

Confessions Tour (2006)

5

Um dos melhores encerramentos de todas as turnês da cantora. Em meio ao clima de discoteca setentista, vestida de colant e dançando em cima de um boombox, Madonna fecha o show instigando o público a cantar com ela o hit que conquistou o mundo com a ajuda da banda sueca ABBA.

“Vogue”

MDNA Tour (2012)

4

Qualquer apresentação de “Vogue” será sempre caprichada, mas aqui Madonna se supera, utilizando não apenas projeções do coletivo Moment Factory, como também coreografia inspirada no estilo voguing da House of Ninja e uma versão atualizada do clássico sutiã de cone da Blond Ambition.

“Express Yourself”

 The Girlie Show (1993)

3

Em sua turnê mais teatral, Madonna cria um bloco inspirado no hedonismo dos anos 70 e surge no palco sentada em um globo de espelhos gigante e vestindo figurino hippie e peruca afro. Na performance, está acompanhada de Niki Haris e Donna De Lory, suas inseparáveis backing vocals na época.

“Like a Virgin”

Blond Ambition Tour (1990)

2

Na apresentação estão a cama de veludo, os dançarinos andróginos, o corpete de cone de Gaultier e a simulação de masturbação que quase levou Madonna a ser presa no Canadá e excomungada na Itália. Mais clássico, impossível.

“REBEL HEART TOUR”

1

Poucas informações vazaram, e Madonna conseguiu a façanha de guardar até o dia do show as surpresas que vem preparando durante os longos meses de ensaio. A especulação vai desde a escolha do repertório até os temas escolhidos para os “atos” em que se divide o show –uma característica presente em todas as suas turnês. Além da tradicional mistura de temas como sexo e religião, as projeções elaboradas pelo coletivo canadense Moment Factory e um bloco inspirado na obra de Frida Kahlo, musa da cantora, prometem ser alguns dos elementos mais interessantes do espetáculo.

MODA NO PALCO

 

Na Rebel Heart Tour, Madonna e trupe vestem peças de grifes como Gucci, Moschino, Miu Miu e  Swarovski, além de peças assinadas por Alexander Wang, Fausto Puglisi e Nicolas Jebran. Mas nem sempre foi assim. Em sua primeira turnê, os figurinos simples e os acessórios tilintantes da cantora foram assinados pela lendária stylist Maripol e pela figurinista Marlene Stewart, que também seria responsável pelos figurinos da turnê seguinte de Madonna, assim como de vários de seus videoclipes dos anos 1980. Em 1990, com a Blond Ambition Tour, a cantora se aproximou do francês Jean Paul Gaultier, que lhe abriu as portas para o mundo da alta costura. A stylist Arianne Phillips assumiu a coordenação dos figurinos das últimas turnês.

Madonna mistura "Born This Way", de Lady Gaga, com "Express Yourself" na MDNA Tour.

QUAL É A MÚSICA?

Já virou tradição: Madonna sempre inclui pelo menos um cover ou sample no repertório dos seus shows, reverenciando suas influências musicais ou incorporando novos artistas. Descubra na playlist ao lado algumas das canções mais emblemáticas incluídas pela cantora em suas turnês anteriores.

TÚNEL DO TEMPO

Veja uma seleção da cobertura realizada pela Folha, desde o início dos anos 80, sobre as turnês da Madonna.

Fotos: Acervo Folha

Foto: Roger Corman

MADONNA NO BRASIL

peregrinação

Foto da cantora tirada no Lower East Side, região de Nova York

Na música “Veni Vidi Vici”, de seu último disco, "Rebel Heart",  Madonna fez o impensável: olhou para trás e discorreu sobre sua trajetória na Big Apple, narrando sua transformação de boêmia do Lower East Side a popstar mundial. Das espeluncas em que morou ao chegar na cidade na década de 1970 ao Madison Square Garden, onde se apresentará na próxima semana em dois shows com cobertura da Folha, Madonna percorreu um longo caminho. Confira ao lado um mapa especial para quem quiser peregrinar pelos principais locais frequentados por Madonna em Nova York do início de sua carreira em sua jornada ao estrelato.

Design: Alex Kidd

Textos: Renato Barreto
Ilustrações: Bruno Oliveira Santos

Animação: Giovana Bressani

Quando eu saio em turnê, eu gosto dE criaR tudo. ser capaz de usar minhas roupas de ensaio e SUAR SEM ter que Me preocupar COM MINHA Aparência. CENTRAR-ME NO QUE EU estou tentando dizer e fazer.

madonna

"

VOLTAR PARA O TOPO

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).