A escritora americana Meg Cabot, 48, é um fenômeno editoral. Conhecida pela série "O Diário da Princesa", que completa 15 anos (veja abaixo), a autora já lançou mais de 70 livros (no Brasil, 68 títulos foram publicados pela ed. Record), para pré-adolescentes, adolescentes e até adultos, que venderam pelo menos 25 milhões de cópias. Recentemente, ela passou a publicar uma série para crianças, e agora se dedica a trabalhar suas personagens adolescentes ---como a princesa Mia--- em suas vidas adultas. Leia abaixo algumas curiosidades sobre a obra de Meg, que conversou com a Folha por email e esteve no Brasil neste mês.

25

milhões

de cópias

no mundo

Divulgação

1,5

milhões

de cópias

no Brasil

pela ed. Record

Meg

Cabot

CRONOLOGIA

1967

Nasce em Bloomington, Indiana, nos Estados Unidos

1991

Se forma em Belas Artes na Universidade de Bloomington, aos 24 anos

1993

Se casa com Benjamin D. Egnatz em 1º de Abril.

1998

Publica seu primeiro livro, “A Rosa do Inverno” (ed. Essencia, esgotado), sob o pseudônimo Patricia Cabot

2000

É lançada em setembro a primeira edição de “O Diário da Princesa” nos Estados Unidos; no mesmo mês, sai “Terra das Sombras”, primeiro volume da série “A Mediadora”, sob o pseudônimo Jenny Carroll

2001

É lançado o filme do “Diário…”, estrelado por Anne Hathaway, então com 19 anos

2002

“O Diário da Princesa” chega ao Brasil pela ed. Record

2003

Em agosto estreia a série de TV canadense “1-800-Missing” baseada na série de livros “Desaparecidos”.

2004

O segundo filme do “Diário da Princesa” chega aos cinemas

2009

Vem ao Brasil pela primeira vez, para a Bienal do Rio

2010

“Avalon High” ganha versão em filme pelo Disney Channel

2015

Série “O Diário da Princesa” completa 15 anos e ganha seu 11º volume, “Casamento Real”

Em 2015, o diário da princesa completa 15 anos: em 2000 foi lançada a primeira aventura da princesa Mia Thermopolis, a adolescente novaiorquina que se descobre herdeira da fictícia Genovia. Nos dez primeiros volumes, ela  namorou, terminou e namorou de novo com Michael Moscovitz, brigou com Lily, sua melhor amiga, se esquivou dos paparazzi, e, claro, lançou a atriz Anne Hathaway, que fez sua estreia no cinema na versão cinematográfica do livro, de 2001, aos 19 anos.  Agora, em "O Casamento da Princesa", Mia está com 25 anos e se pergunta porque Michael, seu namorado há quase dez anos, ainda não a pediu em casamento. O livro foi publicado no Brasil pela ed. Record.

TRECHOS

Depois, tocaram uma outra música lenta e todo mundo foi dançar. Michael e eu fomos deixados novamente no meio do arroz. Eu estava quase perguntando quem ele escolheria para passar a eternidade se uma catástrofe varresse todo o resto da população (...) quando ele me perguntou se eu queria dançar! Fiquei tão surpresa que eu disse que queria, mesmo sem pensar. E, quando dei por mim, eu estava no meio da minha primeira dança com um rapaz que não era meu pai!

E era mesmo uma música lenta!

 

“O Diário da Princesa”

primeiro livro da série

Levantei o olhar do anel para Michael. 'O que é isso?', perguntei a ele, levantando a taça. 'Acho que é bem óbvio', ele disse. 'É um anel de noivado. Achei que você gostaria desse porque é um diamante criado em laboratório. Sei que combinamos de não nos casarmos, mas estou cansado de não conseguir ver você e essa me parece uma solução mais prática para o problema.' (...) Ele se ajoelhou na areia, segurou minhas mãos e olhou para mim. (...) 'Achei que gostaria desse porque não vem de uma zona de conflito'.

 

“O Casamento da Princesa”

11º livro da série, lançado em 2015