sónar

Com apenas um dia de shows, no Espaço das Américas, no sábado (28/11), o festival espanhol Sónar São Paulo chega à sua terceira e mais enxuta edição na cidade. Confira no índice ao lado outros destaques do evento, que começa nesta terça (24), e, abaixo, leia sobre (e ouça) cada uma das sete atrações musicais

 

ALEX KIDD DE SÃO PAULO

SONS DO

OS ARTISTAS POR HORÁRIO

21H

VALESUCHI

 

a dona do som

Única mulher no lineup do Sónar SP, o som experimental da chilena é potencializado por sintetizadores fantasmagóricos. Ela define a mistura como “canções que Dam-Funk faria com o coração partido, enquanto dirige ao entardecer”.

EVIAN

CHRIST

22H

 

de Yeezus a Björk

Promessa do hip-hop internacional, o DJ e produtor britânico se apresentará em um palco com sistema de luzes e projeções que foi criado em parceria com o artista visual Emmanuel Biard.  Suas batidas futuristas chamaram a atenção de Kanye West que convidou o britânico para produzir “Im in It”, faixa do disco “Yeezus”. Bem relacionado, ele dividiu a autoria da faixa com o produtor venezuelano Arca (queridinho da cantora Bjork).

BRODINSKI

23H

 

o reformador

Brondinski não quer ser conhecido como produtor de um estilo só. “Não gosto de ser rotulado. Tento fazer uma boa mistura de tudo o que eu gosto no house, techno e hip hop para criar meu próprio som. Quero destruir as pontes que separam a música eletrônica" diz. Suas batidas impressionaram Kanye West que convidou o produtor para produzir duas músicas do seu aclamado disco "Yeezus".

LEIA ENTREVISTA COM BRODINSKI

THE CHEMICAL

BROTHERS

00h30

 

nascidos no eco

O Sónar nascia em Barcelona (no longíquo 1994) enquanto a dupla formada por Tom Rowlands e Ed Simons gravavam seu seminal disco de estreia "Exit Planet Dust". Vinte anos depois e após o experimental "Further", eles convidaram Beck, St Vincent e Q-Tip para participar de "Born in the Echoes", disco que acena um retorno às pistas de dança. "Não pensávamos muito", diz Ed Simons, sobre o início do duo.

LEIA ENTREVISTA COM
ED SIMONS

LEIA A CRÍTICA DE

'BORN IN THE ECHOES'

ZOPELAR

02h10

 

mago das pistas

Conquistar a atenção da pista em tempos de redes sociais parece tarefa hercúlea. Não para Pedro Zopelar. Feito um xamã, seus sets que transitam entre a acid-house e o techno são hipnotizantes.

O DJ mineiro começou como residente na D-EDGE, mas construiu sua reputação em festas independentes em São Paulo como a “ODD” e a “Mamba Negra”.

VEJA JAM EXCLUSIVA

COM ZOPELAR

HOT CHIP

03h20

 

os batutinhas

Sem pudores, o Hot Chip já foi do rock ao house. O quinteto londrino se consagrou misturando estilos musicais. "Construímos uma carreira tentando emular nossas bandas favoritas" confessa o vocalista Alexis Taylor. Em 2015 eles lançaram o disco que melhor atesta essa filosofia: "Why Make Sense" cita de Prince a Kraftwerk.

LEIA RESENHA DE

'WHY MAKE SENSE'

LEIA ENTREVISTA

COM O HOT CHIP

 

PIONAL

04h40

calor espanhol

O DJ madrileno ganhou notoriedade em 2012 quando participou de duas faixas de "Fin", primeiro disco do produtor John Talabot. Sua mistura sensível de house com vocais pop pode ser conferida em seus remixes para o The xx e para a cantora londrina Jessie Ware.

REPORTAGEM ALEX KIDD

 EDIÇÃO IVAN FINOTTI   ARTE ALEX KIDD, THEA SEVERINO, MARIO KANNO
E KLEBER BONJOAN