Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Adriana Calcanhoto

Cantora e compositora

As indicações de Adriana Calcanhoto

Sérgio Buarque de Holanda encara a origem estrangeira de nossas mazelas com escrita lúcida e acessível, impregnada das ideias modernistas da época em que foi escrito. Por que mesmo lutamos tanto tempo para nos adaptarmos às regras civilizatórias que não se parecem com a gente?

Ir para página do livro chevron_right

Por ser a primeira vez em que os negros aparecem como seres sexuais e por todas as polêmicas e críticas que provocou, esse livro é obrigatório para qualquer leitura que pretenda pensar o Brasil, em qualquer tempo. Gilberto Freyre mistura antropologia e história em um texto que influenciou e segue influenciando largamente os pensadores do Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
12º

Obra-prima de Darcy Ribeiro, o livro é exuberante e toca nas sensíveis questões de identidade do povo do Brasil, sendo incontornável para a leitura a respeito da gente brasileira. Darcy Ribeiro era um homem à frente de seu tempo e vários problemas que ele imaginou que pudessem acontecer em um Brasil sem educação de qualidade estão, infelizmente, ocorrendo.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Que não nasce para ser livro, é uma carta ao rei, é documento fundador da identidade nacional, até hoje. Tem grande importância para o Modernismo de 1922, em geral, e para Oswald de Andrade, em particular. Para o bem e para o mal, a missiva torna-se cada dia mais atual e profética.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Neste livro, Carvalho comenta a construção da elite brasileira, que era não-representativa de nossa população, e a influência da Universidade de Coimbra na formação intelectual dessa elite a partir de sua ligação ao direito romano e à literatura.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Livro recente de Antonio Risério, que traz como pano de fundo todo o Brasil tratado nos livros acima, mas que nos apresenta uma realidade desconhecida do grande público, que é o poder das negras, tanto africanas quanto brasileiras, que alcançaram posições de poder e liberdade enriquecendo e investindo em escravos, imóveis e joias (com as quais se adornavam e eram forte símbolo de poder e ancestralidade). Muitas dessas mulheres escravizadas estão na origem da implementação do candomblé no Brasil. Imperdível.