Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Afonso Reis Cabral

Escritor português, é autor do romance “O Meu Irmão”, vencedor do Prêmio LeYa em 2014

As indicações de Afonso Reis Cabral

Machado de Assis, o mestre. Machado de Assis, o desbravador de novos caminhos. Enquanto narrador, o morto Brás Cubas é extremamente original para a época em que foi escrito. Destaca-se o recurso descomplexado ao ponto final, e o emplasto –esse vão propósito– é fascinante.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Tentando construir um mito fundacional com tudo o que esse exercício tem de complexo e conflituoso, José de Alencar apresenta-nos Iracema, Martim e Moacir. Embora ambientada no Ceará, trata-se de uma obra que ajuda a compreender uma certa visão brasileira oitocentista sobre as suas próprias origens. E é uma lenda feita de boa literatura.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Aos olhos de um português, as crônicas brasileiras de meados do século 20 em diante são prova da plasticidade, amplitude e exuberância da língua. Não se escrevia assim em Portugal, nem de perto nem de longe. Esta selecção primorosa mostra-nos uma língua viva, volátil, plena de vida, e mostra a verdadeira mestria brasileira neste gênero literário.