Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Alejandro Chacoff

Escritor, ensaísta e editor de literatura da piauí

As indicações de Alejandro Chacoff

Poucos livros podem se gabar de inserir uma expressão no léxico nacional. Usada como muleta supostamente autoexplicativa, 'homem cordial' é também das expressões mais mal interpretadas, e esse desencontro entre intenção original do autor e apropriação da obra já diz algo sobre o quão influente o livro se tornou. Embora tenha virado alvo de inúmeras críticas ao longo do tempo –algumas bem elaboradas, outras nem tanto– 'Raízes do Brasil' ainda é parte inescapável da conversa.

Ir para página do livro chevron_right

Fatalista, irônico e frequentemente sombrio, Machado de Assis é a antítese da imagem que o brasileiro gosta de projetar ao mundo, e 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', sua obra-prima, é o espelho quebrado no qual devemos nos fitar a cada tanto. Um livro cuja potência deslocadora nunca é adestrada pela unanimidade celebratória.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Um homem e uma mulher se encontram num sítio. Eles transam e depois brigam feio. A trama minimalista é exposta numa prosa maximalista e voraz, que mistura a impulsividade da oralidade nacional a uma escrita cadenciada e neuroticamente rigorosa. Em 'Um Copo de Cólera', Raduan Nassar prova que um romance não precisa ser panorâmico ou conter inúmeros personagens para captar as contradições de um país em ebulição.