Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Ana Cristina Rosa

Jornalista e colunista da Folha

As indicações de Ana Cristina Rosa

Como bem observou a escritora Conceição Evaristo, a fome que castiga milhares de brasileiros ainda hoje, e que Carolina descreveu com muita propriedade nesta obra, não é apenas fome de comida. É muito mais do que isso. É fome de justiça social.

Ir para página do livro chevron_right

É um romance capaz de desconstruir o mito da democracia racial, o que é essencial para entender o Brasil. Apresenta marcas das violentas experiências históricas dos afrodescendentes, parte relevante da história do país, e explora costumes e mudanças sociais por intermédio de um personagem que não se vitimiza nem se apresenta como herói.

Ir para página do livro chevron_right
50º

O romance mostra a rotina de um grupo de meninos de rua, abandonados à própria sorte, tendo de se virar para sobreviver. Sem família, sem amparo, sem poder contar com o Estado, vivem uma rotina de assaltos e de violência, mas ainda assim alimentam sonhos. Infelizmente o cenário descrito na obra da década de 1930 é, ainda hoje, realidade de milhares de crianças brasileiras que vivem pelas ruas, sem perspectiva de um futuro melhor.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

É um dos livros mais completos sobre o racismo no Brasil.