Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Anabela Mota Ribeiro

Jornalista e autora portuguesa, foi programadora da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020

As indicações de Anabela Mota Ribeiro

95º

Todos os oráculos têm o falar dobrado, mas entendem-se.' Todos os países têm um falar inexplicável, um quê de Flora. Mas em 'Esaú e Jacó', os signos deste mistério que é o Brasil conhecem alguma decifração. Pedro e Paulo brigam desde o ventre. Como não brigar com o outro lado de si? Os gêmeos são os apóstolos, Ulisses e Aquiles, Portugal e Brasil, Monarquia e República, a cabocla e o espírita, encarnam um infante absolutista, o outro liberal, são o passado e o futuro. Os olhos de Machado de Assis estão na fratura e na transição, revelam as coisas que ainda não são e as coisas que já deixaram de ser. A vida nunca fica parada. A História também não.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Não se pode entender o Brasil sem o negro, sem o índio, sem a pobreza, sem o terreiro, sem a imigração, sem a violência sobre a mulher. 'Vista Chinesa' é um romance-soco, é o corpo da mulher transformado em campo de batalha. Batalha contínua, ancestral. Como se não fosse nada. No silêncio da carta que a protagonista escreve aos filhos - e que importante a noção de transmissão -, escutamos um grito que esteve surdo, e que finalmente começa a ser audível. É corajoso, é urgente, é potente. Revela o medo, a lâmina afiada sobre a cabeça das mulheres, o sabor da jaca. E aponta para o futuro, a superação, a luz.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Chico é um poeta dos maiores. Há anos profetizo que um dia vai ao Nobel, bem antes de Bob Dylan, e agora difícil ou impossível por causa de Dylan. Nas letras das suas canções, encontro as raízes do Brasil, uma genealogia sem fim. Noel Rosa, Vinicius, o subúrbio e a orla do mar, o futebol, a política, o samba da Mangueira, a erudição de, por exemplo, 'Leite Derramado', um gingado sincrético que só ele é capaz de fazer. Jobim resumiu bem: Chico é gênio da raça. Leio 'Tantas Palavras' e desenrola-se um mapa. Ainda que não ouça a melodia, a voz de Chico, escuto uma sinfonia. O seu nome é Brasil.