Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Daniel Munduruku

Escritor e professor, é autor de “Vozes Ancestrais: Dez Contos Indígenas”, entre dezenas de outros livros

As indicações de Daniel Munduruku

12º

Este livro é fundamental para entender a formação do povo brasileiro. Ele nos apresenta os diversos caminhos que foram traçados para que o Brasil se constituísse como nação. Sua leitura nos permite compreender como a narrativa hegemônica vai apagando a presença dos povos originários para instituir um discurso pautado numa cínica construção de uma identidade nacional cuja principal bandeira é o embranquecimento de sua população. Um texto primoroso, escrito por alguém que não apenas conhecia o país como o amava.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Este livro é um verdadeiro 'soco no estômago' na história brasileira contada pela elite hegemônica. Sendo parte de um povo originário, sua autora vai nos contando, de forma poética ou dramática, como o país foi se constituindo um 'apagador de memórias'. Eliane é uma voz contundente e forte de uma nova forma de fazer política em território nacional. Conhecer este livro é, finalmente, dar voz aos que sempre tiveram suas vozes silenciadas. É descobrir um outro Brasil.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Entender o Brasil em seus primórdios é o que este livro nos proporciona. Escrito por um psicanalista junguiano, o livro retrata, de forma minuciosa e sem meias palavras, o projeto construído pela igreja católica para fazer prevalecer a fé cristã com a conversão dos povos originários e sua submissão. Tendo como fonte as cartas trocadas entre os jesuítas que estavam no Brasil e seus superiores eclesiásticos, o livro vai traçando o perfil psicológico destes primeiros catequizadores e sua total incapacidade de compreender e conviver com a diferença. Imperdível.

Ir para página do livro chevron_right