Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Djuena Tikuna

Cantora, foi a primeira jornalista indígena Tikuna formada no Estado do Amazonas

As indicações de Djuena Tikuna

A obra é uma esplêndida sessão xamânica guiada pelo líder yanomami Davi Kopenawa. O livro aborda elementos da cultura yanomami, sua visão de mundo, a importância das práticas xamânicas para a saúde do universo, um testemunho que vem da floresta com a legitimidade de seus espíritos. Outra parte da obra narra a relação com os brancos, como estes lidam com a terra, a exploração do ouro e as doenças trazidas com os garimpeiros. Também é uma autobiografia de Kopenawa, ele que é uma das maiores lideranças indígenas do país, com reconhecimento internacional por sua luta em defesa da Amazônia.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Este livro é um valoroso registro da maior riqueza dos povos indígenas: a floresta. Ela é a herança que deixaremos para os nossos filhos. Onde nascemos e viveremos para sempre. O livro mostra ao leitor a perfeita interação do Tikuna com as árvores e o ambiente, o que garante a sua sobrevivência física e cultural. A obra produzida pelos professores indígenas do Alto Solimões traz ainda vários elementos da nossa cosmologia, nossa forma de ver o mundo, nossos rituais e nossas práticas cotidianas. O livro foi produzido com o objetivo de se criar um material legítimo para servir de subsídio à educação infantil diferenciada. A obra faz parte do projeto 'A natureza segundo os Ticuna', iniciado em 1987. Mais do que um inventário das árvores e de suas propriedades, a obra é um verdadeiro tratado de amor ao nosso território, assim torna-se compreensível porque é tão necessário a luta pela sua preservação. A obra foi vencedora do Prêmio Fundação do Livro Infantil e Juvenil em 1997.

Esta é uma obra de grande relevância para o povo Tikuna, a maior nação indígena da Amazônia. Trata-se de um relato precioso sobre um Brasil esquecido, contado pelo então cacique geral do nosso povo, Sr. Pedro Inácio Ngematücü. Aborda as relações dos Tikuna com as estruturas de poder da sociedade envolvente, com os movimentos messiânicos, o patronato dos seringais, o Estado brasileiro e, especialmente, mostra a questão da luta pelo território, fonte da vida e da identidade do meu povo. O livro é narrado em Tikuna e traduzido para o português, respeitando a estrutura da fala Tikuna e o pensamento indígena, mostrando uma forma especial de diálogo, evidenciando esse imenso patrimônio sociolinguístico do nosso país.