Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Eric Novello

Escritor, roteirista e tradutor de livros e quadrinhos, é autor da novela "Ninguém Nasce Herói"

As indicações de Eric Novello

Registrado ao longo de anos pelo etnólogo Bruce Albert, o livro reúne relatos do xamã yanomami Davi Kopenawa, contando da sua preparação para se tornar xamã a seu ativismo pela demarcação de terras dos yanomami e preservação das florestas. Por meio de um potente relato, aprendemos sobre os costumes, a cosmologia e a riqueza da cultura do povo yanomami. Aprendemos ainda sobre o rastro de violência, destruição e doenças deixado pelo contato com missionários religiosos, garimpeiros e construtores de estradas.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Organizado em verbetes na forma de dicionário, analisa a evolução do samba no Brasil em toda sua complexidade cultural e política. Estão lá nomes de músicas, artistas, origem de escolas de samba, tudo alinhavado por uma intrincada significância social, seja ao reafirmar as culturas que o originaram ou apontar as tensões sociais que ele representa - evangélicos versus baianas, respeitabilidade da bossa nova branca versus preconceito com sambistas negros, são alguns exemplos.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Uma cidade volta a emergir no meio do Cerrado anos depois de ser engolida por um lago. Kenia, antiga moradora, retorna a ela com a intenção de fazer um registro fotográfico e ajudar na gravação de um documentário. Sua empreitada acaba se tornando uma jornada pelas próprias lembranças. Forte representante do centro-oeste na literatura contemporânea, traz reflexões sobre a busca por um pertencimento inalcançável num país que se empenha em destruir sua memória.

Como em toda obra de Elvira Vigna, esse é um romance multifacetado. O que de início parece ser a história de uma mulher de classe média que descobre ter sido traída pelo marido, logo se desdobra em reflexões e questionamentos sobre uma geração que lutou contra a ditadura e pela defesa de ideais de esquerda, mas acabou se tornando, com o passar das décadas, parte de um maquinário capitalista capaz de instrumentalizar inclusive nossas relações interpessoais.