Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Eugénia Melo e Castro

Cantora e compositora portuguesa

As indicações de Eugénia Melo e Castro

50º

Carmen' é a maior biografia de um artista já publicada no Brasil. Ano a ano, o autor acompanha a vida da brasileira mais famosa do século 20 - do nascimento da menina Maria do Carmo, numa aldeia em Portugal (e a vinda ao Rio de Janeiro, em 1909, com dez meses de idade), à consagração brasileira e internacional de Carmen Miranda, e sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que massacraram seu organismo em pouco tempo. Mas 'Carmen' não é apenas uma biografia. Enquanto entrelaça a intimidade e a vida pública da maior estrela do Brasil, Ruy Castro nos leva a um passeio pelo Rio dos anos 20 e 30, e por Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50 - cenários em que é especialista. E ainda resgata a história da música popular brasileira, da praia, do carnaval, da juventude do passado, da Rádio Mayrink Veiga, do Cassino da Urca, da Broadway, dos gângsters que dominavam os nightclubs americanos e dos bastidores dos estúdios de cinema - numa época em que, para estrelas como Carmen, as noites não tinham fim.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Verdade Tropical' é uma obra incontornável para quem procura conhecer Caetano Veloso e o movimento cultural que ficou conhecido como Tropicália. Caetano nasceu como músico e compositor no seio de toda uma geração de artistas em efervescência contra os anos de chumbo impostos pela ditadura militar. As memórias de Caetano partem da infância em Santo Amaro, na Bahia — onde leu Clarice Lispector, ouviu João Gilberto e se apaixonou pela primeira vez —, atravessam a adolescência, a prisão em 1968, o exílio em Londres, compondo no seu conjunto um extraordinário panorama do Brasil e um fascinante retrato do artista. No balanço, Caetano debruça-se sobre o seu percurso pessoal, musical e literário e faz um acerto de contas com a sua vida e a do seu país. Com absoluta franqueza, aguda provocação e um estilo muito próprio de empregar a língua portuguesa, Caetano dá mais uma prova da sua capacidade única e incomparável de nos emocionar com a palavra, expondo a sua 'própria verdade'.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Este ensaio re-discute temas que estão presentes desde a formação do povo brasileiro até a atualidade, com o fim de repensar profundamente a experiência nacional. Para isso, abandona os velhos mitos e mentiras da antiga história oficial e promove a crítica e a superação dos mitos e mentiras da nova história oficial, desafio que somente o antropólogo, historiador, poeta, produtor cultural e polemista baiano Antonio Risério poderia enfrentar 'com o suporte de vastíssima erudição, rara coragem intelectual e a força de não se curvar aos modismos', nas palavras da historiadora Mary Del Priore. Segundo o cientista político Marco Aurélio Nogueira, este livro 'é um guia para agirmos reflexivamente na fase complicada em que estamos, dilacerados entre polarizações sectárias e assistindo ao avanço agressivo e desinformado do fragmentarismo multicultural'.

Não seria exagero afirmar que as noites de Copacabana de meados dos anos 1940 até o final dos anos 1950 carregaram um bom pedaço da história do Brasil. Ruy Castro desvenda em detalhes saborosos a vida social do então Distrito Federal, as históricas noites de Copacabana e a trilha musical perfeita para a época: o samba-canção, gênero que viria a marcar definitivamente a música brasileira.

A vida de Antônio Carlos Jobim descrita de forma amorosa e terna por sua irmã, a escritora e ensaísta Helena Jobim, mais do que uma biografia, é um livro de memórias. Lançado em 1996, dois anos após a morte do compositor, a história do 'maestro soberano', farol para os brasileiros que se aventuraram pela música popular brasileira desde os meados dos anos 1950, é contada em detalhes íntimos, familiares, profundos, sutis. Um livro pleno de delicadeza.