Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Fred Coelho

Pesquisador, ensaísta e professor do departamento de Letras da PUC-Rio

As indicações de Fred Coelho

23º

Narra, ao estilo da autora, a pequena e vasta história da alagoana Macabéa e a vida de migrantes do Nordeste no Rio de Janeiro. Por meio de um narrador marcado pela sua classe social, Clarice faz da literatura um espaço de reflexão poética e crítica sobre os que viviam no limite da pobreza urbana nos anos de 1970. Fruto de observações da autora sobre os migrantes da cidade, a vida da mulher que 'não faz falta a ninguém', só comia cachorro-quente e 'era capim' pode ser lida como a tragédia popular de uma época, em sua visada pessimista, quanto a ideia otimista de um futuro.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Apesar de ser originalmente um disco lançado pelos Racionais MC’s em 1997, 'Sobrevivendo no Inferno' se torna livro em 2018, fazendo com que as 12 letras de Mano Brown, Ice Blue e Ed Rock possam ser lidas como um dos acontecimentos poéticos mais poderosos nas ultimas décadas. São versos contundentes e inovadores sobre racismo, crime, morte, vida e salvação, em que lemos os corpos e as vozes do 'efeito colateral que o seu sistema fez'. Falando de dentro do inferno a língua das periferias do país, sua força política o transformou em livro referência de vestibulares.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Diário de Bitita' foi publicado como obra póstuma de Carolina Maria de Jesus. Após o sucesso de 'Quarto de Despejo' (1960), a escritora seguiu produzindo literatura em diferentes formatos. No livro publicado em 1986, no Brasil, a autora faz um relato preciso e precioso de sua infância em Sacramento, município de Minas em que nasceu. Sua trajetória até ir para São Paulo revela detalhes do imaginário racial brasileiro nas primeiras décadas após a abolição, mostrando ao mesmo tempo a violência e a diversidade no cotidiano de um país em transformação radical de seu perfil populacional e social.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Lançado em 1882, praticamente no mesmo período em que lança 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', a coletânea com 13 contos de Machado de Assis mostra o escritor em sua plena maturidade de estilo, fazendo das narrativas curtas um laboratório criativo de suas ideias literárias. Exercendo diferentes formatos narrativos e abordando diferentes aspectos da imaginação política e social de seu tempo, Machado faz com que a novela emblemática 'O Alienista' e contos como 'Teoria do Medalhão' e 'A Sereníssima República' sejam o que havia de melhor em seu tempo para entendermos a política do país por meio da ficção.

Lançado em 1983, o livro de Roberto Moura se tornou um clássico por ser pioneiro na apresentação documentada da presença das chamadas tias baianas, que organizaram a comunidade de descendência africana na Cidade Nova durante o período imediatamente posterior ao da abolição da escravatura. A partir de uma densa documentação, o autor articula a cena musical com as demais práticas culturais dessa comunidade, fazendo do livro uma referência obrigatória para pesquisas sobre música, sociedade e cultura afrodescendente no país.