Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Jaime Lauriano

Artista visual e curador, é um dos organizadores do livro "Enciclopédia Negra: Biografias Afro-Brasileiras"

As indicações de Jaime Lauriano

13º

Abdias Nascimento é um dos intelectuais mais importantes do Brasil. Em 'O Genocídio do Negro Brasileiro', o autor se utiliza diversas formas de escrita (testemunhos pessoais, comentários e críticas sociais) para desmontar um dos pilares da sociabilização brasileira: o mito da democracia racial. Essa obra se torna fundamental para entendermos como se dá a manutenção do racismo no Brasil, bem como o mesmo está entranhado na estrutura do capitalismo brasileiro.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Livro fundamental para entender o pensamento de um dos maiores artistas e teóricos da arte brasileira. Nesta coletânea de textos – organizado por Luciano Figueiredo, Lygia Pape e Wally Salomão – o artista Hélio Oiticica disseca aspectos fundamentais de sua obra, bem como reflete sobre o estado das coisas da arte brasileira dos anos 1960 e 1970.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Em 'O Espetáculo das Raças', a importante antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz disseca o Brasil dos anos 1870 e 1930 à luz de instituições calcadas em ideais que transitavam do liberalismo político ao racismo científico. Com uma afiada visão crítica sobre inúmeros documentos inéditos, Schwarcz nos aponta como a fundamentação deste pensamento higienista ecoa até hoje na estruturação de uma sociedade brasileira racista.