Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Jeferson Tenório

Romancista, é autor de livros como "Estela sem Deus" e "O Avesso da Pele"

As indicações de Jeferson Tenório

Quarto de Despejo' é um acontecimento em muitos sentidos. Do ponto de vista estético, a obra de Carolina causa um descentramento na tradição literária porque não obedece aos critérios canônicos brancos e eurocêntricos. Além disso, seu diário confere dignidade existencial a uma população negra invisibilizada pelo racismo e pelo avanço do progresso. É um livro que conta a história de um Brasil esquecido e nos dá a dimensão da perversidade dos abismos sociais.

Ir para página do livro chevron_right

Machado de Assis é incontornável para pensarmos a formação do Brasil a partir de uma perspectiva crítica e que aponta, com ironia, os privilégios da elite burguesa da época. Estão ali os elementos primordiais de um país que se formou no contexto da escravidão e da manutenção de estruturas excludentes. 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' traça com habilidade um diagnóstico muito preciso de um certo instinto de nacionalidade. Isso significa dizer que Machado opera em duas camadas: a discussão de assuntos nacionais e uma reflexão muito profunda e íntima das personagens e que lhe conferem a universalidade.

Ir para página do livro chevron_right
95º

João Grilo e Chicó são personagens que remontam a trazem à tona a figura do malandro. Sujeitos que estabelecem estratégias de sobrevivências num país marcado por profundas desigualdades. Suassuna executa com maestria as complexidades de uma identidade nacional a partir do sertão, demostrando que a cultura brasileira é marcada pelo atraso, pela violência e pela religião. O humor empregado na obra dá o tom de um país que teve que aprender a rir de si mesmo para continuar vivendo.

Ir para página do livro chevron_right