Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

José Murilo de Carvalho

Historiador, é autor de livros como "Cidadania no Brasil: O Longo Caminho" e "Forças Armadas e Política no Brasil"

As indicações de José Murilo de Carvalho

13º

Frei Vicente do Salvador disse que não havia republicanos no país. Escrevendo quatro séculos depois, Raymundo Faoro acrescenta que o mundo privado invadiu o espaço do Estado, injetando nele o patrimonialismo, o corporativismo, o nepotismo. A ausência de república bloqueou também o desenvolvimento de nossa democracia.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Publicado em 1883, a importância do livro extrapola em muito o âmbito da campanha abolicionista. Ele o faz pela visão sociológica que Nabuco tem do problema da escravidão, mostrando que, além do escravo, ela impactava toda a sociedade, a política, o civismo, a economia, as classes sociais. Sua abolição seria apenas o início de uma longa luta contra sua herança. Nessa luta ainda estamos.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Escrito em 1627, com primeira edição em 1888, foi a primeira história do Brasil escrita por um brasileiro. Arguto e crítico, basta para a perenidade de seu livro ter escrito que 'nem um homem nesta terra é repúblico' e acrescentado o que ouviu de um bispo de Tucuman: 'toda ela [esta terra] não é república, sendo-o cada casa'. Escrita mais de 100 anos após a chegada dos portugueses, sua observação ainda se mantém verdadeira 521 anos depois. O Brasil continua imune ao vírus da república.

Ir para página do livro chevron_right