Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Lira Neto

Escritor e jornalista, é autor de livros como "Arrancados da Terra" e da trilogia biográfica "Getúlio"

As indicações de Lira Neto

95º

Uma das mais impressionantes — e visionárias — narrativas distópicas da literatura brasileira contemporânea. Impossível reler o livro, hoje, sem experimentarmos imensa perplexidade, sem nos pegarmos a traçar paralelos assustadores com a realidade que nos cerca. Crise climática, autoritarismo policial, revisionismo histórico, insegurança, novas doenças, desmatamento, todos os ingredientes da trama nos remetem a cenários que nos são agora dolorosamente familiares.

Ir para página do livro chevron_right
95º

A história da dominação holandesa no Brasil, entre 1630 e 1654, reconstituída com base em vasta investigação em fontes primárias, combinando um refinado espírito analítico a uma narrativa elegante e rigorosa. Quando posta ao lado de outras obras do autor sobre o período, a exemplo de 'O Bagaço da Cana', 'Rubro Veio' e 'O Negócio do Brasil', constitui o mais amplo, relevante e consistente painel historiográfico e interpretativo sobre o chamado 'Brasil holandês'.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

A originalidade da investigação e a escrita escorreita, traços característicos da autora, revelam-se em sua plenitude nesta obra, que conta a história da Independência a partir dos jornais, panfletos e pasquins da época. O livro mostra como as ideias e ruidosas polêmicas em torno do projeto de construção de um novo país deram origem, em simultâneo, à própria imprensa brasileira. Tudo isso escrito com extrema leveza e raro senso de humor entre os historiadores acadêmicos.