Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Marco Lucchesi

Poeta e romancista, é professor de literatura comparada na UFRJ

As indicações de Marco Lucchesi

33º

Junto à 'Agritcultura Nacional', de André Rebouças, e 'Vários Escritos', de Tobias Barreto, ensaia críticas dissonantes frente ao mainstream epocal, a terra, o direito e o continente.

Ir para página do livro chevron_right
95º

A cultura popular, que inaugura um filão que chega a câmara cascudo e suassuna.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Junto a 'Atlas do Império do Brasil', organizado por Barão Homem de Mello, ensaia uma visão do território, prospecção e limite, riqueza e salvaguarda, em trânsito.

Ir para página do livro chevron_right
95º

Assim como 'Gonçalves Dias na Amazônia', organizado por Josué Montello, traduz extremos ideais e confrontados (mesmo em Gonçalves Dias) sobre as nações indígenas e fundam passos errantes de uma futura hermenêutica.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Junto a 'América Latina: Males de Origem', de Manuel Bomfim, e 'Vários Escritos', de Tobias Barreto, ensaia críticas dissonantes frente ao mainstream epocal, a terra, o direito e o continente.

Junto a 'Corografia Brasílica', de Aires de Casal, ensaia uma visão do território, prospecção e limite, riqueza e salvaguarda, em trânsito.

Junto a 'O Selvagem', de Couto de Magalhães, traduz extremos ideais e confrontados (mesmo em Gonçalves Dias) sobre as nações indígenas e fundam passos errantes de uma futura hermenêutica

Autor esquecido, que influenciou profundamente todas as vagas da geração romântica, incluindo Alencar e Machado

Junto a 'América Latina: Males de Origem', de Manuel Bomfim, e 'Agricultura Nacional', de André Rebouças, ensaia críticas dissonantes frente ao mainstream epocal, a terra, o direito e o continente.