Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Moara Tupinambá

Artista visual, curadora e ativista

As indicações de Moara Tupinambá

Um livro essencial para quem quiser entender melhor a noção de desenvolvimento e progresso do capitalismo, como o avanço dos brancos na floresta tem ocasionado as epidemias, as violências e a grande crise climática que estamos vivendo --tudo isso a partir da visão de um líder xamã yanomami. A partir de seus relatos, que são transcritos por Bruce Albert, Davi nos conta sobre todas as violências que seu povo vem sofrendo desde os anos 1960 e nos alerta, em um tom profético, que quando o último xamã da Amazônia morrer, o céu cairá sobre todos e será o fim do mundo.

Ir para página do livro chevron_right
25º

Além de ser o primeiro livro de poesia publicado por uma mulher indígena, é também um livro de uma parenta que nasceu fora de seu território tradicional, pois seus antepassados migraram das terras potiguara, da Paraíba, para o Rio de Janeiro, por conta das invasões de terra. Desse modo, o livro de Potiguara narra a história vivida pelas mulheres de sua família ao longo do processo de colonização, e que, a partir da escrita poética, discute sobre diversas questões da identidade e espiritualidade.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Um livro para quem tem coragem de realmente compreender uma cartografia sobre o genocídio indígena nas Américas. Compreendemos aqui como seu deu a colonização neste continente, a disputa do território, o roubo,o etnocídio, a invasão e um dos maiores genocídios de toda a história que nunca nos é ensinado nas escolas, pois é uma memória que tentam apagar desde 1500. Para entendermos o presente, é necessário buscarmos esses 500 anos de invasão de nosso corpo, território e espírito.