Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Natalia Pasternak

Bióloga, é fundadora e presidente do Instituto Questão de Ciência

As indicações de Natalia Pasternak

11º

Li 'Os Sertões' menina, na lista de vestibular e com a má vontade inicial típica. Lembro-me da surpresa de gostar da leitura e de perceber quantos Brasis há no Brasil. A descrição das paisagens me pareciam mais reais do que as aulas de geografia. Olhando a mesma obra décadas depois, o deslumbramento adolescente sobrevive, mas salta aos olhos o racismo e um determinismo ambiental que remete a formas de preconceito baseados em 'ciência' que ainda existem hoje.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Esta é uma leitura obrigatória para entender a Covid-19 no contexto do Brasil. As autoras mostram os caminhos da gripe espanhola do início do século 20 e os negacionismos da época. A crença de que a doença nunca chegaria, ou que se chegasse não resistiria ao clima tropical. Depois, a crença de que não se espalharia. As tentativas de negar e/ou esconder a doença, para preservar o comércio. Os remédios milagrosos anunciados nos jornais. A triste constatação de que em 100 anos aprendemos tão pouco.

Para entender o Brasil atual, não tem como escapar de – tentar – entender o bolsonarismo. Cesar Calejon foca sua análise na pandemia, deixando bastante claro que temos a pior liderança possível no pior momento. O negacionsimo, manifesto desde o início, ainda antes da pandemia, na política de destruição ambiental, ganha força na Covid-19. Livros como este são documentos essenciais para que, no futuro, ninguém possa dizer que foi só uma gripezinha, que Jair Bolsonaro nem era tão ruim assim.