Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Schneider Carpeggiani

Editor do Suplemento Pernambuco e da Cesárea Editora

As indicações de Schneider Carpeggiani

95º

O crítico e escritor mineiro Silviano Santiago, entre lances de luzes e trevas, ficcionalizou/retratou os últimos anos de Machado de Assis num país que vivia a conturbada transição do império para a república. Obra indispensável para pensarmos o quanto ainda somos assombrados pela Velha República.

Ir para página do livro chevron_right
95º

É preciso posicionar esse livro de contos do escritor gaúcho também como grande testemunho político do que foi ser jovem no Brasil do desbunde dos anos 1970, que foram seguidos pelo gosto amargo da lenta (lentíssima!) abertura política. 'Morangos Mofados' é tanto o testamento de um tempo morto quanto o farol das mudanças de comportamento que a década de 1980 apresentaria.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Para tentarmos entender os caóticos últimos dez anos do Brasil, a produção de poesia contemporânea do país é ferramenta importante. Com esse livro, Angélica Freitas ajudou a pavimentar os caminhos, a seguir pelo boom de mulheres poetas que emergiram após os protestos de 2013. Um verdadeiro manual de guerrilha e sedução estética.