Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Wander Mello Miranda

Professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG e ex-diretor da editora UFMG

As indicações de Wander Mello Miranda

Num enclave no interior do país, a luta entre o bem e o mal traduz uma imagem do Brasil selvagem, violento, passional, num texto em que alta cultura e cultura popular se unem na realização de uma obra de altíssimo valor literário e cultural.

Ir para página do livro chevron_right

Um clássico da literatura brasileira, trata da questão fundiária do ponto de vista dos retirantes, com ressonâncias impressionantes no presente do país quando se trata de pensar de forma rigorosa e, ao mesmo tempo, comovente dos deserdados da terra. Uma obra-prima de sobriedade formal, segundo Alfredo Bosi.

Ir para página do livro chevron_right
50º

Numa fazenda perdida em meio aos cafezais do vale do Paraíba, os conflitos entre a casa-grande e a senzala extrapolam os limites das circunstâncias históricas e se tornam o mais contundente e refinado testemunho literário sobre a questão escravocrata e seu poder desagregador para a sociedade brasileira, num texto de requinte estético incomum e grande atualidade.

Ir para página do livro chevron_right