Descrição de chapéu Independência, 200

200 anos, 200 livros

Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil, um levantamento com obras indicadas por 169 intelectuais da língua portuguesa

voltar para lista

Zélia Duncan

Compositora e cantora

As indicações de Zélia Duncan

É a saga de Kehinde, africana sequestrada de sua terra, para ser escravizada no Brasil. Cruzamos, agarrados à ela, o oceano, no horror de um navio negreiro. Experimentamos momentos que, muito além da história de uma menina negra que se faz mulher naquele ambiente, nos transporta com riqueza histórica para a fundação do que somos hoje.

Ir para página do livro chevron_right

Indicações fora da lista

Hilda Hilst, além de poeta era dramaturga, ficcionista e cronista. Profunda e ácida, abordou temas-tabu como Deus, o sexo e a morte. Mas mergulhou no amor de forma singular, apaixonada e apaixonante. Hilda é sempre uma escolha inquietante, por isso a escolho sempre. Faz sentir e pensar. Este livro traz sua poesia reunida, o que era muito difícil de encontrar nos anos 1990.

A prosa poética de Conceição Evaristo é tão poderosa e envolvente que pode, às vezes, nem transparecer o quanto de guerrilha diária existe em cada uma de suas palavras. Neste livro de contos, um pedaço do universo da mulher negra se abre, comove e ensina. É uma beleza!