O que é |
Ligada à Malha Paulista, a ferrovia precisa dela para que 30 milhões de toneladas/ano cheguem ao porto de Santos, o principal do país |
Ferrovia que se liga à Malha Paulista e vai até Mato Grosso. Também pertence à Rumo |
Situação |
Novo contrato garantiria, por 40 anos, no máximo 3,4 milhões de toneladas/ano para os trens da Norte-Sul ou dois trens por dia |
Pelo contrato, a Malha Norte teria direito a usar 37% da capacidade da via, sendo que a ferrovia da Rumo em Mato Grosso podecobrar preço livre e a Paulistatem tarifa-teto |
Consequência |
A Norte-Sul teria sua capacidade reduzida, o que desvalorizaria um bem que o governo quer conceder |
A ferrovia que tem preço livre vai ter um maior valor já que é a que terá mais acesso ao porto |
O que diz a Rumo |
A capacidade disponibilizada para a Norte-Sul foi determinada pela ANTT |
Os clientes dela no Mato Grosso ou de qualquer outra ferrovia do país que usam a Malha Paulista pagam uma tarifa de uso especificada pela agência |