Especial Previdência

Corrida contra o tempo

Um guia para entender o que está acontecendo com a Previdência Social e por que o governo Michel Temer decidiu mudar as regras para aposentadorias e pensões

Introdução

O que pode mudar se o Congresso aprovar a reforma da Previdência

Está cada vez mais difícil financiar a Previdência Social no Brasil, e por isso o governo quer mudar as regras para concessão de aposentadorias, pensões e outros benefícios. Uma proposta de emenda à Constituição apresentada pelo presidente Michel Temer (PMDB) está sendo analisada neste momento pelo Congresso, a quem caberá dar a última palavra sobre o assunto.

Se o projeto do governo for aprovado, as mudanças obrigarão muitos brasileiros a trabalhar mais tempo para se aposentar e poderão reduzir o valor dos benefícios assegurados à sua velhice. Para entender como chegamos a esse ponto e o que poderá acontecer no seu caso se a reforma da Previdência for aprovada, precisamos que você nos dê primeiro algumas informações.

{{info=1}}

Ainda é cedo para saber se isso irá prevalecer. As novas regras precisam ser aprovadas pelo Congresso, e é improvável que isso ocorra sem que sofram alterações. O projeto chegou à Câmara dos Deputados em dezembro de 2016. Desde então, uma comissão especial formada por deputados está analisando várias sugestões de mudança, e o governo já concordou em ceder em alguns pontos.

A proposta que resultar desse processo de negociação terá que ser aprovada em dois turnos no plenário da Câmara antes de ser enviada ao Senado, onde terá que atravessar outras duas votações. No cenário mais otimista, a expectativa dos políticos é que a reforma seja aprovada no segundo semestre deste ano.

{{info=2}}