Candidato,
de novo

Saiba quem são e o que fizeram os vereadores paulistanos que tentam a reeleição

O seu vereador se elegeu em 2012? Se sim, você acompanhou seu desempenho ao longo dos últimos quatro anos? Sabe se ele tentará a reeleição? A sãopaulo reuniu dados sobre os 50 vereadores que tentam se manter no cargo na capital paulista em outubro deste ano –ao todo, são 55 vagas na Câmara Municipal.

É possível conhecer o principal projeto aprovado por cada um no atual mandato, escolhido pelos próprios candidatos, além de suas propostas para os próximos quatro anos.

Há também gastos com verba de gabinete de janeiro a julho deste ano, presença em sessões de fevereiro de 2013 a 14 de setembro deste ano, doadores de campanha divulgados até esta quarta (21) e a nota atribuída ao desempenho dos políticos pelo Movimento Voto Consciente, ONG que criou uma metodologia para avaliá-los.

A organização avalia as atividades dos vereadores que exerceram o mandato por pelo menos 24 meses no intervalo entre janeiro de 2013 e maio deste ano. O presidente da Casa, Antonio Donato, não entra no ranking.

Entre os critérios considerados está o impacto de propostas, a presença em votações e comissões de estudos de projetos, a atuação como fiscalizador dos serviços públicos. A nota dada é de zero a dez.

No palácio Anchieta, o PT tem o maior número de concorrentes: dez. Em seguida, aparecem o PSDB, com oito, e o DEM, com cinco. PV, PSD, PRB, PR e PMDB respondem, cada um deles, por três candidatos. Completam a lista representantes do PTB, do PHS, do PDT, do PSB, do PSOL, do Pros, do PP e do PCdoB.

Veja os dados e decida se, para você, eles merecem outros quatro anos na Câmara.