Em 2016, a franquia Pokémon, que já vendeu mais de 200 milhões de unidades em todo o mundo, comemora seus 20 anos com o lançamento de um novo capítulo. Relembre os jogos anteriores e veja as novidades de "Pokémon Sun & Moon"



"Sun & Moon" - Geração 7

Trailer comemorativo de 20 anos da franquia anuncia "Pokémon Sun & Moon".

"Pokémon Sun & Moon" são a dupla de jogos da 7ª geração da franquia e foram feitos para o console portátil da Nintendo, o 3DS.

Nos novos games, o jogador encarna um treinador de pokémons iniciante que encarará o desafio de capturar o maior número possível de criaturas e desafiar os maiores treinadores da região. A premissa é parecida com a dos jogos anteriores, mas "Sun & Moon" prometem uma série de novidades.

Os gráficos foram totalmente redesenhados. Além disso, há novas evoluções para antigos pokémons e os "Z-moves", habilidades mais fortes que só podem ser usadas uma única vez por batalha.

A data de lançamento é de 18 de novembro de 2016 no Japão e nos EUA. No Brasil, as principais importadoras de games prometem trazer o jogo até dezembro de 2016

Trio Inicial

Plataforma: Nintendo 3DS/2DS

Região: Alola (baseada no conjunto de ilhas do Havaí)

Trio inicial: No início da aventura, o treinador precisa escolher um entre três pokémons. Em "Sun & Moon", esse trio é Rowlet, Litten e Popplio

Trio Inicial

Dúvidas do treinador iniciante

O que são os "jogos principais"?
São RPGs (jogos que no desenrolar da história permitem a evolução de seus personagens, com novas habilidades, por exemplo) lançados para os consoles portáteis da Nintendo e que introduziram novos pokémons.

E os "spin-offs"?
Além dos jogos principais, há uma série de "spin-offs", jogos derivados com diversas temáticas, como luta e fotografia, por exemplo.

Por que os jogos sempre aparecem em duplas?
Alguns pokémons só estão presentes em uma das versões. A intenção é estimular as trocas entre os jogadores.

Qual o objetivo do game?
Capturar todos os pokémons e vencer a "Elite Four", os treinadores mais fortes da região. Para desafiá-los, é preciso vencer todos os oito ginásios locais.

Por que Pikachu é a grande estrela?
Pikachu se tornou o mascote oficial da franquia a partir do anime, a animação exibida na televisão. Nos jogos originais, Red & Blue, ele era apenas mais um Pokémon.

E Pokémon Go?
Pokémon Go é um spin-off da franquia. Lançado para celulares em 2016, continua a ser uma febre mundial, com milhões de downloads. Por enquanto, o jogo conta apenas com os 150 pokémons originais dos primeiros jogos – atualmente, nos games principais, o número de criaturas já passa de 700. Clique para saber mais

Relembre as gerações anteriores

1996–1999

Apresenta os 151 monstros originais. Estão presentes os elementos essenciais da série: formato RPG, os oito ginásios no caminho do treinador e a missão de capturar o máximo possível de pokémons. A versão Yellow foi lançada em 1998/1999 e foi feito às semelhanças do anime.

Trio Inicial

Trio inicial

Bulbasaur, Charmander e Squirtle

Nº de pokémons: 151

Região: Kanto (baseada na região japonesa de Kantō, onde fica Tóquio)

Capa

Jogos e lançamento

Red & Green (1996, no Japão); Red & Blue (1998, nos EUA); Yellow (1998 no Japão, 1999 nos EUA)

Plataforma: Game Boy

1999–2002

Algumas novidades: sistema dia e noite (reflete o horário do mundo real), que influencia eventos no jogo; uso de todas as cores da paleta do Game Boy Color; novos tipos de Pokémon, noturno e metal; reprodução e gênero de pokémons; primeira vez em que é possível escolher o gênero do personagem principal (apenas na versão Crystal)

Trio Inicial

Trio inicial

Chikorita, Cyndaquil, e Totodile

Nº de pokémons: 251 (100 novos)

Região: Johto (baseada nas regiões japonesas de Kansai e Tōkai). Após terminar de explorar Johto, é possível viajar para Kanto, a região da primeira geração

Capa

Jogos e lançamento

Gold & Silver (1999 nos Japão, 2000 nos EUA); Crystal (2000 no Japão, 2001 nos EUA)

Plataforma: Game Boy Color

2002–2006

Algumas novidades: gráficos mais avançados; "natureza" dos pokémons, que afeta o comportamento; batalhas 2 x 2; sistema de habilidades; condições de clima; possibilidade de escolher o gênero do protagonista em todos os jogos da geração; abandono do sistema dia e noite

Trio Inicial

Trio inicial

Treecko, Torchic, e Mudkip

Nº de pokémons: 386 (135 novos). Apesar disso, não era possível pegar todos os 386 nos jogos originais

Região: Hoenn (baseada na ilha de Kyushu, ao sul do Japão)

Capa

Jogos e lançamento

Ruby & Sapphire (2002 no Japão, 2003 nos EUA); Emerald (2004 no Japão, 2005 nos EUA)

Plataforma: Game Boy Advance

2006–2010

Algumas novidades: primeiro jogo da franquia a ter gráficos em 3D; trocas on-line; multiplayer on-line; volta do sistema dia e noite, com 5 diferentes períodos do dia

Trio Inicial

Trio inicial

Turtwig, Chimchar e Piplup

Nº de pokémons: 493 (107 novos)

Região: Sinnoh (baseada na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão e segunda maior ilha do país)

Capa

Jogos e lançamento

Diamond & Pearl (2006 no Japão, 2007 nos EUA); Platinum (2008 no Japão, 2009 nos EUA)

Plataforma: Nintendo DS

2010–2013

"C-Gear", possibilidade de usar opções no wi-fi e customizações; batalhas 3 x 3; batalhas teste; musicais Pokémon, nos quais os monstros dançam numa espécie de teatro; TMs (itens que dão habilidades de luta para os pokémons) agora não são mais gastos após serem utilizados

Trio Inicial

Trio inicial

Snivy, Tepig, e Oshawott

Nº de pokémons: 649 (156 novos, o maior número de todas as gerações, todos originais; nenhum dos novos pokémons é uma pré-evolução ou evolução de algum dos antigos)

Região: Unova (diferente das outras regiões, todas inspiradas no Japão, Unova é inspirada em Nova York)

Capa

Jogos e lançamento

Black & White (2010 no Japão, 2011 nos EUA); Black 2 & White 2 (2012)

Plataforma: Nintendo DS

2013–2016

Algumas novidades: mega-evoluções, evoluções especiais e temporárias somente para alguns pokémons; novo tipo de Pokémon, o tipo fada; customização do treinador, com possibilidade de escolher o gênero, cor da pele, roupas, etc.

Trio Inicial

Trio inicial

Chespin, Fennekin e Froakie

Nº de pokémons: 721 (72 novos)

Região: Kalos (baseada na França, principalmente a cidade central do mapa, Lumiose, que possui uma espécie de Torre Eiffel)

Capa

Jogos e lançamento

X & Y (lançamento mundial em outubro de 2013)

Plataforma: Nintendo 3DS/2DS

Créditos: Fabiana Martins e Lucas Tófoli Lopes
Fontes: nintendoeverything.com; Bulbapedia; The Pokémon Wiki, pokemon.com