Decodificando a Última Ceia
Pintura é exemplo de como a atenção a detalhes do comportamento da luz e da visão estão por trás de obras geniais de Leonardo
Ponto
de fuga
Escala de um homem de 1,70 m em relação ao tamanho do afresco
4,6 m
altura total
8,8 m
largura total da pintura
O tamanho maior da janela central cria mais contraste entre Jesus e o fundo, fazendo ele parecer maior e dispensando a presença de uma auréola
Os apóstolos estão divididos em quatro grupos de três pessoas. Agrupados assim, seus gestos ficam mais intensos e perceptíveis
Surpresa
Desconfiança
Revolta
Debate
Um buraco perto do rosto de Jesus mostra que Da Vinci usou um prego e barbantes para traçar o ponto de fuga*
Ponto
de fuga
*Onde as linhas da pintura convergem para dar a ilusão de tridimensionalidade
A refração da luz distorce o que é visto através dos copos de vidro na mesa, alterando também cores e reflexos
O autor usava o sfumato, técnica de borrar levemente a imagem por saber que a visão só tem nitidez em uma pequena área do foco
As mãos são pintadas com mais nitidez porque atraem o foco do olhar
Detalhes secundários são mais borrados
O topo das tapeçarias pintadas nas paredes laterais da pintura de A Última Ceia, se alinham com os frisos reais da sala, para causar a ilusão de que a perspectiva da obra é uma continuação do ambiente
Leonardo estabeleceu um ponto de vista, a cerca de 9 m de distância e 4,5 m de altura, de onde a perspectiva do afresco parece perfeitamente encaixada na arquitetura da sala, que fica no convento da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão
4,5 m
9 m
Ao dissecar dezenas de cadáveres, Leonardo verificou como os nervos ópticos mandavam informações dos olhos para o cérebro
Da Vinci também usou técnicas pioneiras para representar a tridimensionalidade de formas geométricas em livro escrito por um de seus amigos, o matemático Luca Pacioli
Fontes: Biblioteca Britânica e obras sobre Leonardo da Vinci escritas por Martin Kemp, Serge Bramly e Walter Isaacson
Decodificando a Última Ceia
Pintura é exemplo de como a atenção a detalhes do comportamento da luz e da visão estão por trás de obras geniais de Leonardo
Tiago,
filho de
Alfeu
Tiago
Maior
Judas
Tadeu
Ponto
de fuga
Tomé
Filipe
Mateus
Simão
Bartolomeu
André
Judas
Iscariotes
Pedro
João
Jesus
4,6 m
altura total
8,8 m
largura total da pintura
Os apóstolos estão divididos em quatro grupos de três pessoas. Agrupados assim, seus gestos ficam mais intensos e perceptíveis
Escala de um homem de 1,70 m em relação ao tamanho do afresco
O tamanho maior da janela central cria mais contraste entre Jesus e o fundo, fazendo ele parecer maior e dispensando a presença de uma auréola
Surpresa
Desconfiança
Revolta
Debate
A refração da luz distorce o que é visto através dos copos de vidro na mesa, alterando também cores e reflexos
Um buraco perto do rosto de Jesus mostra que Da Vinci usou um prego e barbantes para traçar o ponto de fuga*
Ponto
de fuga
*Onde as linhas da pintura convergem para dar a ilusão de tridimensionalidade
O topo das tapeçarias pintadas nas paredes laterais da pintura de A Última Ceia, se alinham com os frisos reais da sala, para causar a ilusão de que a perspectiva da obra é uma continuação do ambiente
4,5 m
9 m
Leonardo estabeleceu um ponto de vista, a cerca de 9 m de distância e 4,5 m de altura, de onde a perspectiva do afresco parece perfeitamente encaixada na arquitetura da sala, que fica no convento da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão
Ao dissecar dezenas de cadáveres, Leonardo verificou como os nervos ópticos mandavam informações dos olhos para o cérebro
Da Vinci também usou técnicas pioneiras para representar a tridimensionalidade de formas geométricas em livro escrito por um de seus amigos, o matemático Luca Pacioli
Fontes: Biblioteca Britânica e obras sobre Leonardo da Vinci escritas por Martin Kemp, Serge Bramly e Walter Isaacson. Infográfico Reinaldo José Lopes e Marcelo Pliger
Folha