Imagem de carregamento

Decodificando a Última Ceia

Pintura é exemplo de como a atenção a detalhes do comportamento da luz e da visão estão por trás de obras geniais de Leonardo

Ponto

de fuga

Escala de um homem de 1,70 m em relação ao tamanho do afresco

4,6 m

altura total

8,8 m

largura total da pintura

O tamanho maior da janela central cria mais contraste entre Jesus e o fundo, fazendo ele parecer maior e dispensando a presença de uma auréola

Os apóstolos estão divididos em quatro grupos de três pessoas. Agrupados assim, seus gestos ficam mais intensos e perceptíveis

Surpresa

Desconfiança

Revolta

Debate

Um buraco perto do rosto de Jesus mostra que Da Vinci usou um prego e barbantes para traçar o ponto de fuga*

Ponto

de fuga

*Onde as linhas da pintura convergem para dar a ilusão de tridimensionalidade

A refração da luz distorce o que é visto através dos copos de vidro na mesa, alterando também cores e reflexos

O autor usava o sfumato, técnica de borrar levemente a imagem por saber que a visão só tem nitidez em uma pequena área do foco

As mãos são pintadas com mais nitidez porque atraem o foco do olhar

Detalhes secundários são mais borrados

O topo das tapeçarias pintadas nas paredes laterais da pintura de A Última Ceia, se alinham com os frisos reais da sala, para causar a ilusão de que a perspectiva da obra é uma continuação do ambiente

Leonardo estabeleceu um ponto de vista, a cerca de 9 m de distância e 4,5 m de altura, de onde a perspectiva do afresco parece perfeitamente encaixada na arquitetura da sala, que fica no convento da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão

4,5 m

9 m

Ao dissecar dezenas de cadáveres, Leonardo verificou como os nervos ópticos mandavam informações dos olhos para o cérebro

Da Vinci também usou técnicas pioneiras para representar a tridimensionalidade de formas geométricas em livro escrito por um de seus amigos, o matemático Luca Pacioli

Fontes: Biblioteca Britânica e obras sobre Leonardo da Vinci escritas por Martin Kemp, Serge Bramly e Walter Isaacson

Decodificando a Última Ceia

Pintura é exemplo de como a atenção a detalhes do comportamento da luz e da visão estão por trás de obras geniais de Leonardo

Tiago,

filho de

Alfeu

Tiago

Maior

Judas

Tadeu

Ponto

de fuga

Tomé

Filipe

Mateus

Simão

Bartolomeu

André

Judas

Iscariotes

Pedro

João

Jesus

4,6 m

altura total

8,8 m

largura total da pintura

Os apóstolos estão divididos em quatro grupos de três pessoas. Agrupados assim, seus gestos ficam mais intensos e perceptíveis

Escala de um homem de 1,70 m em relação ao tamanho do afresco

O tamanho maior da janela central cria mais contraste entre Jesus e o fundo, fazendo ele parecer maior e dispensando a presença de uma auréola

Surpresa

Desconfiança

Revolta

Debate

A refração da luz distorce o que é visto através dos copos de vidro na mesa, alterando também cores e reflexos

Um buraco perto do rosto de Jesus mostra que Da Vinci usou um prego e barbantes para traçar o ponto de fuga*

Ponto

de fuga

*Onde as linhas da pintura convergem para dar a ilusão de tridimensionalidade

O topo das tapeçarias pintadas nas paredes laterais da pintura de A Última Ceia, se alinham com os frisos reais da sala, para causar a ilusão de que a perspectiva da obra é uma continuação do ambiente

4,5 m

9 m

Leonardo estabeleceu um ponto de vista, a cerca de 9 m de distância e 4,5 m de altura, de onde a perspectiva do afresco parece perfeitamente encaixada na arquitetura da sala, que fica no convento da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão

Ao dissecar dezenas de cadáveres, Leonardo verificou como os nervos ópticos mandavam informações dos olhos para o cérebro

Da Vinci também usou técnicas pioneiras para representar a tridimensionalidade de formas geométricas em livro escrito por um de seus amigos, o matemático Luca Pacioli

Fontes: Biblioteca Britânica e obras sobre Leonardo da Vinci escritas por Martin Kemp, Serge Bramly e Walter Isaacson. Infográfico Reinaldo José Lopes e Marcelo Pliger

Folha