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Os maiores vazamentos de óleo

do mundo e suas causas

Os vazamentos de óleo são divididos

em três categorias, por tamanho:

Menor de

7 toneladas

Entre 7 e 700

toneladas

Maior que 700

toneladas

A ITOPF (International Tanker Owners

Pollution Federation) tem o registro

de mais de 10 mil incidentes, a maioria

de menos de 7 toneladas

As causas dos grandes vazamentos

Maiores de 700 toneladas

Entre 1970 e 2018, 50% dos grandes vazamentos

ocorreram em alto-mar; colisões e aterramentos

responderam por 58% das causas. Quando o

navio estava em águas restritas ou a caminho da

costa, essas mesmas causas respondem por 99%

dos vazamentos

Colisão

Colisão com o fundo do mar ou margens de rio

Falha do casco

Falha de equipamento

Fogo/explosão

Outro

0

20

40

60

80

100

Outras operações/

desconhecido

Carregamento/

descarregamento

Underway

(alto-mar)

Underway

(em terra/restrito)

Navios ancoradas

(alto-mar)

Navios ancorados

(em terra)

Estatísticas do vazamento de óleo

Número de vazamentos por ano por década

78,8

45,4

35,8

18,1

6,4

1970

1980

1990

2000

2010

Grandes vazamentos da história

 

1. Kuwait, durante a Guerra do Golfo, em 19.jan.1991. Mais de 1 bilhão de litros de petróleo foram despejados no mar em ato deliberado das forças do Iraque

 

2. Golfo do México, 22.abr.2010. 795 milhões de litros de óleo foram despejados após explosão acidental em plataforma de petróleo

 

3. Baía do Campeche, México, em jun.1979. Um poço de petróleo explodiu liberando 530 milhões de litros no mar por dez meses

 

4. Costa de Tobago no mar do Caribe. Após colisão de dois grandes navios petroleiros e uma explosão, 330 milhões de litros de petróleo foram despejados no mar. 26 pessoas morreram

 

5. Golfo Pérsico do Irã, 10.fev.1983. Um navio petroleiro colidiu com uma plataforma durante a guerra entre o Irã e o Iraque, despejando mais de 300 milhões de litros de óleo

 

6. Angola, 1991. A explosão de um petroleiro liberou 300 milhões de litros de óleo no oceano

 

7. Rússia, 6.ago.1983. O vazamento de 317 milhões de litros foi causado por falta de manutenção em um oleoduto

 

8. França, 1978. Um navio petroleiro não conseguiu fazer uma curva durante tempestade e se chocou contra a costa. O vazamento foi de 260 milhões de litros de óleo

 

9. Itália, 11.abr.1991. A explosão de um navio petroleiro matou seis pessoas e provocou o vazamento de 170 milhões de litros por 12 anos

 

10. Reino Unido, 18.mar.1967. Um grande petroleiro colidiu com um recife, liberando 136 milhões de litros de óleo

Tipo de carga e classe do navio

Produtos

refinados

GP propósito geral

MR extensão média

O GP e o MR são usados para transportar produtos

de petróleo refinado em distâncias menores, como

da Europa pra costa leste dos EUA

Um GP pode carregar até 190 mil barris de gasolina

(mais de 30 milhões de litros), e um MR, até 345 mil barris

de gasolina (mais de 54 milhões de litros)

Produtos refinados

ou óleo cru

LR1 extensão longa 1

AFRA entre o LR 1 e LR2

LR2 extensão longa 2

Os navios LR são os petroleiros mais comuns

no mundo, porque são usados para levar

produtos refinados e óleo cru

Um LR 1 pode levar até 615 mil barris de gasolina

(mais de 97 milhões de litros) ou até 550 mil barris

de petróleo cru (mais de 87 milhões de litros)

Óleo cru

VLCC transportador muito grande de óleo cru

ULCC transportador extra grande de óleo cru

Os VLCC são responsáveis pela maior parte do

transporte de óleo cru no mundo e podem levar

até 2,2 milhões de barris

Fonte: ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)

Os maiores vazamentos de óleo

do mundo e suas causas

Os vazamentos de óleo de navios petroleiros são divididos

em três categorias, por tamanho:

Menor de

7 toneladas

Entre 7 e 700

toneladas

Maior de 700

toneladas

A ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)

tem o registro de mais de 10 mil acidentes de petroleiros,

a maioria de menos de 7 toneladas

As causas dos grandes vazamentos

Maiores de 700 toneladas

Entre 1970 e 2018, 50% dos grandes vazamentos de navios

petroleiros ocorreram em alto-mar; colisões e colisões com o fundo

do mar ou margens de rio responderam por 58% das causas. Quando

o navio estava em águas restritas ou a caminho da costa,

essas mesmas causas respondem por 99% dos vazamentos

Colisão

Colisão com o fundo do mar ou margens de rio

Falha do casco

Falha de equipamento

Fogo/explosão

Outro

Causas, em %

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Outras operações/

desconhecido

Carregamento/

descarregamento

Em movimento

(alto-mar)

Em movimento

(em terra/restrito)

Navios ancorados

(alto-mar)

Navios ancorados

(em terra)

Estatísticas do vazamento de óleo

Número de vazamentos de petroleiros por ano por década

78,8

18,1

45,4

6,4

35,8

1970

1980

1990

2000

2010

Grandes vazamentos da história

1. Kuwait, durante a Guerra do Golfo, em 19.jan.1991. Mais de 1 bilhão de litros de petróleo foram despejados no mar em ato deliberado das forças do Iraque

 

2. Golfo do México, 22.abr.2010. 795 milhões de litros de óleo foram despejados após explosão acidental em plataforma de petróleo

 

3. Baía do Campeche, México, em jun.1979. Um poço de petróleo explodiu liberando 530 milhões de litros no mar por dez meses

 

4. Costa de Tobago no mar do Caribe. Após colisão de dois grandes navios petroleiros e uma explosão, 330 milhões de litros de petróleo foram despejados no mar. 26 pessoas morreram

 

5. Golfo Pérsico do Irã, 10.fev.1983. Um navio petroleiro colidiu com uma plataforma durante a guerra entre o Irã e o Iraque, despejando mais de 300 milhões de litros de óleo

 

6. Angola, 1991. A explosão de um petroleiro liberou 300 milhões

de litros de óleo no oceano

 

7. Rússia, 6.ago.1983. O vazamento de 317 milhões

de litros foi causado por falta de manutenção em um oleoduto

 

8. França, 1978. Um navio petroleiro não conseguiu fazer uma curva durante tempestade e se chocou contra a costa. O vazamento foi de 260 milhões de litros de óleo

 

9. Itália, 11.abr.1991. A explosão de um navio petroleiro matou seis pessoas e provocou o vazamento de 170 milhões de litros por 12 anos

 

10. Reino Unido, 18.mar.1967. Um grande petroleiro colidiu com um recife, liberando 136 milhões de litros de óleo

Tipo de carga e classe do navio

O GP e o MR são usados para

transportar produtos de

petróleo refinado em distâncias

menores, como da Europa pra

costa leste dos EUA

Produtos

refinados

GP propósito geral

MR extensão média

Um GP pode carregar até 190 mil barris de gasolina (mais de 30 milhões de litros),

e um MR, até 345 mil barris de gasolina (mais de 54 milhões de litros)

Os navios LR são os petroleiros

mais comuns no mundo,

porque são usados para levar

produtos refinados e óleo cru

Produtos refinados

ou óleo cru

LR1 extensão longa 1

AFRA entre o LR 1 e LR2

LR2 extensão longa 2

Um LR 1 pode levar até 615 mil barris de gasolina (mais de 97 milhões de litros)

ou até 550 mil barris de petróleo cru (mais de 87 milhões de litros)

Óleo cru

VLCC transportador muito grande de óleo cru

ULCC transportador extra grande de óleo cru

Os VLCC são responsáveis pela maior parte do transporte de óleo

cru no mundo e podem levar até 2.2 milhões de barris

Fonte: ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)

Folha