Os maiores vazamentos de óleo
do mundo e suas causas
Os vazamentos de óleo são divididos
em três categorias, por tamanho:
Menor de
7 toneladas
Entre 7 e 700
toneladas
Maior que 700
toneladas
A ITOPF (International Tanker Owners
Pollution Federation) tem o registro
de mais de 10 mil incidentes, a maioria
de menos de 7 toneladas
As causas dos grandes vazamentos
Maiores de 700 toneladas
Entre 1970 e 2018, 50% dos grandes vazamentos
ocorreram em alto-mar; colisões e aterramentos
responderam por 58% das causas. Quando o
navio estava em águas restritas ou a caminho da
costa, essas mesmas causas respondem por 99%
dos vazamentos
Colisão
Colisão com o fundo do mar ou margens de rio
Falha do casco
Falha de equipamento
Fogo/explosão
Outro
0
20
40
60
80
100
Outras operações/
desconhecido
Carregamento/
descarregamento
Underway
(alto-mar)
Underway
(em terra/restrito)
Navios ancoradas
(alto-mar)
Navios ancorados
(em terra)
Estatísticas do vazamento de óleo
Número de vazamentos por ano por década
78,8
45,4
35,8
18,1
6,4
1970
1980
1990
2000
2010
Grandes vazamentos da história
1. Kuwait, durante a Guerra do Golfo, em 19.jan.1991. Mais de 1 bilhão de litros de petróleo foram despejados no mar em ato deliberado das forças do Iraque
2. Golfo do México, 22.abr.2010. 795 milhões de litros de óleo foram despejados após explosão acidental em plataforma de petróleo
3. Baía do Campeche, México, em jun.1979. Um poço de petróleo explodiu liberando 530 milhões de litros no mar por dez meses
4. Costa de Tobago no mar do Caribe. Após colisão de dois grandes navios petroleiros e uma explosão, 330 milhões de litros de petróleo foram despejados no mar. 26 pessoas morreram
5. Golfo Pérsico do Irã, 10.fev.1983. Um navio petroleiro colidiu com uma plataforma durante a guerra entre o Irã e o Iraque, despejando mais de 300 milhões de litros de óleo
6. Angola, 1991. A explosão de um petroleiro liberou 300 milhões de litros de óleo no oceano
7. Rússia, 6.ago.1983. O vazamento de 317 milhões de litros foi causado por falta de manutenção em um oleoduto
8. França, 1978. Um navio petroleiro não conseguiu fazer uma curva durante tempestade e se chocou contra a costa. O vazamento foi de 260 milhões de litros de óleo
9. Itália, 11.abr.1991. A explosão de um navio petroleiro matou seis pessoas e provocou o vazamento de 170 milhões de litros por 12 anos
10. Reino Unido, 18.mar.1967. Um grande petroleiro colidiu com um recife, liberando 136 milhões de litros de óleo
Tipo de carga e classe do navio
Produtos
refinados
GP propósito geral
MR extensão média
O GP e o MR são usados para transportar produtos
de petróleo refinado em distâncias menores, como
da Europa pra costa leste dos EUA
Um GP pode carregar até 190 mil barris de gasolina
(mais de 30 milhões de litros), e um MR, até 345 mil barris
de gasolina (mais de 54 milhões de litros)
Produtos refinados
ou óleo cru
LR1 extensão longa 1
AFRA entre o LR 1 e LR2
LR2 extensão longa 2
Os navios LR são os petroleiros mais comuns
no mundo, porque são usados para levar
produtos refinados e óleo cru
Um LR 1 pode levar até 615 mil barris de gasolina
(mais de 97 milhões de litros) ou até 550 mil barris
de petróleo cru (mais de 87 milhões de litros)
Óleo cru
VLCC transportador muito grande de óleo cru
ULCC transportador extra grande de óleo cru
Os VLCC são responsáveis pela maior parte do
transporte de óleo cru no mundo e podem levar
até 2,2 milhões de barris
Fonte: ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)
Os maiores vazamentos de óleo
do mundo e suas causas
Os vazamentos de óleo de navios petroleiros são divididos
em três categorias, por tamanho:
Menor de
7 toneladas
Entre 7 e 700
toneladas
Maior de 700
toneladas
A ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)
tem o registro de mais de 10 mil acidentes de petroleiros,
a maioria de menos de 7 toneladas
As causas dos grandes vazamentos
Maiores de 700 toneladas
Entre 1970 e 2018, 50% dos grandes vazamentos de navios
petroleiros ocorreram em alto-mar; colisões e colisões com o fundo
do mar ou margens de rio responderam por 58% das causas. Quando
o navio estava em águas restritas ou a caminho da costa,
essas mesmas causas respondem por 99% dos vazamentos
Colisão
Colisão com o fundo do mar ou margens de rio
Falha do casco
Falha de equipamento
Fogo/explosão
Outro
Causas, em %
0
10
20
30
40
50
60
70
80
90
100
Outras operações/
desconhecido
Carregamento/
descarregamento
Em movimento
(alto-mar)
Em movimento
(em terra/restrito)
Navios ancorados
(alto-mar)
Navios ancorados
(em terra)
Estatísticas do vazamento de óleo
Número de vazamentos de petroleiros por ano por década
78,8
18,1
45,4
6,4
35,8
1970
1980
1990
2000
2010
Grandes vazamentos da história
1. Kuwait, durante a Guerra do Golfo, em 19.jan.1991. Mais de 1 bilhão de litros de petróleo foram despejados no mar em ato deliberado das forças do Iraque
2. Golfo do México, 22.abr.2010. 795 milhões de litros de óleo foram despejados após explosão acidental em plataforma de petróleo
3. Baía do Campeche, México, em jun.1979. Um poço de petróleo explodiu liberando 530 milhões de litros no mar por dez meses
4. Costa de Tobago no mar do Caribe. Após colisão de dois grandes navios petroleiros e uma explosão, 330 milhões de litros de petróleo foram despejados no mar. 26 pessoas morreram
5. Golfo Pérsico do Irã, 10.fev.1983. Um navio petroleiro colidiu com uma plataforma durante a guerra entre o Irã e o Iraque, despejando mais de 300 milhões de litros de óleo
6. Angola, 1991. A explosão de um petroleiro liberou 300 milhões
de litros de óleo no oceano
7. Rússia, 6.ago.1983. O vazamento de 317 milhões
de litros foi causado por falta de manutenção em um oleoduto
8. França, 1978. Um navio petroleiro não conseguiu fazer uma curva durante tempestade e se chocou contra a costa. O vazamento foi de 260 milhões de litros de óleo
9. Itália, 11.abr.1991. A explosão de um navio petroleiro matou seis pessoas e provocou o vazamento de 170 milhões de litros por 12 anos
10. Reino Unido, 18.mar.1967. Um grande petroleiro colidiu com um recife, liberando 136 milhões de litros de óleo
Tipo de carga e classe do navio
O GP e o MR são usados para
transportar produtos de
petróleo refinado em distâncias
menores, como da Europa pra
costa leste dos EUA
Produtos
refinados
GP propósito geral
MR extensão média
Um GP pode carregar até 190 mil barris de gasolina (mais de 30 milhões de litros),
e um MR, até 345 mil barris de gasolina (mais de 54 milhões de litros)
Os navios LR são os petroleiros
mais comuns no mundo,
porque são usados para levar
produtos refinados e óleo cru
Produtos refinados
ou óleo cru
LR1 extensão longa 1
AFRA entre o LR 1 e LR2
LR2 extensão longa 2
Um LR 1 pode levar até 615 mil barris de gasolina (mais de 97 milhões de litros)
ou até 550 mil barris de petróleo cru (mais de 87 milhões de litros)
Óleo cru
VLCC transportador muito grande de óleo cru
ULCC transportador extra grande de óleo cru
Os VLCC são responsáveis pela maior parte do transporte de óleo
cru no mundo e podem levar até 2.2 milhões de barris
Fonte: ITOPF (International Tanker Owners Pollution Federation)
Folha