Veja quais os possíveis
riscos de transmissão nos
diferentes ambientes escolares
Priorizar ventilação e atividades ao ar
livre são recomendações para volta às
aulas presenciais mais segura
3
2
4
6
1
5
1 Entrada das escolas
A medição de temperatura e
os tapetes higienizantes são
consideradas medidas pouco ou
nada eficazes para reduzir o risco
de transmissão
Evitar aglomerações de pais
e alunos na chegada e na saída
em espaços fechados
2 Salas de aula
Ventilação adequada das salas inclui a presença de janelas que devem ficar abertas e sempre que possível troca de ar exterior
Uso adequado de máscaras pelos alunos e professores durante todo o tempo
de aula, de preferência com máscaras PFF2, bem ajustadas ao rosto
Máscaras de pano frouxas ou abaixadas vão aumentar o risco de exposição ao vírus
A máscara pode ser retirada para beber água, por exemplo, mas deve ser colocada novamente rapidamente
Para os professores, uma máscara bem ajustada é fundamental por causa das partículas emitidas ao falar alto
Distanciamento entre as carteiras não precisa ser necessariamente
de 1,5m, desde que o ambiente esteja bem ventilado
Salas muito lotadas apresentam maior risco, mesmo se houver ventilação do ambiente
Um medidor de gás carbônico
(CO2) pode ser um bom investimento para avaliar se aquele ambiente está saturado de ar que foi exalado por outras pessoas
3 Sala dos professores
Espaços normalmente pequenos
e com muita aglomeração, os
professores devem evitar ficar muito tempo nessas salas ou, se ficarem, evitar retirar a máscara
Se for tomar café ou comer, o melhor
é ir para um ambiente ao ar livre ou bem ventilado
4 Cantina
Como os alunos vão tirar a máscara para comer, é importante que o refeitório
seja bem arejado e, de preferência, que as refeições sejam ao ar livre
Aglomeração nos bancos para comer ou pouca ventilação aumentam o risco de transmissão
Lavar as mãos antes e depois de comer continuam sendo boas medidas de higiene, independente do coronavírus
Focar na limpeza de superfícies, como as mesas e cadeiras, tem eficácia muito baixa para evitar a transmissão do vírus
5 Atividades ao ar livre
Na hora do recreio ou das brincadeiras
ao ar livre, a máscara até pode ser
abaixada, desde que os alunos estejam
em um ambiente bem ventilado
e não fechado
Quadras esportivas cobertas mas
com boa ventilação nas laterais também
possuem baixo risco de transmissão
Brincadeiras e jogos coletivos podem
ocorrer de forma segura se os alunos
estiverem de máscara e ao ar livre
Não há evidência de que atividades
com bola e outrosjogos aumentem
o risco de transmissão
Já salas de ginástica fechadas e mal
ventiladas são ambientes de alto risco
6 Banheiros
Banheiros mal ventilados e com
aglomeração devem ser evitados
Evitar ficar muito tempo no banheiro,
usando apenas para as necessidades
e não tirar a máscara durante o uso
Ilustração Catarina Pignato
Fonte: Vitor Mori, físico, pesquisador na Universidade de Vermont (EUA) e membro do Observatório Covid-19 BR
Veja quais os possíveis riscos de transmissão
nos diferentes ambientes escolares
Priorizar ventilação e atividades
ao ar livre são recomendações
para volta às aulas presenciais
mais segura
3
2
4
6
1
5
1 Entrada das escolas
A medição de temperatura e os tapetes higienizantes são consideradas
medidas pouco ou nada eficazes para reduzir o risco de transmissão
Evitar aglomerações de pais e alunos na chegada e na saída em espaços fechados
2 Salas de aula
Ventilação adequada das salas inclui a presença de janelas
que devem ficar abertas e sempre que possível troca de ar exterior
Uso adequado de máscaras pelos alunos e professores durante todo o tempo
de aula, de preferência com máscaras PFF2, bem ajustadas ao rosto
Máscaras de pano frouxas ou abaixadas vão aumentar o risco de exposição ao vírus
A máscara pode ser retirada para beber água, por exemplo,
mas deve ser colocada novamente rapidamente
Para os professores, uma máscara bem ajustada é fundamental
por causa das partículas emitidas ao falar alto
Distanciamento entre as carteiras não precisa ser necessariamente
de 1,5m, desde que o ambiente esteja bem ventilado
Salas muito lotadas apresentam maior risco, mesmo se houver ventilação do ambiente
Um medidor de gás carbônico (CO2) pode ser um bom investimento para
avaliar se aquele ambiente está saturado de ar que foi exalado por outras pessoas
3 Sala dos professores
Espaços normalmente pequenos e com muita aglomeração, os professores
devem evitar ficar muito tempo nessas salas ou, se ficarem, evitar retirar a máscara
Se for tomar café ou comer, o melhor é ir para um ambiente ao ar livre ou bem ventilado
4 Cantina
Como os alunos vão tirar a máscara para comer, é importante que o refeitório
seja bem arejado e, de preferência, que as refeições sejam ao ar livre
Aglomeração nos bancos para comer ou pouca ventilação aumentam o risco de transmissão
Lavar as mãos antes e depois de comer continuam sendo boas
medidas de higiene, independente do coronavírus
Focar na limpeza de superfícies, como as mesas e cadeiras,
tem eficácia muito baixa para evitar a transmissão do vírus
5 Atividades ao ar livre
Na hora do recreio ou das brincadeiras ao ar livre, a máscara até pode ser abaixada,
desde que os alunos estejam em um ambiente bem ventilado e não fechado
Quadras esportivas cobertas mas com boa ventilação nas
laterais também possuem baixo risco de transmissão
Brincadeiras e jogos coletivos podem ocorrer de forma segura
se os alunos estiverem de máscara e ao ar livre
Não há evidência de que atividades com bola e outrosjogos aumentem o risco de transmissão
Já salas de ginástica fechadas e mal ventiladas são ambientes de alto risco
6 Banheiros
Banheiros mal ventilados e com aglomeração devem ser evitados
Evitar ficar muito tempo no banheiro, usando apenas para
as necessidades e não tirar a máscara durante o uso
Ilustração Catarina Pignato
Fonte: Vitor Mori, físico, pesquisador na Universidade de Vermont (EUA) e membro do Observatório Covid-19 BR
Folha