Rio deverá ganhar ainda um segundo túnel que servirá como estacionamento de trens
ESTÊVÃO BERTONI
LUCIANO VERONEZI
DE SÃO PAULO
Marginal
Local
SE
Aquinos
Marginal
expressa
ESCAVAÇÃO
Dois tatuzões farão a escavação de um túnel com 10,6 m de diâmetro, partindo de baixo do Tietê rumo aos dois extremos da linha 6
Rio Tietê
O túnel passará abaixo do leito do Tietê
Marginal
expressa
Marginal
Local
14 m
av. Santa
Marina
O solo embaixo do rio é formado por argila e areia
Pistas da
Marginal
Pistas da
Marginal
rio Tietê
av. Santa
Marina
VSE
Tietê
250 m
SE
Aquinos
(entrada
dos dois
tatuzões)
Túnel do metrô
VSE
Tietê
av. Santa
Marina
Haverá um
estacionamento de trens embaixo do rio. O túnel ao lado da linha abrigará duas composições que serão acionadas nos horários de pico
4 meses
22 trens
é o tempo estimado para construir o túnel debaixo do rio Tietê. O túnel usado como estacionamento irá demorar 15 meses e não será feito pelo tatuzão, mas por escavadeiras
VSE
integrarão a linha 6-laranja (132 vagões)
Grandes poços usados para ventilação, saída de emergência, escoamento e abastecimento de materiais
100 metros de comprimento
4,2 milhões m³
300 pessoas
Ventilação
Os sedimentos saem por uma esteira superior e seguem até caminhões caçambas que tranportam o material para o depósito final
operam o equipamento em três turnos 24h/dia (equipe interna + externa)
O TATUZÃO
Um eixo tipo rosca sem fim leva o material até a esteira
Move São Paulo
Aduelas
são encaixadas
formando
um anel
Ambidestro
É a concessionária repon- sável pela construção e operação da linha até 2039.
O consórcio é formado por Odebrecht TransPort,
Queiroz Galvão e UTC
Engenharia
25 anos
é o período de concessão
R$ 9,9 bilhões
é o valor da obra, dividido meio a meio entre governo de SP e concessionária
As aduelas são trazidas por caminhões com duas cabines que andam para ambos os lados, pois não há como manobrar dentro dos túneis
Aduela
633 mil
1,8 m
passageiros são
estimados por dia
Diâmetro
interno
9,41 m
Cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis já afixados para impulsionar máquina adiante
Cada anel (com 9 aduelas) pesa 60 ton. A obra usará no total 7.300 anéis
Fabricante:
Vida útil:
Cabeça de corte
É de aproximadamente 30 km. Ao atingir essa marca, o equipamento passa por uma manutenção com- pleta e troca ou recuperação das partes mais desgastadas
NFM (França),
fabricado na China
1.500 toneladas
Revestida com chromium carbide, material mais resistente já conhecido
Peso:
10,6 m
de diâmetro
SEGUINDO À RISCA
Cada shield é preparado para o tipo de solo que escavará e
recebe um software específico responsável por sua monitoração,
realizando com exatidão as curvas previstas. Equipes de
topografia também fazem a checagem do traçado
69 metros
Higienópolis será a estação mais profunda da América do Sul
PUC Cardoso
de Almeida
Higienópolis
Mackenzie
Vila Cardoso
Brasilândia
São Joaquim
Angélica
Pacaembu
Bela vista
Itaberaba
Freguesia do Ó
João Paulo I
Santa Marina
Água Branca
SE Aquinos
14 Bis
Perdizes
VSE Tietê
Pompeia
Pátio Morro
Grande
Rio Tietê
Início da
escavação
5.225 m
Tatuzão norte (rocha) 5 m/dia de perfuração
9.505 m
Tatuzão sul (solo) 10 a 15 m/dia de perfuração
Fontes: Move São Paulo e
Consórcio Expresso Linha 6
Fontes: Concessionária Move São Paulo e Consórcio Expresso Linha 6