Estudo da FGV mostra prejuízo do uso do celular no aprendizado entre universitários
O experimento
Durante 14 dias, 43 alunos do 4º semestre de administração
tiveram o uso do celular mensurado por um aplicativo
Descoberta
Interação dos alunos com seus celulares somou, em média, 230 minutos por dia – 48,5%
a mais do que os estudantes
imaginavam
Impacto
Cada 100 minutos, em média, de uso diário fazem o aluno recuar 6,3 pontos no ranking de desempenho* da FGV, que vai
de 0 a 100. Se esses
100 minutos ocorrem no
horário da aula, o
impacto dobra
Pontos a menos no ranking
Uso durante todo o dia
Uso em sala de aula
6,3
12
O uso excessivo do celular poderia
tirar um aluno com desempenho
esperado de 93 pontos do ranking
dos 5% melhores. Veja exemplo
100
Ranking dos
5% melhores**
93
Pontuação
sem usar
o celular
86,7
80
Usando celular
durante
todo dia
81
Usando celular
em sala de aula
*O ranking reflete o desempenho dos alunos, levando em conta fatores como grau de dificuldade das provas. **O exemplo se baseia em estimativas que pode variar, de ano para ano, porque as notas de corte para definição de requisitos dependem do desempenho dos estudantes Fonte: “Cell Phone Usage And Academic Performance: An Experiment”, pesquisa feita por Daniel Darghan Felisoni e Alexandra Strommer Godoi
Estudo da FGV mostra prejuízo do uso do celular no aprendizado entre universitários
O experimento
Durante 14 dias, 43 alunos do 4º semestre de administração
tiveram o uso do celular mensurado por um aplicativo
Descoberta
Interação dos alunos com seus celulares somou, em média, 230
minutos por dia – 48,5% a mais do que os estudantes imaginavam
Impacto
Cada 100 minutos, em média, de uso diário fazem o aluno recuar 6,3 pontos
no ranking de desempenho* da FGV, que vai de 0 a 100. Se esses
100 minutos ocorrem no horário da aula, o impacto dobra
Pontos a menos no ranking
Uso durante todo o dia
Uso em sala de aula
6,3
12
O uso excessivo do celular poderia tirar um aluno com desempenho
esperado de 93 pontos do ranking dos 5% melhores. Veja exemplo
100
93
Ranking dos
5% melhores**
Pontuação sem usar o celular
86,7
Usando celular durante todo dia
81
Usando celular em sala de aula
80
*O ranking reflete o desempenho dos alunos, levando em conta fatores como grau de dificuldade das provas. **O exemplo se baseia em estimativas que pode variar, de ano para ano, porque as notas de corte para definição de requisitos dependem do desempenho dos estudantes Fonte: “Cell Phone Usage And Academic Performance: An Experiment”, pesquisa feita por Daniel Darghan Felisoni e Alexandra Strommer Godoi
Folha