Imagem de carregamento

Estudo da FGV mostra prejuízo do uso do celular no aprendizado entre universitários

O experimento

Durante 14 dias, 43 alunos do 4º semestre de administração

tiveram o uso do celular mensurado por um aplicativo

Descoberta

Interação dos alunos com seus celulares somou, em média, 230 minutos por dia – 48,5%

a mais do que os estudantes

imaginavam

Impacto

Cada 100 minutos, em média, de uso diário fazem o aluno recuar 6,3 pontos no ranking de desempenho* da FGV, que vai

de 0 a 100. Se esses

100 minutos ocorrem no

horário da aula, o

impacto dobra

Pontos a menos no ranking

Uso durante todo o dia

Uso em sala de aula

6,3

12

O uso excessivo do celular poderia

tirar um aluno com desempenho

esperado de 93 pontos do ranking

dos 5% melhores. Veja exemplo

100

Ranking dos

5% melhores**

93

Pontuação

sem usar

o celular

86,7

80

Usando celular

durante

todo dia

81

Usando celular

em sala de aula

*O ranking reflete o desempenho dos alunos, levando em conta fatores como grau de dificuldade das provas. **O exemplo se baseia em estimativas que pode variar, de ano para ano, porque as notas de corte para definição de requisitos dependem do desempenho dos estudantes Fonte: “Cell Phone Usage And Academic Performance: An Experiment”, pesquisa feita por Daniel Darghan Felisoni e Alexandra Strommer Godoi

Estudo da FGV mostra prejuízo do uso do celular no aprendizado entre universitários

O experimento

Durante 14 dias, 43 alunos do 4º semestre de administração

tiveram o uso do celular mensurado por um aplicativo

Descoberta

Interação dos alunos com seus celulares somou, em média, 230

minutos por dia – 48,5% a mais do que os estudantes imaginavam

Impacto

Cada 100 minutos, em média, de uso diário fazem o aluno recuar 6,3 pontos

no ranking de desempenho* da FGV, que vai de 0 a 100. Se esses

100 minutos ocorrem no horário da aula, o impacto dobra

Pontos a menos no ranking

Uso durante todo o dia

Uso em sala de aula

6,3

12

O uso excessivo do celular poderia tirar um aluno com desempenho

esperado de 93 pontos do ranking dos 5% melhores. Veja exemplo

100

93

Ranking dos

5% melhores**

Pontuação sem usar o celular

86,7

Usando celular durante todo dia

81

Usando celular em sala de aula

80

*O ranking reflete o desempenho dos alunos, levando em conta fatores como grau de dificuldade das provas. **O exemplo se baseia em estimativas que pode variar, de ano para ano, porque as notas de corte para definição de requisitos dependem do desempenho dos estudantes Fonte: “Cell Phone Usage And Academic Performance: An Experiment”, pesquisa feita por Daniel Darghan Felisoni e Alexandra Strommer Godoi

Folha