Denúncias de irregularidades nas obras e licitações do Metrô e da CPTM de SP
Integração
CPTM
Metrô
7-rubi
13-jade
6
Não
construída
12-safira
8-diamante
3
11-coral
4
15-prata
3
10-turquesa
5
9-esmeralda
1
Linha 1-azul
2008-2009
Dez empresas que participaram das licitações para reformas fizeram cartel para evitar concorrência e dividir os projetos das obras, segundo acordo firmado pela Siemens com o Cade
Linha 2-verde
2003 a 2006
Delações mencionam suborno a ex-diretores do Metrô e supostos repasses a campanhas de políticos do DEM e do PSDB,
entre eles o ex-governador José Serra (PSDB). Em troca, OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa tinham direito a continuar operando as obras de construção da linha
2005
A Siemens afirma que quatro empresas formaram conluio que afetou a concorrência da licitação do projeto de extensão da linha
Linha 3-vermelha
2008-2009
As mesmas empresas
que formaram cartel para
os projetos das obras de reforma da linha 1-azul também teriam formado para a reforma
da linha 3-vermelha
Linha 4-amarela
2007
• Ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro disse que governo José Serra (PSDB) solicitou R$ 5 milhões de propina a cada uma das empresas do consórcio que venceu licitação para a construção dos lotes 1, 2 e 3. Linha também é investigada pela Lava Jato de SP
• Documentos apreendidos com um doleiro da Camargo Corrêa,
na Operação Castelo de Areia, indicam o pagamento de propina.
A operação, contudo, foi anulada pelo STJ
Linha 5-lilás
• Há denúncias de propina paga pelas empreiteiras OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa ao ex-diretor do Metrô Sérgio Brasil. Segundo o MPF, foram direcionados contratos para o trecho entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin
• O Cade aponta que há suspeita de ilícitos desde 1999, com formação de cartel para a elaboração do projeto da linha, no governo do tucano Mario Covas (1995-2001)
Linha 6-laranja
Segundo delação da Odebrecht, foram pagos R$ 700 mil a Sérgio Brasil (à época membro do conselho gestor de PPPs do estado) para a liberação de áreas públicas do município para
a obra. Brasil afirma que recebeu o dinheiro para favorecer a empreiteira baiana e a Queiroz Galvão na licitação. Obras estão paralisadas desde 2016
CPTM
Manutenção de trens
2003-2013
Cade aponta que houve combinação dos vencedores das concorrências para os projetos de manutenção de trens da CPTM
Projeto Boa Viagem 2004-2005
Empresas fizeram contratos para dividir lotes de licitação do projeto para expansão da malha e manutenção da via, segundo o Cade
Aquisição de carros
2007-2008
Empresas Alstom e Siemens formaram cartel para eliminar concorrência para aquisição de 400 vagões
Denúncias de irregularidades nas obras e licitações do Metrô e da CPTM de SP
Integração
CPTM
Metrô
13-jade
7-rubi
1
6
Não
construída
12-safira
8-diamante
11-coral
3
3
4
15-prata
10-turquesa
5
9-esmeralda
Linha 1-azul
2008-2009
Dez empresas que participaram das licitações para reformas fizeram cartel para evitar concorrência e dividir os projetos das obras, segundo acordo firmado pela Siemens com o Cade
Linha 2-verde
2003 a 2006
Delações mencionam suborno a ex-diretores do Metrô e supostos repasses a campanhas de políticos do DEM e do PSDB,
entre eles o ex-governador José Serra (PSDB). Em troca, OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa tinham direito a continuar operando as obras de construção da linha
2005
A Siemens afirma que quatro empresas formaram conluio que afetou a concorrência da licitação do projeto de extensão da linha
Linha 3-vermelha
2008-2009
As mesmas empresas
que formaram cartel para
os projetos das obras de reforma da linha 1-azul também teriam formado para a reforma
da linha 3-vermelha
Linha 4-amarela
2007
• Ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro disse que governo José Serra (PSDB) solicitou R$ 5 milhões de propina a cada uma das empresas do consórcio que venceu licitação para a construção dos lotes 1, 2 e 3. Linha também é investigada pela Lava Jato de SP
• Documentos apreendidos com um doleiro da Camargo Corrêa, na Operação Castelo de Areia, indicam o pagamento de propina.
A operação, contudo, foi anulada pelo STJ
Linha 5-lilás
• Há denúncias de propina paga pelas empreiteiras OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa ao ex-diretor do Metrô Sérgio Brasil. Segundo o MPF, foram direcionados contratos para o trecho entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin
• O Cade aponta que há suspeita de ilícitos desde 1999, com formação de cartel para a elaboração do projeto da linha, no governo do tucano Mario Covas (1995-2001)
Linha 6-laranja
Segundo delação da Odebrecht, foram pagos R$ 700 mil a Sérgio Brasil (à época membro do conselho gestor de PPPs do estado) para a liberação de áreas públicas do município para
a obra. Brasil afirma que recebeu o dinheiro para favorecer a empreiteira baiana e a Queiroz Galvão na licitação. Obras estão paralisadas desde 2016
CPTM
Manutenção de trens
2003-2013
Cade aponta que houve combinação dos vencedores das concorrências para os projetos de manutenção de trens da CPTM
Projeto Boa Viagem 2004-2005
Empresas fizeram contratos para dividir lotes de licitação do projeto para expansão da malha e manutenção da via, segundo o Cade
Aquisição de carros
2007-2008
Empresas Alstom e Siemens formaram cartel para eliminar concorrência para aquisição de 400 vagões
Folha