50% menos mortes no trânsito
Meta pactuada com a ONU acaba em 2020
Alcançaram a meta
No caminho para a meta
Aumentaram o número de mortes
Mortes em 2018 a cada 100 mil hab.
Variação da taxa por 100 mil habitantes, entre 2011 e 2018
Capitais
Rio Branco (AC)
Salvador (BA)
Belo Horizonte (MG)
Aracaju (SE)
Curitiba (PR)
Porto Alegre (RS)
Distrito Federal
Recife (PE)
Fortaleza (CE)
São Paulo (SP)
Belém (PA)
Campo Grande (MS)
Manaus (AM)
Vitória (ES)
Porto Velho (RO)
João Pessoa (PB)
Rio de Janeiro (RJ)
Florianópolis (SC)
Palmas (TO)
-64,22
-54,85
-54,01
-53,77
-50,72
-50,24
-47,36
-46,17
-44,42
-42,20
-41,79
-40,75
-35,10
-29,71
-26,95
-24,75
-11,84
6,48
3,99
6,52
6,78
8,66
5,07
9,38
7,69
8,55
6,97
6,39
9,82
9,88
8,93
15,59
8,62
9,60
12,37
18,84
5,75
26,70
Capitais sem série histórica desde 2011
Cálculo leva em conta dados de 2018 em relação ao ano mais antigo disponível
Variação da taxa por 100 mil habitantes
Goiânia (GO)
Boa Vista (RR)
Maceió (AL)
Macapá (AP)
Natal (RN)
Teresina (PI)
Cuiabá (MT)
São Luís (MA)*
-50,09
-52,85
-46,95
-32,14
-20,88
-2,24
-
11,90
15,72
12,35
9,52
6,61
17,18
17,79
34,69
Como o levantamento foi feito
• As prefeituras de todas as capitais federais foram questionadas sobre a evolução do número de mortes ocorrido em seu trânsito, desde 2011 até 2018 (dados de 2019 ainda estão sendo compilados)
• Quando a prefeitura não tinha os dados disponíveis, o questionamento foi feito para algum órgão estadual
• Os números absolutos de cada capital foram balizados com a estimativa populacional nos anos anos. Ou seja, com isso verificou-se a taxa de mortes a cada cem mil habitantes.
• Para comparar a evolução das mortes no trânsito em cada capital, só foram avaliadas cidades com série histórica completa (de 2011 a 2018)
• Cidades que não têm a série histórica completa estão contabilizadas a parte
*Nem a prefeitura de São Luís nem o Governo do Maranhão enviaram dados sobre a capital maranhense
Fontes: Prefeituras: Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Aracaju, Belém, João Pessoa, Recife, Salvador, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Palmas, Boa Vista, Teresina, Maceió, Cuiabá, Natal, Macapá. Detrans: Acre, Distrito Federal, Rondônia. Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo e Santa Catarina. Delegacia de Crimes de Trânsito em Goiânia e Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro
50% menos mortes no trânsito
Meta pactuada com a ONU acaba em 2020
Alcançaram a meta
No caminho para a meta
Aumentaram o número de mortes
Variação da taxa por 100 mil habitantes, entre 2011 e 2018
Mortes em 2018 a cada 100 mil hab.
Capitais
Rio Branco (AC)
Salvador (BA)
Belo Horizonte (MG)
Aracaju (SE)
Curitiba (PR)
Porto Alegre (RS)
Distrito Federal
Recife (PE)
Fortaleza (CE)
São Paulo (SP)
Belém (PA)
Campo Grande (MS)
Manaus (AM)
Vitória (ES)
Porto Velho (RO)
João Pessoa (PB)
Rio de Janeiro (RJ)
Florianópolis (SC)
Palmas (TO)
-64,22
-54,85
-54,01
-53,77
-50,72
-50,24
-47,36
-46,17
-44,42
-42,20
-41,79
-40,75
-35,10
-29,71
-26,95
-24,75
-11,84
6,48
3,99
6,52
6,78
8,66
5,07
9,38
7,69
8,55
6,97
6,39
9,82
9,88
8,93
15,59
8,62
9,60
12,37
18,84
5,75
26,70
Capitais sem série histórica desde 2011
Cálculo leva em conta dados de 2018 em relação ao ano mais antigo disponível
Variação da taxa por 100 mil habitantes
Goiânia (GO)
Boa Vista (RR)
Maceió (AL)
Macapá (AP)
Natal (RN)
Teresina (PI)
Cuiabá (MT)
São Luís (MA)*
-50,09
-52,85
-46,95
-32,14
-20,88
-2,24
-
11,90
15,72
12,35
9,52
6,61
17,18
17,79
34,69
Como o levantamento foi feito
• As prefeituras de todas as capitais federais foram questionadas sobre a evolução do número de mortes ocorrido em seu trânsito, desde 2011 até 2018 (dados de 2019 ainda estão sendo compilados)
• Quando a prefeitura não tinha os dados disponíveis, o questionamento foi feito para algum órgão estadual
• Os números absolutos de cada capital foram balizados com a estimativa populacional nos anos anos. Ou seja, com isso verificou-se a taxa de mortes a cada cem mil habitantes.
• Para comparar a evolução das mortes no trânsito em cada capital, só foram avaliadas cidades com série histórica completa (de 2011 a 2018)
• Cidades que não têm a série histórica completa estão contabilizadas a parte
*Nem a prefeitura de São Luís nem o Governo do Maranhão enviaram dados sobre a capital maranhense
Fontes: Prefeituras: Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Aracaju, Belém, João Pessoa, Recife, Salvador, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Palmas, Boa Vista, Teresina, Maceió, Cuiabá, Natal, Macapá. Detrans: Acre, Distrito Federal, Rondônia. Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo e Santa Catarina. Delegacia de Crimes de Trânsito em Goiânia e Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro
Folha