Os indicadores
Inicial
87
indicadores
20
Final
13
Acidentes de trânsito
Acidentes com pedestres
Ações para redução
Ciclovias
Congestionamento
Densidade e conectividade da rede viária
Emissões de CO
Energia limpa
Modos de transporte
Motorização
Passageiros transportados
Tarifas de transporte
Vias para pedestres
Acidentes de trânsito
Número de mortos em acidentes em vias urbanas por 100 mil habitantes, sendo 0 para 400 ou mais por 100 mil/h e 1 sem registro de mortes, com base em dados do Datasus
Acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas
Porcentagens dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas, sendo 0 com 25% ou mais e 1 para até 5%, com base em dados do Datasus
Ações para redução de tráfego motorizado
Adoção de campanha educativa, rodízio, delimitação de áreas com restrição para circulação de veículos e pedágio urbano, sendo 0 sem a instituição de nenhuma delas e 1 de todas*
Ciclovias
Porcentagem de vias do sistema viário urbano com ciclovias ou ciclofaixas e conectividade dessa rede, sendo 0 sem ciclovias ou ciclofaixas e 1 com mais de 25%*
Congestionamento
Razão entre a velocidade média realizada por motoristas no horário de pico e a velocidade média realizada na madrugada, com base em dados da 99. Quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor a pontuação da cidade
Densidade e conectividade da rede viária
Extensão de vias por área urbana e conectividade da rede viária, sendo 0 para densidade baixa < 10 km/km² e conectividade baixa < 50% dos nós e 1 para densidade alta > 10 km/km² e conectividade alta > 50% dos nós*
Emissões de CO
Porcentagem das emissões anuais por veículos que excederam o parâmetro de controle, sendo 0 com emissão anual por veículo 100% maior que o parâmetro e 1 com emissão anual igual ou inferior; com base em dados do Denatran, da KBB Brasil e fator de emissão da Cetesb
Energia limpa
Porcentagem de veículos da frota municipal de transporte público que utilizam combustíveis menos poluentes ou fontes de energia alternativas, sendo 0 para 0% da frota e 1 para 100% da frota*
Modos de transporte
Número de modos de transporte disponíveis, sendo 0 para até 3 (caminhada, ciclismo e carro) e 1 para 7 ou mais (caminhada, ciclismo, carro particular, táxi, ônibus e sistema sobre trilhos - metrô leve, metrô ou trem de subúrbio)
Motorização
Número de automóveis registrados por mil habitantes, sendo 0 para 450 ou mais por mil/h e 1 até 250 por mil/h, com base no Denatran e IBGE
Passageiros transportados
Variação percentual do número de passageiros transportados na rede pública em um período de dois anos, sendo 0 para decréscimo superior a 25% e 1 para crescimento superior a 25%*
Tarifas de transporte
Variação percentual dos valores de tarifa em comparação à inflação do mesmo período, sendo 0 para reajuste superior à inflação e 1 sem aumento*
Vias para pedestres
Porcentagem de vias do sistema viário urbano com vias especiais ou preferenciais para pedestres e conectividade dessa rede, sendo 0 sem vias especiais ou preferenciais e 1 com mais de 25%*
*Com dados declarados das prefeituras
Os indicadores
Acidentes de trânsito
Inicial
87 indicadores
Acidentes com pedestres
Ações para redução
Ciclovias
Final
13
20
Congestionamento
Densidade e conectividade da rede viária
Emissões de CO
Energia limpa
Modos de transporte
Motorização
Passageiros transportados
Tarifas de transporte
Vias para pedestres
Acidentes de trânsito
Número de mortos em acidentes em vias urbanas por 100 mil habitantes, sendo 0 para 400 ou mais por 100 mil/h e 1 sem registro de mortes, com base em dados do Datasus
Acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas
Porcentagens dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas, sendo 0 com 25% ou mais e 1 para até 5%, com base em dados do Datasus
Ações para redução de tráfego motorizado
Adoção de campanha educativa, rodízio, delimitação de áreas com restrição para circulação de veículos e pedágio urbano, sendo 0 sem a instituição de nenhuma delas e 1 de todas*
Ciclovias
Porcentagem de vias do sistema viário urbano com ciclovias ou ciclofaixas e conectividade dessa rede, sendo 0 sem ciclovias ou ciclofaixas e 1 com mais de 25%*
Congestionamento
Razão entre a velocidade média realizada por motoristas no horário de pico e a velocidade média realizada na madrugada, com base em dados da 99. Quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor a pontuação da cidade
Densidade e conectividade da rede viária
Extensão de vias por área urbana e conectividade da rede viária, sendo 0 para densidade baixa < 10 km/km² e conectividade baixa < 50% dos nós e 1 para densidade alta > 10 km/km² e conectividade alta > 50% dos nós*
Emissões de CO
Porcentagem das emissões anuais por veículos que excederam o parâmetro de controle, sendo 0 com emissão anual por veículo 100% maior que o parâmetro e 1 com emissão anual igual ou inferior; com base em dados do Denatran, da KBB Brasil e fator de emissão da Cetesb
Energia limpa
Porcentagem de veículos da frota municipal de transporte público que utilizam combustíveis menos poluentes ou fontes de energia alternativas, sendo 0 para 0% da frota e 1 para 100% da frota*
Modos de transporte
Número de modos de transporte disponíveis, sendo 0 para até 3 (caminhada, ciclismo e carro) e 1 para 7 ou mais (caminhada, ciclismo, carro particular, táxi, ônibus e sistema sobre trilhos - metrô leve, metrô ou trem de subúrbio)
Motorização
Número de automóveis registrados por mil habitantes, sendo 0 para 450 ou mais por mil/h e 1 até 250 por mil/h, com base no Denatran e IBGE
Passageiros transportados
Variação percentual do número de passageiros transportados na rede pública em um período de dois anos, sendo 0 para decréscimo superior a 25% e 1 para crescimento superior a 25%*
Tarifas de transporte
Variação percentual dos valores de tarifa em comparação à inflação do mesmo período, sendo 0 para reajuste superior à inflação e 1 sem aumento*
Vias para pedestres
Porcentagem de vias do sistema viário urbano com vias especiais ou preferenciais para pedestres e conectividade dessa rede, sendo 0 sem vias especiais ou preferenciais e 1 com mais de 25%*
*Com dados declarados das prefeituras
Folha