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Os indicadores

Inicial

87

indicadores

20

Final

13

Acidentes de trânsito

Acidentes com pedestres

Ações para redução

Ciclovias

Congestionamento

Densidade e conectividade da rede viária

Emissões de CO

Energia limpa

Modos de transporte

Motorização

Passageiros transportados

Tarifas de transporte

Vias para pedestres

Acidentes de trânsito

Número de mortos em acidentes em vias urbanas por 100 mil habitantes, sendo 0 para 400 ou mais por 100 mil/h e 1 sem registro de mortes, com base em dados do Datasus

 

 

Acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas

Porcentagens dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas, sendo 0 com 25% ou mais e 1 para até 5%, com base em dados do Datasus

 

 

Ações para redução de tráfego motorizado

Adoção de campanha educativa, rodízio, delimitação de áreas com restrição para circulação de veículos e pedágio urbano, sendo 0 sem a instituição de nenhuma delas e 1 de todas*

 

 

Ciclovias

Porcentagem de vias do sistema viário urbano com ciclovias ou ciclofaixas e conectividade dessa rede, sendo 0 sem ciclovias ou ciclofaixas e 1 com mais de 25%*

 

 

Congestionamento

Razão entre a velocidade média realizada por motoristas no horário de pico e a velocidade média realizada na madrugada, com base em dados da 99. Quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor a pontuação da cidade

 

 

Densidade e conectividade da rede viária

Extensão de vias por área urbana e conectividade da rede viária, sendo 0 para densidade baixa < 10 km/km² e conectividade baixa < 50% dos nós e 1 para densidade alta > 10 km/km² e conectividade alta > 50% dos nós*

 

 

Emissões de CO

Porcentagem das emissões anuais por veículos que excederam o parâmetro de controle, sendo 0 com emissão anual por veículo 100% maior que o parâmetro e 1 com emissão anual igual ou inferior; com base em dados do Denatran, da KBB Brasil e fator de emissão da Cetesb

 

 

Energia limpa

Porcentagem de veículos da frota municipal de transporte público que utilizam combustíveis menos poluentes ou fontes de energia alternativas, sendo 0 para 0% da frota e 1 para 100% da frota*

 

 

Modos de transporte

Número de modos de transporte disponíveis, sendo 0 para até 3 (caminhada, ciclismo e carro) e 1 para 7 ou mais (caminhada, ciclismo, carro particular, táxi, ônibus e sistema sobre trilhos - metrô leve, metrô ou trem de subúrbio)

 

 

Motorização

Número de automóveis registrados por mil habitantes, sendo 0 para 450 ou mais por mil/h e 1 até 250 por mil/h, com base no Denatran e IBGE

 

 

Passageiros transportados

Variação percentual do número de passageiros transportados na rede pública em um período de dois anos, sendo 0 para decréscimo superior a 25% e 1 para crescimento superior a 25%*

 

 

Tarifas de transporte

Variação percentual dos valores de tarifa em comparação à inflação do mesmo período, sendo 0 para reajuste superior à inflação e 1 sem aumento*

 

 

Vias para pedestres

Porcentagem de vias do sistema viário urbano com vias especiais ou preferenciais para pedestres e conectividade dessa rede, sendo 0 sem vias especiais ou preferenciais e 1 com mais de 25%*

 

*Com dados declarados das prefeituras

Os indicadores

Acidentes de trânsito

Inicial

87 indicadores

Acidentes com pedestres

Ações para redução

Ciclovias

Final

13

20

Congestionamento

Densidade e conectividade da rede viária

Emissões de CO

Energia limpa

Modos de transporte

Motorização

Passageiros transportados

Tarifas de transporte

Vias para pedestres

Acidentes de trânsito

Número de mortos em acidentes em vias urbanas por 100 mil habitantes, sendo 0 para 400 ou mais por 100 mil/h e 1 sem registro de mortes, com base em dados do Datasus

 

 

Acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas

Porcentagens dos acidentes de trânsito envolvendo pedestres e ciclistas, sendo 0 com 25% ou mais e 1 para até 5%, com base em dados do Datasus

 

 

Ações para redução de tráfego motorizado

Adoção de campanha educativa, rodízio, delimitação de áreas com restrição para circulação de veículos e pedágio urbano, sendo 0 sem a instituição de nenhuma delas e 1 de todas*

 

 

Ciclovias

Porcentagem de vias do sistema viário urbano com ciclovias ou ciclofaixas e conectividade dessa rede, sendo 0 sem ciclovias ou ciclofaixas e 1 com mais de 25%*

 

 

Congestionamento

Razão entre a velocidade média realizada por motoristas no horário de pico e a velocidade média realizada na madrugada, com base em dados da 99. Quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor a pontuação da cidade

 

 

Densidade e conectividade da rede viária

Extensão de vias por área urbana e conectividade da rede viária, sendo 0 para densidade baixa < 10 km/km² e conectividade baixa < 50% dos nós e 1 para densidade alta > 10 km/km² e conectividade alta > 50% dos nós*

 

 

Emissões de CO

Porcentagem das emissões anuais por veículos que excederam o parâmetro de controle, sendo 0 com emissão anual por veículo 100% maior que o parâmetro e 1 com emissão anual igual ou inferior; com base em dados do Denatran, da KBB Brasil e fator de emissão da Cetesb

 

 

Energia limpa

Porcentagem de veículos da frota municipal de transporte público que utilizam combustíveis menos poluentes ou fontes de energia alternativas, sendo 0 para 0% da frota e 1 para 100% da frota*

 

 

Modos de transporte

Número de modos de transporte disponíveis, sendo 0 para até 3 (caminhada, ciclismo e carro) e 1 para 7 ou mais (caminhada, ciclismo, carro particular, táxi, ônibus e sistema sobre trilhos - metrô leve, metrô ou trem de subúrbio)

 

 

Motorização

Número de automóveis registrados por mil habitantes, sendo 0 para 450 ou mais por mil/h e 1 até 250 por mil/h, com base no Denatran e IBGE

 

 

Passageiros transportados

Variação percentual do número de passageiros transportados na rede pública em um período de dois anos, sendo 0 para decréscimo superior a 25% e 1 para crescimento superior a 25%*

 

 

Tarifas de transporte

Variação percentual dos valores de tarifa em comparação à inflação do mesmo período, sendo 0 para reajuste superior à inflação e 1 sem aumento*

 

 

Vias para pedestres

Porcentagem de vias do sistema viário urbano com vias especiais ou preferenciais para pedestres e conectividade dessa rede, sendo 0 sem vias especiais ou preferenciais e 1 com mais de 25%*

 

*Com dados declarados das prefeituras

Folha